Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ministério da Educação estuda uso de tablets nas escolas públicas

Minha curiosidade maior é acompanhar como estes estudos irão interferir no programa Um Computador por Aluno, regulamentado em meados do ano passado e com incentivos fiscais priorizando os produtos baseados em software livre e código aberto.

Trecho do Último Segundo:

Apesar da crescente evolução da tecnologia digital dos últimos anos, computadores portáteis, telas sensíveis a toque e internet continuam uma realidade distante da maioria das salas de aula do País. Para os especialistas, as novas ferramentas tecnológicas podem e vão mudar o modo de ensinar no futuro. Com a popularização dos tablets – computadores portáteis sensíveis ao toque –, o Ministério da Educação decidiu, por sua vez, estudar como a ferramenta pode ser aproveitada em sala de aula.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, designou um grupo de técnicos do ministério para avaliar como essas novas tecnologias podem se tornar ferramentas didáticas em sala de aula e contribuir para a aprendizagem dos alunos. Até o fim de maio, esses especialistas entregarão um relatório completo sobre o tema nas mãos do ministro. O assunto se tornou mais importante depois do anúncio do investimento chinês na fabricação de tablets no País. (…) (via ultimosegundo.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 3:41 pm

    Tem um ditado que diz:

    “Quem muito abraça, pouco aperta!”

    Vão ficar vislumbrando tantas possibilidades, que no final das contas não vai ter nem um nem outro.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 3:44 pm

    Talvez estejam aí os maiores prejuízos dos hypes.

    O aluno vai ficar o período inteiro de todas as aulas no Computador? DUVIDO!

    Pega metade da verba e monta duas salas com desktops por escola. Ou até mais simples usando LTSP ou similar. Então pode usar rede com fios que é muito mais simples de implementar.

    Juliano (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 3:53 pm

    Esse tipo de pesquisa é o tipico caso no qual alguem vai pegar uma grana para dizer que vai pesquisar algo, não vai pesquisar nada, vai embolsar, e no fim vai dar em nada.
    Viva o Brasil.

    O problema da educação é que os senhores esão mais preocupados em melhorar os números da educação e não a própria, se houver seriedade e os senhores do grupo técnico pesquisarem a doce experiência dos laboratórios de informática brasil afora verão que não se precisa de hardware mas de gente pra fazer acontecer. E gente paga dignamente por favor.

    só espero que não tenha ninguém do INEP no grupo técnico.

    André Florentino (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 4:07 pm

    Cara, discordo…
    o FNDE e ministerio da educaçao,devem estar criando vergonha.

    Seria bem amis interessante para os alunos de baixa renda, ja se familiarizarem com esse tipo de ensino, bem mais cedo…ja irao sendo incluidos digitalmente.

    sem falar nos livros digitais, que ajudariam bastante, com custos reduzidos… sem falar que ezistem varios meios de se fazer isso, podedendo ate centralizá-los junto a um servidor do ministerio da educaçao, entre outros interligados por estado e municipios.

    Com certeza o LTSP, nao seria deixado de lado, nem redes cabeadas, e muito menos redes sem fio.

    e garanto que seriam bem amis interessante para os alunos um tipo de escola assim, ja que atualmente vem crescendo um projeto Dinheiro Direto na Escola, estimulando o tempo integral de estudo utilizando os dois turnos para ensino e atividades extra-curriculares.
    Claro que nao pdoemos esquecer dos moribundos, que estão cheios de ganancias. (venha cá, e vosso reino que se %$#%#)… é so uma questao de filtragem…

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 4:32 pm

    concordo q tablets vao melhorar e mt a forma de levar o ensino as crianças

    mas lembrem-se q os professores tem q se informatizar tbm

    ebooks
    aulas com slides, passar os slides para os tablets por wi-fi
    enfim

    da pra incrementar mt o ensino

    mas nd de ipads né

    tablets baratos são o suficiente

    as crianças vao estudar
    não jogar jogos 3d

    Allan (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 4:42 pm

    O que vai dar de tablet desaparecendo…

    André Moraes (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 5:16 pm

    Sinceramente,

    Os nossos governantes não conseguiram nem um netbook por um preço acessível e estão pensando em tablets… Sei lá.

    A única solução nisso seria se alguma empresa nacional resolvesse construir um tablet por um preço mais acessível (positivo tendo mais chances).

    Agora, montar um laboratório com máquinas destkop é bem mais barato do que comprar tablets (sem contar que dá pra se ter 2 pcs razoáveis pelo preço de um tablet).

    Seria bonito e prático se todos os alunos tivessem um tablet, mas na atual situação isso é só sonho.

    Precisa-se sonhar, porém os alunos querem algo de concreto agora, e não ficar apenas sonhando com o que é um PC.

    Minha irmã trabalha no núcleo de inclusão digital da cidade ensinando professores e alunos à utilizar melhor o GNULinux dentro de sala. Segundo ela, existem alunos que nunca viram um computador de perto e ficaram com lágrimas nos olhos ao ver seus desenhos escaneados passando no projetor da sala de aula.

    Essas crianças não querem um tablet, querem conhecer essa tecnologia que já está à um custo acessível para as escolas porém que os nossos administradores eleitos não se interessam em trazer (exceto na época de eleição).

    Marcelo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 5:23 pm

    Tablet e note não melhoram a educação. O governo deveria começar valorizando a docência.

    Isonomia do salário dos professores com o salário dos senhores deputados resolveria o problema do Brasil.

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 5:29 pm

    pois é
    isso o Marcelo ta certo

    primeiro tem q valorizar os professores q ganham uma miseria pra fazer um trabalho desgastante

    e na vdd
    o governo n consegue dinheiro pra notebooks e tablets
    pq sao incompetentes mesmo

    com tudo q pagamos em impostos
    o dinheiro vai pro lixo pra pagar blogs milionários
    ou investir em trem-bala(uma coisa q o brasil definitivamente nao precisa)

    sinceramente n sei onde vai todo o dinheiro dos impostos

    André Machado (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 6:31 pm

    Além de desviar a atenção do aluno – que utilizará o dispositivo para fins não didáticos – corre-se o risco da subtração do mesmo pelos estudantes membros de bondes ou grupos criminosos associados ao tráfico de drogas que, infelizmente, existem nas escolas públicas.

    Ivan (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 7:15 pm

    Tablets nas salas poderia ser bom? sim!
    É necessário nesse momento? hummmm… acho que tem muito o que melhorar na educação antes de dar um passo desses.

    Mas o maior problema é que comprariam os tais tables… beleza, e depois?
    O hardware é só a ponta do iceberg, integrar eles de forma eficiente, com o máximo de aproveitamento no ensino é que é complicado! As possibilidade são enormes, e usar eles só como leitores de e-book seria um disperdício! E ver 90% dos alunos usando eles pra acessar orkut e msn é de doer o coração… assim como acontece em muitos laboratórios de informática brasil a fora.
    Pra falar a verdade, não me lembro de ter visto uma aula em que houvesse tal integração: professor computadores alunos. Sempre que uma sala tem computador o professor fala sozinho e os alunos ficam na internet… triste :(

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 7:43 pm

    Eu acho que Um Dispositivo por Aluno, seja tablet, note/net/macbook ou servidor vai ter muita subutilização.

    Fora o que já disseram nos comentários, gurizinho tem um tablet q pode levar pra casa, mesmo que seja bem cuidadoso, sh1t happens.

    E daí o pobrezinho vai ficar pra trás nas aulas até a burocracia resolver entregar um novo, fora o custo monstruoso que vai gerar.

    Nessas iniciativas sempre se precisa pensar em grande escala.

    Sirva de exemplo para reflexão a mais nova pataquada, colocar um detector de metal por escola. Idéia bem de quem pensa só no seu raio de visão. Imagina o custo disso, manutenção, treinamento…

    E dá-lhe verba indo pra bobagens mal (ou nada) pensadas.

    Renan (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 7:55 pm

    Não acho que tablet seja a solução, não com os diversos problemas que temos nas nossas escolas atuais. A começar… pelo aluno.

    Duvido, ahhhh, mas DUVIDO que nos países onde o ensino é bom, que haja tanta complacência com bullying, colar em provas, plágio de trabalhos, vandalismo, preconceito em sala de aula, etc… Esses sim precisam de tablets: recursos bons para alunos bons e que vão fazer bom proveito deles.

    Com a nossa geração de alunos atuais? Provavelmente, logo logo acham um jeitinho de ver filme pornô e acessar orkut e MSN nos tablets.

    “Isonomia do salário dos professores com o salário dos senhores deputados resolveria o problema do Brasil.”

    E atrairia vários professores que só estão lá por dinheiro, vão dar uma aulinha horrível para receber o salário no fim do mês e pronto.

    André Machado (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:49 pm

    Isto sem falar que muitos professores também não vão saber utilizar o equipamento (totalmente ou da forma mais adequada) e o tablete será apenas mais um peso morto. Aqui, por exemplo, existem várias escolas públicas com laboratórios de informática novinhos que estão parados porque a secretaria de educação local não designa um profissional para tomar conta das máquinas e os professores simplesmente não sabem utilizá-las.

    Odone Machado (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:14 pm

    Deveriam usar este dinheiro para melhorar os salários dos professores e reformar escolas sucateadas deste país. Podem usar este dinnheiro também no policiamento das escolas para evitar tragédias como vimos no Rio de Janeiro. Usem nosso dinheiro para resolver as questões mais importantes antes depois pode-se pensar nisso.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:24 pm

    Eu sei que é perigoso generalizar, mas…

    Cada vez mais a escola parece um lugar apenas para os pais deixarem os filhos, para ir trabalhar. Os pais não estão interessados se os filhos aprendem alguma coisa ou não, os governantes querem que os alunos sejam aprovados para melhorar seus índices, os professores estão desmotivados e tendo que cumprir jornadas de trabalho inviáveis e a maioria dos alunos não querem nada com nada.

    Num ambiente deste, talvez os tablets sejam bons para que os professores possam dar algo para os alunos ocuparem seu tempo nas aulas. Aprender alguma coisa? Tá brincando?

    @Odene_Machado: Eu ia falar isso… querem informatizar as escolas e tal, mas e os salários dos professores, que é o fator mais agravante do ensino público brasileiro?

    Acho que é o mais agravante, pois baixos salários geram baixa qualidade de ensino, já que um professor é obrigado a trabalhar em outras escolas para complementar a renda. O cansaço dessa jornada gera péssima qualidade de ensino.

    Além do que, existem outros problemas mais graves também, como a violência nas escolas, que já é um fator causado pela desiguadade social e por aí vai.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:39 pm

    Todo mundo aqui sabe que sou defensor da tecnologia tablet. Mas não nesse caso, não mesmo.

    Me parece que os politicos nesse caso apenas aproveitam o novo hype para ganhar nome.

    Não se conseguiu nem uma estatistica positiva do uso de desktops no ensino medio, o note de cem(nto e poucos) dolares não saiu, a inclusão digital ainda não alcançou o estudante medio e eles vem com esse papo? Trata-se de um equipamento fantastico, mas caro.

    Se a questão é facilitar a distribuição de material didatico, invista-se em um modo de leitores como o Kindle leiam formatos como o ePub. Eles sao muito mais baratos e consomem muito menos energia. Se isso fizer o preço do material didatico cair em, digamos, 30%, já vai valer a pena.

    Cada ferramenta no seu lugar. Tablet na universidade é excelente. No ensino médio e fundamental brasileiro, um disparate consumidor de impostos.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:46 pm

    Nosso problema é mais embaixo, deviam estar preocupados com a esmagadora maioria dos alunos das escolas públicas que terminam o ensino médio sem noções básicas de matemática elementar nem interpretar textos, por mais simples que seja.

    Tablets nas mão desses alunos servirão apenas para acesso ao Orkut, MSN e similares, duvido que haja um projeto pedagógico sério por trás disso, mesmo porque nossos professores não são preparados para trabalhar com esse tipo de ferramenta, nem são remunerados a altura.

    Pra mim isso é mais um projeto eleitoreiro dentre tantos outros, sem contar com os interesses escusos nas licitações que virão. Sou bastante incrédulo com ações desse tipo no Brasil, como já havia dito antes aqui no site em outra oportunidade, nossos alunos precisam é de ensino de qualidade, não de brinquedinhos eletrônicos.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:57 pm

    Se salário fosse a solução, não existiria político incapaz no Brasil.A solução chama-se “gerência de recursos”.

    Exemplo:

    O professor que tiver um índice de aprovação, inovação, didática e etc, esse sim precisa ser bem remunerado através de critérios. Pois se vc tem o cara ganhando 5 mil, pra dar sua aulinha básica e ir pra casa, posso garantir que produzirá menos que um professor que é incentivado a dar aula com aproveitamento através de bônus, produção, sistema de avaliação e carga horária que no final das contas receba 3 mil reais por 20 hs aula.

    Salários autos não resolvem o problema a falta de uma política de gerência, essa sim faz muita falta.

    Ricardo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:06 pm

    Esses politicos nao sabem nem o que eh um tablet.
    A obsessao de brasileiros em aparecer, mesmo que nao tenha comida suficente na geladeira, tem que se maior que qualquer coisa.

    Me inventam cada uma.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:58 pm

    Não adianta argumentar pessoal, o Brasil só vai melhorar por pura sorte (difícil). Enquanto a gente ficar falando e não reagir em nada, não adianta queimar o que não se queima (orelha de político)…

    André Luiz (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:42 pm

    É por isso que a Apple anunciou desembarque no Brasil. Galanteios a esta donzela abastarda: o governo.

    André Luiz (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:45 pm

    @Ricardo
    Os políticos vão saber agora o que é tablet. Cada senador receberá um, juntamente com um Iphone 4, sem limite de conta e pagos com nosso dinheiro!

    @psicoppardo
    Não me leve a mal, mas um dos maiores problemas da educação no Brasil, hoje, é justamente o “índice de aprovação”.
    Para não ser molestado pela administração pública da educação, o professor precisa ter um índice de “aprovação” acima de 99%; se reprovar o aluno, ele pode sair da escola e ela perde a “verba de cabeça” (expressão que tenho ouvido bastante, ultimamente).
    O filho de uma amiga foi reprovado no último ano do ensino médio; não que ele tivesse mérito para aprovação, mas que foi “passado” todos os outros anos para não largar a escola, no último ano eles seguram, quem sabe “faturam” mais um ano de matrícula.
    Detalhe; ele não conseguiu ser aprovado num vestibular de 1 candidato/vaga, mas se tivesse passado, a escola ia aprová-lo para ele poder entrar na faculdade. Se entender, me explique, pois eu não entendi.

    PS: Eu sou professor, cunhado de professoras, pai de estudantes, etc… tem mais de 20 anos.

    Lindrix (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 1:11 am

    Pelo menos, a troca de tablets será todo dia, pois se um laboratório fica sucateado em menos de um ano, dependendo das turmas e de haver quem dê manutenção (nem sempre), quando mais um tablet, que é muito mais delicado do que um desktop.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 1:39 am

    Mais uma.

    Brasil um pais de TOLOS.

    Ivan (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 2:29 am

    Pois é Toko, e é assim que o Brasil fica mais “inteligente”, todo aluno passa de ano… passando ou não, uma vergonha isso!

    Lindrix, na questão robustez, esses tables teriam que ser num nível de equipamentos industriais… ou melhor, militares!!!

    mario (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 4:01 am

    Eu fico tão triste com a miopia dos comentaristas….

    Meu amigos alguma coisa tem que ser feita …

    O Governoo tá olhando pro futuro … planejamento estragico,
    pois as crianças do 1º mundo tem essa tecnoligia em maos, so pq temos outros problemas que vem desde 1500 significa que ficaremos parados no sec XVI,

    tsc tsc reclamam demais se acham muito politizados, mas so reclamam.

    lembram como os executivos da Xerox trataram o mouse e a gui, eles se achavam os sabios..

    Se vier com qualificação para os professores lidarem com esse recurso trara bons resultados….

    e pode ter certeza os bons alunos tirarão proveito, e aqueles que não querem pescar com ou sem tablets continuarão fadados ao fracasso.

    João (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 8:54 am

    É isso aí, mario. Alguma coisa tem que ser feita. Por que se importar com a situação calamitosa da educação no Brasil? Ao invés de pensar agora nos salários dos professores, na estrutura das escolas e do ensino em geral, mais legal mesmo é torrar dinheiro em tablets e criar alguma espécie de programa de aceleração da educação para um futuro brilhante. A conta e as cobranças, como sempre, ficam com o próximo governante.
    A comparação com mouse e gui é tão ridícula que fico pensando se você não anda usando alguma droga muito pesada. O problema não está no tablet, meu filho, mas nessa p*** de demagogia barata que é torrar dinheiro em tablets enquanto as escolas têm uma montanha de outros problemas muito urgentes.

    Mas enfim, você parece ter um desejo ardente por ser enganado, ser feito de trouxa pelo estado. Ok, continue assim.

    Ohn (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 9:11 am

    Que outros problemas temos desde 1500, cara-pálida? Escorbuto? Gripe?
    O único problema que temos desde 1500 nessas terras é que os nativos de hoje, assim como os nativos da época de Cabral, não sabem ler nem escrever. O seu post é um bom exemplo disso.

    A avaliação internacional da OCDE coloca os alunos brasileiros em 54º lugar dentre 65 países. Os níveis de leitura, matemática e ciência brasileiros ficam abaixo da média de todos esses países. Detalhe: os países que ocupam as posições de 1 a 53 não estão distribuindo gadgets nas escolas. Ocorre que português, ciências e matemática podem ser ensinados sem essas baboseiras, desde que essa seja a proposta. E o planejamento estratégico deles é feito com olhos para uma geração que possa projetar e construir tablets e não apenas usá-los para ler a Carta Capital.

    Agora vamos à “estratégia”. Sabe para quando o governo projeta atingir A MÉDIA internacional? Em 2021!!! Bem, não é preciso ser muito hábil em leitura para entender que é perfeitamente possível fazê-lo antes e é até provável que se faça. Ocorre que com uma projeção tão modesta fica bem mais fácil anunciar como uma grande realização o alcance da MÉDIA internacional antes de 2021(!!), para quando se projetava. Bela estratégia… política!

    Isso é o que o rapazinho acima chama de “estratégia”. Brincar com números da educação e oferecer brinquedinhos high-tech para as crianças com o objetivo de colher resultados eleitorais. De quebra, uma hora dessas eles emplacam uma grande licitação para uma das empresas “amigas” deles, seja daqui, seja da terra de Mao Tsé-Tung.

    Revol (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 11:07 am

    1º de Abril denovo?

    Marcos (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 2:33 pm

    Concordo com o mario. Uma coisa não exclui a outra. Tem muita universidade pública que tem computador e conseguiu melhorar a qualidade do ensino com ele.

    O que precisa vir junto é a gestão, mas não pode ficar parado esperando ou então reclamando. Tem de agir, e mimimi em comentários de um site não é agir.

    mario (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 6:12 am

    @joão,
    não sei do que vc ta falando… em que pais vc vive??? que eu sei a educação tem melhorado e recebido muitos investimentos, com a melhoria da gestão eles serão maximizados com o tempo.
    Quanto ao salario dos professores, essa semana o STF validou o piso dos professores, uma conquista historica de iniciativa do governo federal.
    Demogogia barata é sua que ignora os fatos só pelo prazer de criticar.

    E ai quando nos alunos terão acesso a tecnologia de ponta???? Vamos esperar ate 2100 ????

Este post é antigo (2011-04-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.