Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


linuxacessivel.org: nova imagem e agora também fala espanhol

Enviado por Zandre Bran (zandrebranΘubuntu·com):

“O linuxacessivel.org agora também fala espanhol. Graças ao amigo paraguaio Mario Bentiz e ao Latinoware 2010, temos o sitio satisfatoriamente traduzido e uma primeira imagem para o idioma de nossos vizinhos latinos americanos; onde esperamos que estes venham a somar em nossa comunidade e assim evoluirmos para uma melhor regionalização. Para tanto pedimos imensamente que divulguem o linuxacessivel.org para nossos irmãos da América Latina e outros países de idioma espanhol.

Continuando, o projeto linuxacessivel.org constrói sua imagem sempre sobre o Ubuntu LTS. Como já se passou um ano desde o lançamento do último LST, 10.04, a Canonical adotou a politica de liberar novos núcleos (linux, kernel) para suas versões de longo termo de suporte. Aproveitando a deixa da Canonical esta nova imagem chamada de linuxacessivel.org 2.0 trás o kernel 2.6.38-8 (que virá no Ubuntu Natty); possibilitando melhor compatibilidade com novos hardwares.

Além do novo Linux (kernel, núcleo) o linuxacessivel.org 2.0 trás ainda o novo aplicativo, desenvolvido por nós, chamado xcmd. Quando usa-se o terminal com o Orca em algumas tarefas que resultam em retorno de comando, como listar um diretório (ls -l) ou hardware pci (lspci); o Orca lê toda a saída e não somente o retorno do comando. O xcmd veio suprir esta deficiência em que o retorno dos comandos são redirecionados para um arquivo e exibido no Gedit. Além disto é possível usar o xcmd para enviar o retorno de um comando direto para o pastebin do Ubuntu, para o APT update, install, …

Entre estas e outras novidades, segue:

- Orca 2.91.92; – Kernel 2.6.38-8; – Firefox 4.0; – Remover pacotes antigos do kernel automaticamente; – Novo aplicativo de Redirecionador de linha de comando (xcmd); – Instalador de Driver Microsoft Windows para placas wireless; – Configuração do Gnome em uma única tela; – Plugin para o Pidgin conectar com microblogs (Twitter, identi.ca, …); – Cliente ftp; – Configurador amigável para o GRUB2; – Instalador de extras reescrito com uma melhor coleção de pacotes; – Tema Fancy revisitado; – Tema zOOm revisitado; – Novo tema de ícones padrão do sistema.

Sejam todos bem vindos para conhecer, divulgar e, claro, sintam-se livres para participar da comunidade linuxacessivel.org.

[pt.linuxacessivel.org/…] [es.linuxacessivel.org/…]” [referência: linuxacessivel.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 8:11 am

    Parabéns! É uma ótima opção a estas pessoas que merecem ter as mesmas oportunidades que todos nós temos e ter acesso à informação.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 8:27 am

    [..] trás o kernel 2.6.38-8 > traz, verbo trazer.

    Marcos Siríaco Martins (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 9:37 am

    Caros amigos Zandre Bran e Mario Bentiz,

    A equipe da Latinoware gostaria de agradecer aos dois por esta bela iniciativa, pois o nosso espaço foi construido para que parcerias como essa aconteça sempre, pois como já foi anunciado a Latinoware é um evento que abre espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do Software Livre na América Latina, além de promover a integração e a valorização latino-americana.

    Muito obrigado e Parabéns!
    Marcos Siríaco
    Marcos Dellazari
    Carlos Eduardo
    Paulo Roberto Falcao
    Cezar Pirajá
    jacson Querubin
    Daniela Veronezi
    Silvio Mendes

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 11:09 am

    Muito legal esse projeto.
    Parabéns por estarem expandindo e boa sorte!

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 3:45 pm

    Li o relato de um programador cego que usa essa distro.

    Ele elogiou muito e destacou o diferencial de que desde o início, quando se coloca o cd para instalação, é possível fazer tudo só ouvindo as instruções, sem precisar de ajuda de ninguém.

    Parabéns a todos envolvidos.

Este post é antigo (2011-04-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.