Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Mint 12

Saiu o Linux Mint 12, trazendo sua usual herança do Ubuntu e um conjunto de diferenciais, entre os quais me chamou a atenção especialmente o MGSE (Mint Gnome Shell Extensions), que promete oferecer uma experiência do GNOME 3 suficientemente próxima ao que os usuários que gostavam do GNOME 2 estão acostumados.

Mas tem também a opção de usar o MATE, que é um fork do próprio GNOME 2. E tem opção de usar várias outras coisas, a bem da verdade. (via osnews.com – “Linux Mint 12 Released”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    dinho (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 9:16 am

    esse linux está simplesmente lindo. perfeito pra estações de trabalho.

    Ok.
    Agora temos 3 variações de GNOME 3 : GNOME-Shell, c/ MGSE e o Unity. A longo prazo como fica dar suporte neles ?

    A MGSE é uma extensão do gnome-shell, portanto deve ser mais fácil mantê-la, mas atualmente essas extensões do gnome-shell estão muito instáveis, algumas delas quando ativadas conseguem congelar o sistema, o gnome-shell não carregou-se ao investigar o problema descobrí que o bug tava na interpretação das traduções onde a palavra “Sábado” causava invalid UTF-8 e por causa desse estupido erro a extension calendario não carregava, o que para mim tava tudo bem, mas o gnome-shell também não carregar por causa duma extension ?

    Enfim, cuidado com as extensions.

    Herbert Colares (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 9:32 am

    Bem, antes de falar sobre o Mint, vou fazer uma retrospectiva dos SOs que já tive nas minhas máquinas: Kurumim, Ubuntu, OpenSuse, Ubuntu, Linux Mint (mantenho Fedora e Linux Educacional 4 em pendrive por curiosidade). Eu uso desde a versão 9, depois de muito um amigo insistir para experimentar esse sabor, pois estava muito satisfeito com o Ubuntu, mas depois de instalar o Linux Mint fiquei tão satisfeito que não troquei ele até hoje. E acabei de baixar a nova versão e vou já instalar, além de anunciar e falar sobre o Linux Mint em um programa de rádio, da FM da minha cidade (Humaitá-AM), que faço em conjunto com um colega.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 10:17 am

    Tb sou suspeito de falar sobre o Mint. Nunca fui com a cara do Ubuntu, sempre fui mais Debian Puro. Mas com o Mint foi possível utilizar os pacotes recentes do Ubuntu com uma interface que me satisfazia. Agora estou em dúvida se vou de Mint 12 ou Debian Squeeze com Gnome 3… Cruel e deliciosa dúvida !!!

    Arpoador (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 10:44 am

    Sou fã do Ubuntu. Mas acredito que o Mint esteja realizando um trabalho de transição de ambientes gráficos mais ameno, mais cuidadoso. Ganha fãs com isso, entretanto concordo com o Hamacker, e o suporte para todos estes ambientes? Parece que está se pulverizando… Vejamos se tem menos bugs, pois muitos deles são os mesmos do Ubuntu. Vamos testar, sugerir, incentivar. Pode-se aprender com erros e se as escolhas do Mint foram acertadas, com certeza a Canonical repensará tanta ousadia. Uma coisa deve ser lembrada; uma hora o Mint vai ter de tomar um rumo, pois o suporte ao Gnome 2 vai acabar…

    Lucas (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 10:51 am

    Eu acho que esse pessoal que fica falando que o Mint não tem rumo estão precipitados demais. Se alguém criar um fork, esse alguém dará o suporte, não é assim que acontece com o Trinity, fork do kde 3.5? O negócio é que agora, o Gnome 2 ainda tem suporte e mesmo assim o Mint deixou várias possibilidades, Gnome 3 com extensão e outros ambientes. Use o Mint com tranquilidade (quem gosta), não é a toa que está tão popular ultimamente. :) (offtopic: não uso o Mint, uso Arch Linux, que se beneficia com todas as inovações feitas pelas outras distros. kkkkk);

    Lisangelo (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 11:49 am

    Testei mas ficou muito instavel na minha maquina. Apos algumas tentativas optei pelo Xfce.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 12:10 pm

    Este MATE além de feio, é bugado, nem para dar um printscreen serve.

    Márcio (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 12:15 pm

    Usei por um bom tempo o Ubuntu (além de Fedora, Mandriva, OpenSUSE, etc). Mas com a vinda do 11.10 resolvi testar outros ares. Então instalei o Kubuntu 11.10. E o mesmo é show de bola, nunca tinha ficado tanto tempo com o KDE. Na minha opinião muito bom.

    Vinícius (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 12:56 pm

    Resolvi instalar no meu netbook para experimentar, não durou 15 minutos. Não é culpa do sistema, acredito que seja antipatia minha.

    Junior (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 1:17 pm

    @Marcio: E o que tem a ver com a noticia o seu post?

    anderson freitas (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 1:26 pm

    O estranho do Mint que já tentei rodar versões dele num pc da hp(intel) e em um pc da Negativo Informatica(intel),o boot fica na primeira linha e depois são só trevas,já desabilitei o acpi e nada de rodar.Mais no meu pc funfa que uma beleza(amd).Acho que esse probema tem a ver com o carregor de boot.Já que o Ubuntu sempre funcionou nestas máquinas que citei acima.

    Luis Fernando (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 1:46 pm

    Estou pensando seriamente se vale a pena baixar essa nova versão do Mint, acho que seja melhor esperar a próxima versão, o MATE vai estar um pouco ou até muito mais maduro, além de ser uma versão LTS. O que acham?

    Aurelio (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 2:07 pm

    Acho que o Mint ja escolheu o ambiente padrão, é o GNOME 3, gnome-shell com a extensão MGSE que coloca a opção do menu e barra de tarefas no desktop. Assim sendo, temos a inovação e o clássico lado a lado, ficando bem mais intuitiva a sua utilização, nada de mudanças radicais.

    ericodc (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 3:51 pm

    quando a troca de farpas entre canonical e gnome começou, e os subsequentes releases eu pensei, perdemos nós, Porque há coisas que me agradam nos dois ambientes, mas o conjunto de ambos me parece irritante.

    mas eis que de repente, não mais que de repente, é só, somente só graças à liberdade vem o mint e coloca a promessa de síntese entre os turrões, que ótimo, Nada como um dia após o outro para ver a arrogância se desfazer no ar.

    Maurício (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 5:04 pm

    Apesar de aplaudir o trabalho da equipe do Linux Mint, sinto que ele não surpreendeu seus usuários, muito pelo contrário.

    Quando um novo sistema aparece, testamos na esperança de experimentarmos novas tecnologias. Com o Gnome 3 a sensação é de que voltamos ao passado.
    Todas as facilidades do Gnome 2, o seu poder de personalização, estabilidade e até mesmo algumas ferramentas de trabalho sumiram.

    O Gnome 3 é um retrocesso do Linux, e não sou o único a dizer isso. Espero que a equipe do Gnome tente consertar a m… que fizeram.

    Adelar (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 8:14 pm

    Parece legal. Vamos testar! Ainda não pude usar o Gnome 3, mas espero que não seja igual o Unity ou as últimas versões do KDE, que possuem interfaces bonitas, mas que pecam na usabilidade e customização.

    Maurício (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 8:27 pm

    @Adelar: “…que possuem interfaces bonitas, mas que pecam na usabilidade e customização”.

    Alguma coisa me diz que você vai se decepcionar.

    cafecraft (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 9:33 am

    Muito bom o Mint, uma pergunta se eu instalar o xfce no meu ubuntu 11.10 terei o mesmo desktop do Mint ? Unity está muito bom tb uma pena os problemas com Wine, dai a vontade de instalar xfce para somente rodar o Wine.

    Job (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 11:27 pm

    Olha, estou sempre ligado na evolução do Linux e acompanhando as novidades.
    Comecei a usar o Ubuntu na sua primeira versão, era muito inovador e voltado ao usuário. O Mint comecei usar e o que curti muito foi o acabamento, no ubuntu eu sempre tinha de fazer um monte de ajustes, um deles é o clique num arquivo iso para checar MD5. O Clem é uma pessoa muito bacana, ouve as opiniões, aceita sugestões. Por isso seu sucesso.
    No momento curti o Pinguyos, o autor diz que sua nova versão vai continuar sendo chamada de beta, pois não considera o Gnome3 um produto final acabado.
    Concordo com isso e acredito que pela forma que o Clem tem se comunicado trata do Gnome3 como algo bom de Futuro promissor….

Este post é antigo (2011-11-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.