Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Leitor pergunta: quais os percentuais de cada navegador no acesso ao BR-Linux?

O leitor Denis sugeriu em um comentário na notícia de ontem sobre os downloads do Firefox 4 sobre a possibilidade de publicar os números de acesso ao BR-Linux, mencionando quebras por navegador e versão.

Os números por versão eu teria dificuldade de obter em uma série histórica, o que dificultaria a possibilidade de interpretação dos dados de ontem e hoje isoladamente. Mas os dados por navegador são relativamente fáceis de obter e, embora não tenham representatividade maior (o público deste site certamente não corresponde ao perfil do mítico “usuário comum”), ao menos podem satisfazer a curiosidade sobre o que se passa com esta parcela do público geek.

Segue, portanto a tabela dos últimos 6 meses, mais a parcial de março até ontem, meus comentários e um gráfico. Lembrem-me de atualizar com os dados dos próximos meses, quando eu publicar a notícia mensal sobre os números do público mundial, para que possamos comparar os efeitos do Firefox 4 sobre este público também!

Na minha interpretação, os números acima, em relação ao contingente de usuários a que se referem, incluem as características a seguir:

  • Firefox: líder mas em tendência numérica de decréscimo. Já chegou a ter mais de 50% de adoção pelos leitores, mas hoje voltou a não mais ser superior à soma de todos os demais participantes. No período pesquisado, apresentou redução crescente e contínua, com pico negativo nos dados parciais do mês corrente.
  • Chrome: Ocupa o segundo lugar em todos os meses pesquisados. Em setembro a diferença que o separava do terceiro era marginal, mas no momento esta diferença equivale a mais de 50% da fatia do terceiro colocado. Apresentou crescimento contínuo ao longo de todo o período, em grau maior até dezembro, e menos acelerado a partir de janeiro, quando o IE parou de decrescer tanto.
  • IE: Nos meses pesquisados pareceu longe de recuperar o percentual que tinha antes da sua grande queda no ano passado, mas a partir de janeiro interrompeu a queda contínua e voltou a ter índices positivos.
  • Outros: Os principais navegadores nesta categoria são Safari e Opera, nesta ordem. Em setembro do ano passado, a ordem dos 2 ainda era inversa.

O gráfico a seguir corresponde à primeira tabela, dos acessos ao longo dos 6 meses, mais parcial de março.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 4:19 pm

    Não gosto do Chrome, ele é muito ruim com flash e querendo ou não, o flash domina a web.

    Anderson (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 4:21 pm

    Vale lembrar que isso foi anterior ao lançamento do fireFox4. O que é injusto com ele já que vinha perdendo espaço, pois era um browser “atrasado” confrontado com browsers mais “modernos”(como o chrome). Muitos usuarios do firefox estavam usando chrome por conta disso. Agora que o firefox lançou sua quarta versao, e ele esta magnifico, muitos voltarao a usa-lo (como eu que retornei para o FF).
    att

    Maikon (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 4:22 pm

    Boa parte dos usuários de IE são os reféns das empresas em que trabalham, como eu era a alguns meses atrás. Uso firefox em casa, mas acessava do IE (6!!) no trabalho.

    Levando em conta a quantidade de usuários do Ubuntu na pesquisa favoritos 2010, os 55% dessa distribuição, contariam bastante por já vir com a raposa instalada. Mas como você mesmo disse, o público do br-linux não é exatamente de “usuários comuns”, eles trocam de navegador e parece que o chrome está mesmo invadindo os domínios da raposa.

    Não consegui me adaptar com o Chrome, acho que com as melhorias do Firefox perdi os motivos que eu tinha de tentar utilizá-lo, ficou, para o meu gosto, excelente. Creio que agora raposa deve dar uma estabilizada.

    Ricardo K. (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 6:19 pm

    Bem, eu não tenho problemas com navegador.
    Em casa uso o Chrome e no trabalho o Firefox 4 :D

    zer0c00l (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 6:52 pm

    Pergunta cretina, quantos acessam o Br-Linux direto do Windão, do Mac ou do Linux? Vai dar chororô!

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 7:06 pm

    Gostei das informações… Augusto é possível sabermos ao final de cada semestre essas informações e outras tais como: acesso ao BR-Linux por Regiões do Brasil ?

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 7:06 pm

    No passado eu usava Chrome pra ter abertas duas contas de GMail ao mesmo tempo. Depois porque o Firefox estava travando demais. Ou seja, o Chrome passou a ser meu navegador padrão. Agora com o Fx4 espero mesmo usá-lo bastante, se ele estiver tão bom quanto dizem.

    Sou um firefoxmaníaco, mas acompanho todos os lançamentos do Chrome.
    Até agora não entedi por quê este não tem suporte ao RSS.

    Parabenizo a todo o pessoal da Mozilla: vocês são profissionais, mesmo!

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 7:18 pm

    Augusto,

    Agora que o negocio esquentou com o lançamento do IE9 e FX4 será que o Chrome cai? Seria interessante fazer um outro desse mês que vem!

    Abraço

    Denis (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 7:45 pm

    @Gabriel,

    Não acho que cai não… a tendência do Chrome ainda é de subida, não parece que estabilizou ainda. Penso que se mantido o cenário atual (e muita coisa pode mudar), pelo menos aqui no BR-Linux o Firefox e o Chrome vão dividir igualmente a preferência dos usuários. No cenário Global, chuto que nenhum browser vai passar dos 30% a partir de agora, pelo menos por algum tempo. Puro exercício imaginativo e alguma intuição :-p

    Concordando com o relato do Maikon sobre adaptação, hoje cada navegador tem o seu perfil de usuário. Tem aqueles mais “fieis”, normalmente representando uma pequena parcela mais fanática, por assim dizer… os “early adopters” (talvez nós que frequentamos esse site), e muitos, mas muitos usuários de redes sociais que clicam na propaganda que está em todo lugar :-D e se surpreendem com a diferença entre o IE e o Chrome, por exemplo. O Firefox, depois da nova onda do Chrome, parece que está reencontrando o seu lugar. Lembro de uma apresentação da Apple há alguns anos, onde se previa que nos dias de hoje o Safari estaria dividindo o mercado com o IE, e nem sequer mencionavam o Firefox…

    Denis (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 8:59 pm

    E não dá pra deixar passar o elogio à tabela, ficou muito bom.

    Obrigado, Denis!

    Gabriel, por favor me lembre no início de maio, quando eu publicar os dados da pesquisa mundial que geralmente sai na primeira semana, e eu atualizo a minha tabela também. Se o Marcio me lembrar, eu incluo o detalhamento geográfico também.

    Zerocool, o número de usuários de Mac corresponde a cerca de 10% do de usuários de Linux por aqui, o que me parece bastante.

    Anderson, os dados apresentados são dos últimos 6 meses. Se você me lembrar, eu atualizarei a tabela em meses seguintes.

    Magno (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 10:45 pm

    Bom, eu visito o Br-Linux tanto no Linux quanto no Mac, e, em ambos, uso o Firefox :-)

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 11:18 pm

    Augusto, não encontrei algo que eu acho importante para a análise dos dados apresentados.

    Vi que a fatia do Internet Explorer diminuiu e aumentou, e essa oscilação não foi gradual ao contrário do Firefox (que cai em escala linear) e do Chrome (que também sobe – e como sobe – em escala linear). Inevitavelmente isso corresponde a versão de usuários Windows acessando o BR-Linux.

    No entanto, nessa variação na porcentagem eu levanto um questionamento: Como foi a quantidade de acessos ao BR-Linux de forma geral, nos meses que você analisou? Houve oscilação nos meses referentes a ao tropeço do Internet Explorer?

    Por que, se houve oscilação nos acessos, o crescimento/diminuição dos outros poderá ser maior ou menor do que o que foi apresentado. Isso foi levado em consideração?

    Os números apresentados são sempre calculados como percentual em relação ao total de usuários registrado em cada período. Vale destacar que na pesquisa da Net Applications o IE também inverteu o sinal a partir de janeiro.

    Mas se for útil saber, houve estabilidade ao longo dos 6 meses sim, exceto pequenas variações em sentidos opostos no período das férias de verão.

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 25/03/2011 às 12:39 am

    O primeiro item da sua análise está ERRADO.

    O browser que mais caiu foi o Internet Explorer, que perdeu cerca de 10% do número de acessos ao seu site.
    Foi de 21% -> 19%, ou seja, perdeu 2%, ou seja, cerca de 10% do que tinha.

    O Firefox foi de 52% para 48%, ou seja, perdeu 4%, que significa menos de 10% de perda (cerca de 8%).

    Logo, o campeão de perdas FOI O IE. Anaĺise que você fez, de perdas percentuais BRUTAS, está errada.

    Se não fosse assim, um browser que tivesse 1% no inicio, e 0.01 % agora, não seria o “campeão das perdas”, o que seria um absurdo total, visto que este browser teria perdido, de cada cem usuários que o usavam, cerca de 99. Pela sua conta ele teria perdido menos do que o Firefox.

    Alias, em se tratando de análise de números de browser, é a segunda vez em poucas semanas que eu corrijo uma análise sua, o que indica que nesta questão (a interpretação correta dos números), seu blog está mal.

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 25/03/2011 às 12:46 am

    HUM…

    Sorry, na sua análise não está escrito que o Firefox é o líder em decréscimo, que foi o que entendi.

    Você não escreveu isto. Os dados poderiam, de um modo leigo indicar isto, mas não é verdade.

    Minha análise está correta, mas a minha interpretação da sua frase está absolutamente errada. Você só escreveu que o Firefox tem mais uso, mas está em decréscimo, não que ele seja o líder em decréscimo.

    Sorte que eu reli a análise, a tempo de me desculpar pelo erro. Pena que já tinha apertado enviar: mandaria minha análise como complementar a sua, apenas a título de informação extra, para quem não percebeu que o IE caiu mais no período.

    Mr. Isaac (usuário não registrado) em 25/03/2011 às 8:46 am

    O Chrome é bom, uso quase 99% nas minhas andanças pela net, mas ele tem um problema que volta e meia, dá crash.
    Principalmente com sites flash, como o Youtube.
    Esse problema nunca ocorre no FF e nem no Opera.

    lucaugusto (usuário não registrado) em 25/03/2011 às 11:21 am

    augusto, e como está o acesso a partir de dispositivos moveis?

    Incipiente. A plataforma melhor representada é o iPad, com 0,22%. Depois vem iPhone, Android e Symbian, este último com 0,01%.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 25/03/2011 às 5:22 pm

    Um problema que tinha com flash por aí, não era culpa do Chrome, que alias resolveu sem a mão da Adobe

    ioca100 (usuário não registrado) em 25/03/2011 às 7:47 pm

    Uso FF4, Chrome e, ainda, tenho o Opera no Ubuntu, hehehe.
    Para diferençar uso as fontes Ubuntu no FFox e à la Mac no Chrome.

    Essas informações são muito importantes. Deveria também ser seguidas do sistema operacional e a Unidade da Federação e município. Daria a todos nós, a amplitude necessária para até propor negócios, já que números são importantes numa negociação, principalmente quando há histórico.
    Isso deveria ser mensal, pois é uma fonte confiável.

    Asrail (usuário não registrado) em 26/03/2011 às 10:03 pm

    Olá Augusto,

    teria como informar se esses dados são referentes a visitas (sessão), a visitas únicas (considerando os cookies), visitas únicas (considerando cookies e IP), visitas únicas (IP) ou se elas se referem ao número total de pageviews?

    Vocês possuem alguma estatística de percentual de usuários que usam RSS?

    Os dados são referentes a visitas conforme definidas pelo Google Analytics (http://www.google.com/support/analytics/bin/answer.py?answer=57164). Sobre usuários de RSS não tenho dados de plataforma.

Este post é antigo (2011-03-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.