Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançamento do Nimbus Opensource Backup

Enviado por Pablo Fernandes (pablo·fernandesΘveezor·com):

“Estamos orgulhosos por anunciar que o Nimbus Opensource Backup está disponível para download gratuitamente no site www.trynimbus.com.

O Nimbus Opensource Backup é um software GPL de Backup em rede, desenvolvido para empresas e governos. Foi desenvolvido para melhorar os péssimos hábitos de backup das PME de todo o mundo (veja as terríveis estatísticas sobre perdas de dados aqui).

Muitas empresas ainda utilizam rotinas de backup feitas por scripts, em hd externo, normalmente desenvolvidas por profissionais que não são especialistas na área de proteção de dados. O problema é que esses scripts não são nada seguros e estão sujeitos a muitas falhas. As empresas só se dão conta da importância de usar sistemas de backup, como o Nimbus Opensource Backup, que realmente protegem os dados e implementam boas práticas em proteção de dados, quando seus scripts de backup falham, causando enorme prejuízo e horas fora do ar. Conheça já o projeto Nimbus acessando www.trynimbus.com.” [referência: veezor.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Challado (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 2:08 pm

    Não entendi essa do “dados não estão protegidos por scripts”. Tenho meu sistema de backup em PHP escrito num shell script com quase 400 linhas de código. Funciona a mais de 10 anos e NUNCA PERDI um registro dos bancos de dados. Tenho redes instaladas com samba em PDC, fazendo backup com rsync e tar, e NUNCA perdi uma informação.

    O que existe (assim como programas) são scripts BEM ESCRITOS e scripts MAL ESCRITOS. Essa estória de dizer que fazer backup em HD externo é furada não está bem contada não… Tudo depende da política de backup e da política de recuperação de desastres. Achei bem tendenciosa a colocação, porém é somente minha opinião.

    Eu realmente achei que pudesse ser um software de backup novo e amigável pela noticia, mas lendo o manual e vendo a descrição pude perceber que nada mais é do que uma distribuição linux com bacula pré instalado. Se for pra usar bacula que eu achei meio complicado, prefiro continuar usando meus scripts com rsync mesmo, e mais pratico.

    João Melo Costa (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 2:32 pm

    Fiquei muito feliz, já estou fazendo o download. Espero que seja realmente fácil de instalar como diz.

    João Alberto (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 2:45 pm

    Sensacional. As Micro e Pequenas Empresas – PMES – ganharam magnifíco aplicativo, principalmente no momento em que toda a Contabilidade Fiscal e Financeira é armazenada em arquivo digital.

    Gustavo Ribeiro (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 3:08 pm

    Challado,

    Concordo totalmente com sua colocação: “O que existe (assim como programas) são scripts BEM ESCRITOS e scripts MAL ESCRITOS”. Pro seu caso, o seu script atende muito bem suas necessidades, mas se outra pessoa pegar teu script vai conseguir usar sem problema algum ? O foco do Nimbus é ser simples de instalar, fácil de utilizar e que siga as boas práticas de backup, nem sempre um script que alguém postou em um fórum vai atender e vai se adequar a tantos cenários que não seja da pessoa que desenvolveu. Já posso adiantar que utilizando o Nimbus vc vai conseguir fazer algo que sua solução possivelmente não faz: Compactar e Encriptar do lado do cliente antes de enviar pra o local onde vai ser armazenado os teus backups. Se puder baixar a ferramenta e testar, sugestões são muito bem vindas. =)

    Gustavo Ribeiro (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 3:10 pm

    anakinpendragon,

    Não é uma distro + bacula. Utilizamos o bacula sim como “motor” da ferramenta, mas é muito mais do que isso. Além de uma interface amigável via web, expandimos alguns recursos que o bacula não tem e simplificamos todos conceitos que você necessita conhecer para começar a mexer com o bacula. Faça o download e você me diz o que achou =)

    Challado (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 4:13 pm

    Gustavo

    Sim, meu script copia os dados via rsync através de um túnel encriptado e grava os dados em outra partição encriptada também. Ele roda no lado do cliente e do servidor, ele foi feito pra rodar em ambos os ambientes. Inclusive envia via sftp remotamente para outro local, me manda um SMS (e pros administradores dos outros sistemas que eu tenho) pra avisar que o backup tá pronto, gera relatórios diários dos mesmos, copia pra um robô da dell os dados por fiber channel, faz a cópia em um disco externo, inclusive o backup me manda até as estatísticas de uso do disco e me solicita tomar uma ação quando o volume da cópia está grande demais e, bem, não vou citar o resto por que se eu ficar falando aqui dos meus 10 anos de programação encima dessa joça, a coisa encomprida demais…
    E, desculpe, mas se o programa é bem escrito, vai rodar na plataforma X e na Y, tanto que o meu script roda em 3 ambientes diferentes: um debian, um FreeBSD e um Red Hat.

    E desculpe, amigo, mas não existe um kichute que caiba certinho no pé de cada craque: pra um o kichute é grande, em outro aperta a frieira, em outro folga demais e assim vai. Solução nunca atende 100% ninguém, e isso vai incluir a sua. O que tem é funcionalidades a mais e a menos. Não vou baixar uma iso do teu programa por que com certeza não me atende, principalmente pela customização…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 4:19 pm

    @Gustavo Ribeiro

    Em tempo, quem perde dados geralmente é o administrador, não o aplicativo. Esse argumento da insegurança de scripts é “papo de advogado”. Já vi scripts funcionarem bem uma vida inteira e já vi softwares conceituadíssimos de backup perderem teras e teras de dados.

    Da mesma maneira que os scripts seguem a lógica do programador que o gerou, qualquer outro software de backup com suas referidas rotinas também seguirão a lógica do especialista que o configurou. E é evidente que se esse funcionário que desenvolveu tanto o script quanto a rotina de um software de backup deixar a empresa, o “novato” também precisará aprender minuciosamente o que foi feito pelo funcionário anterior em qualquer uma das ferramentas. E isso não tem Nimbus Opensource que resolva, cada rotina de backup é unica, afinal, não existem duas empresas exatamente iguais.

    E qualquer administrador que tem vivência com software de backup corporativo sabe disso.

    @lucasmcastro (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 4:22 pm

    Challado,

    parabéns pelo sua solução de backup cara!

    Como você mesmo falou, 10 anos de programação e toda a tecnologia que vc tá utilizando (RSYNC, encriptação etc) não acho que seria justo chamar sua solução de backup de script de backup.

    Abraço!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 4:24 pm

    Só por favor… não vamos misturar alhos com bugalhos…

    Script (ou programa estiloso) para backup pessoal é uma coisa. Bacula é outra.

    Bacula tem arquitetura pensada para o mundo corporativo.

    “Nha, no meu windozinho xispê tá complicado” não cabe.

    Gustavo Ribeiro (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 4:49 pm

    Challado,

    fiquei curioso pelo seu script, tem disponível em algum canto para baixar ? Eu procurei mas o link que achei está quebrado:

    http://www.linuxrapido.org/modules.php?name=News&file=article&sid=1059

    Lucas Timm,

    Já vi scripts funcionarem muito bem também, mas algo muito customizado para o ambiente. O que estamos propondo é algo que qualquer um possa utilizar, de fácil instalação e de código aberto. Existem muitas soluções por ai de várias empresas, a diferença é que aceitamos o desafio do “show me the code”.

    Valter Júnior (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 4:58 pm

    Galera,

    Instalei numa maquina virtual e quando acesso o “console” via web aparece mensagem padrão do nginx: “Bem vindo ao Nginx”, vou ficar com meus scripts mesmo.

    Válter Júnior

    henry (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 5:03 pm

    não era mais facil disponibilizar um pacote de personalização do bacula+interface para as principais distribuições (debian, centos, fedora, ubuntu) ?

    @lucasmcastro (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 5:13 pm

    @henry,

    Se fosse o caso, realmente seria bem mais fácil mesmo (e rápido).
    O objetivo do Nimbus Opensource Backup vai um pouco além disso e tenta levar boas práticas para as empresas com baixo custo (software livre, código aberto, comunidade entusiasmada).

    Acredito que neste ponto, disponibilizar bacula+interface não é o suficiente.

    Abraço e obrigado pela colaboração!

    @lucasmcastro (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 5:14 pm

    @Valter Júnior,

    se estiver interessado em utilizar a solução estou disponível para acompanhar você em qualquer problema que você esteja tendo.

    Rodrigo Araújo (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 5:17 pm

    Pessoal, vamos ter paciência. A empresa desenvolveu o software, abriu os códigos, gerou uma ISO instalável e entregou a comunidade. Isso tudo teve um custo, deveríamos saber agradecer o esforço. O sistema de backup tem fórum, wiki, tudo para a comunidade interagir e ajudar. O código-fonte esta disponível no github, qualquer pode ajudar, forkar e etc.

    Se você encontrou um bug, pode reportar, ajudar a ferramenta a crescer. Se a ferramenta não é exatamente o que você precisa nesse momento, pode ser que uma ou duas features a torne nisso. Vocês podem levantar os pontos fracos e ajudar ou solicitar as features.

    O importante é saber reconhecer o esforço da empresa em fazer algo bom e em entregar isso a comunidade. Esqueçamos a comparação com os scripts de backup, algumas pessoas estão tomando isso como ofensa, não esqueçamos que é apenas um anúncio. O importante mesmo é o software, livre, desenvolvido aqui no Brasil.

    Challado (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 6:01 pm

    @Gustavo Ribeiro

    Esse script que você está vendo Gustavo já não existe mais mesmo. Ele não é Software Livre, pois, afinal, eu não trabalho com isso. Esse script pertence a empresa que me pagou pelo tempo de desenvolvimento dele. Como parte do meu contrato, os códigos-fonte desenvolvidos por mim são propriedade da empresa, e não posso divulgar o que não me pertence.

    Challado (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 6:08 pm

    Eps, lá vai uma errata.

    Este script Gustavo, é um script para backup de Bancos de Dados Firebird, que eu já não utilizo a um bom tempo. Este era livre e estava postado no meu antigo site, o linuxrapido.

    O que eu utilizo HOJE é um software proprietário, cuja empresa que me paga o salário é a dona. Não posso simplesmente pegar os fontes que são DA EMPRESA (pois assinei um contato que garante que o que desenvolvo aqui, fica aqui) e não meus.

    Urik B. da Silva (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 8:51 pm

    Estive analisando o website do Nimbus, dando uma olhada rápida na documentação e acompanhando os trabalho da empresa Veezor. Apesar de ainda não ter conseguido baixar a ISO ou o .deb para testar, só tenho a parabenizar essa atitude de respeito que a Veezor tomou.
    Tudo o que o Rodrigo Araújo faz enorme sentido e se todas as empresas tivessem essa mesma mentalidade, o Brasil seria ainda mais forte no software livre do que é hoje.
    Trabalho na OpenS Tecnologia e todo o fruto do nosso trabalho chama-se SNEP, que é uma solução completa de telefonia IP baseado em LAMP + Asterisk.
    Nosso software também foi aberto para a comunidade como um software livre, de código aberto, e 100% produzido no Brasil.
    Gustavo Ribeiro, parabéns pela iniciativa e apoios. Espero que em breve nos encontremos no Portal do Software Público. ;)

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 12:18 am

    Ao ler a notícia com os comentários, lembrei-me das aulas de Atividade Empresarial, onde aprendi que toda organização deve ter visão, missão e valores. Nas atividades em grupo, todos montavam suas empresas-de-mentirinha com a seguinte visão: “Ser a maior empresa de (…), fazendo o que as outras não fazem e conquistando novos clientes a cada dia” – e, de fato, é assim que a maioria das empresas age, desejando ser dona de um monopólio a ser uma estrela no meio da constelação empresarial.

    E vejo a mesma coisa aqui. Anuncia-se um novo produto que promete ser melhor que todos os antecessores (e todos os que virão), e denigre todas as soluções de backup que seguem a filosofia do Unix (utilizar vários comandos pequenos para fazer grandes tarefas). E ai de quem defender os scripts de backup. Pela guerra psicológica que está começando aqui, mais um pouco e a empresa do Nimbus empurra a ideia de que usar scripts de backup é tão cafona quanto andar de pochete na rua (parecendo aqueles anúncios “engraçadinhos” que aparecem em revistas para profissionais de TI, somente para forçar os leitores a comprarem o novo-sistema-da-moda).

    Esse sistema merece uma Certificação da Humildade (visto que sistemas não podem receber o simbolo original)

    Gustavo Ribeiro (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 2:00 am

    Tércio,

    Não há promessa de ser melhor que nenhum software, até pq não é o objetivo, nossa filosofia, é seguir boas práticas, ser simples e de código aberto, assim como a maioria dos software Unix. Como o software é GPL, num dá nem pra pensar em monopólio, você mesmo pode utilizar os fontes e vender, fazer um fork, enfim qualquer coisa que a licença permita =)

    O Nimbus está disponível para você baixar de forma gratuita e com código disponível com as já bem conhecidas liberdades da GPL.

    Estamos aqui para somar junto com outros projetos como o Bacula(www.bacula.org) e outros componentes que formam a solução afim de facilitar a vida de quem necessita de uma ferramenta de backup. Com certeza não vai atender as expectativas de todos, pois o foco é em PMEs e ainda tem muito chão a trilha, esse é o primeiro release.

    Convido a ler o survey anual da Symantec(que tem sua própria solução de backup, fechada, e bem cara) para você ter uma idéia da realidade dessa área: http://www.symantec.com/about/news/resources/press_kits/detail.jsp?pkid=dpsurvey

    Válter Júnior (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 6:28 am

    @lucasmcastro é como expressei no comentário acima após a instalação, ao acessar o console web não me foi mostrado a interface do sistema ainda dei um futucada de leve nas configurações descobrir que source.list só referencia de configuração para o cd do ubuntu server 10.04 LTS, e issome desanimou pois pela apresentação eu esperava mais, gostaria de testar mesmo esta solução antes de aposentar o meu sistema em shell script e novo que estou bolando com dialog.

    Válter Júnior

    Pablo Fernandes (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 11:05 am

    @Valter

    Ao instalar o sistema, deixe o CD/ISO inserido até a primeira tela de Login. O Nimbus é instalado de fato no primeiro Boot e instala a partir do CD, então é só deixar o CD dentro.

    Isso está na documentação, mas pelo visto poderá gerar confusão. Segunda-feira vamos lançar uma correção para isso e o source.list também vai apontar para nosso repositório para manter tudo atualizado. Fique atento que segunda-feira durante o dia será feito o anuncio para quem seguir @NimbusBackup.

    Abraço a todos e obrigado pelo sucesso desse Lançamento. Temos MUITAS novidades que entrarão nesse produto nos próximos meses. Muitas mesmo. Usem o forum para reportar e dar sugestões, nós estamos prontos para ajudar e ouvir todo mundo.

    Amarok (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 11:38 am

    A empresa poderia esclarecer melhor quais são as vantagens de usar esse Nimbus sobre o Bacula e as diferenças de recursos entre o Nimbus e os principais concorrentes, livres e proprietários.

    A minha sugestão para a empresa é também disponibilizar um repositório de pacotes para a instalação nas principais distribuições linux. Entendo que disponibilizar uma imagem iso pode ser a forma de quem não entende nada de linux começar mas há também muitas empresas que já possuem servidores linux em produção e gostaria de apenas instalar o Nimbus em um determinado servidor, acumulando outras funções p.ex.

    Urik B. da Silva (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 3:11 pm

    @Pablo

    Dê uma olhada no sistema do fórum.
    Efetuei meu registro, porém quando vou criar um Novo Tópico recebo a mensagem: Você não pode enviar mensagens neste fórum.

    Preciso saber se está disponível para download o .deb para instalação em Debian Lenny e Debian Squeeze.
    Já tenho um servidor em produção e não consigo no momento gerar um novo a partir da ISO.

    Vai aqui minha ponta de colaboração:
    Tem o hash da iso disponibilizada? E a arquitetura 32 ou 64 bits? Estou supondo que é apenas de 32 bits. E pode ser usado apenas em um setor de uma grande empresa, onde não existe um política decente de backup? A solução trabalha em ambiente virtualizado?
    Ainda não baixei, mas assim que possível o farei, mas gostaria de ter essas informações antes…

    Apenas acho que a escolha das palavras na divulgação poderiam terem sido melhor escolhidas. Pois isso pode suscitar uma interpretação bem variada das suas intenções.

    Particularmente eu acho louvável, e entendo que a empolgação pelo nascimento de um novo filhos(produto), as vezes nos cega nesse detalhe. Valeu a iniciativa e parabéns a toda equipe.

    @lucasmcastro (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 3:34 pm

    @Urik B. da Silva

    Vou verificar isso pra você ok?

    abraço!

    @lucasmcastro (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 3:44 pm

    @Tércio Martins

    pedimos desculpa se o anúncio pareceu pretensioso, a acredito que a intenção do release é apenas a de valorizar produto (um pouco de marketing).

    Vou pensar em como podemos melhorar no sentido de ter um marketing que, por um lado, valorize nosso produto e ao mesmo tempo seja humilde.

    Valeu pela contribuição cara =)

    @lucasmcastro (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 3:57 pm

    @Válter Júnior

    complementando oq o Pablo falou, caso você esteja instalando em um ambiente virtualizado, após o reboot reconecte a ISO (já que os sistemas de virtualização desconectam ele automaticamente).

    Válter Júnior (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 5:14 pm

    Ok farei os testes!!!

    @lucasmcastro (usuário não registrado) em 13/08/2011 às 8:46 pm

    @Urik B. da Silva

    Verifiquei agora e por falta de configuração os usuários comuns estavam sem privilégios. Acho que consegui ajeitar, avise se não conseguir postar.

    abraço

    Pablo Fernandes (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:42 am

    @Amarok, @itamarnet e todos.

    Obrigado pelas dicas. Sem dúvidas analisaremos os pedidos e vamos o mais rápido possível colocar mais informações sobre o produto no site (arquiteturas, tamanho, md5, e vamos criar um FAQ que está faltando para responder as perguntas sobre features e destinação do produto). Vamos também melhorar a nossa comunicação, escolhendo melhor as palavras.

    Lembre-se de que todo produto segue uma filosofia e é destinado a ocupar uma posição específica na comunidade e mercado. É justamente por isso que o produto não vai agradar a 100% da comunidade. Não pretendemos criar “O Produto” que vai substituir os demais (não somos a favor de monopólios) e por isso a forma de instalação em formato ISO e a necessidade de manter um servidor dedicado ao Backup, fazem parte de nossa visão e da visão do público-alvo ao qual a solução foi pensada e direcionada.

    Estamos focados em uma instalação automatizada e menos sujeita a erros humanos, já que estamos tratando de um aplicativo de proteção de dados. Para o Nimbus funcionar perfeitamente, são necessários diversos pacotes configurados e integrados corretamente. Por isso escolhemos disponibilizar em “appliance de software” através da ISO.

    Seria um erro querer agradar a TODOS da comunidade e do mercado (não iríamos a lugar nenhum e terminaríamos não agradando ninguém). Mas também seria um erro maior ainda não ouvir a comunidade e é por isso que vamos sempre ouvir todos e tomar nossas decisões baseadas em comentários como esses no br-linux, twitter e nosso fórum.

    Lewis (usuário não registrado) em 17/08/2011 às 6:17 am

    Interessante.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 17/08/2011 às 8:45 am

    Poderiam colocar um demo online, já que o diferencial está na Interface.

Este post é antigo (2011-08-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.