Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


kmod v2: biblioteca para manipulação de módulos do kernel

Enviado por Gustavo Sverzut Barbieri (barbieriΘgmail·com):

“Um pedido da lista “A Plumber’s Wish List for Linux” (tradução livre: Lista de Desejos dos Encanadores do Linux, [0pointer.de/…] publicado por Kay Sievers e Lennart Poettering acaba de ser realizado!

O pedido em questão é uma biblioteca para descoberta e manipulação de módulos do kernel. Hoje em dia tudo é feito por programas independentes como lsmod, insmod, rmmod, depmod e modprobe. A idéia era que um programa qualquer pudesse ter a mesma funcionalidade utilizando uma biblioteca. Os usuários desta biblioteca seriam principalmente o udev, instaladores e gerenciadores de initramfs.

Quem realizou foi a empresa brasileira ProFUSION, especializada em sistemas embarcados. O software foi lançado semana passada e hoje teve sua segunda versão anunciada, agora precisam de mais pessoas para testar e reportar problemas!

Assim que for confirmado que o kmod-modprobe funciona corretamente, a funcionalidade ali será migrada para a biblioteca e então o udev passará a utilizar a libkmod.” [referência: blog.gustavobarbieri.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fenor (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 4:59 pm

    Nossa! Nenhum comentário até agora!
    Um belo exemplo de que brasileiro não é tudo o que (os próprios brasileiros) dizem.
    Gustavo, parabéns pelo trabalho de vocês!
    Este trabalho ganhou reconhecimento de grandes nomes da comunidade, e não é por nada.

Este post é antigo (2011-12-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.