Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Janela com atalhos do Unity chegando no Ubuntu 12.04

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“A versão 12.04 do Ubuntu, que será lançada em abril do próximo ano, contará com uma janela com os atalhos disponíveis para o Unity. Sendo assim, ao manter pressionada a tecla Super, será exibida uma tela que apresentará combinações de teclas que permitem acessar e navegar os recursos do Unity.” [referência: tiagohillebrandt.eti.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brivaldo Junior (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 9:25 am

    Porque o Ubuntu não chuta fora logo esse Unity? Aff..

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 10:35 am

    Nao acho complicado usar o Unity, acho q ele eh muito bom, so nao gosto do DASH, acho muito poluído, opçoes de download, ver todos ou ver so os mais usados, acho q teria q ser mais direto… abrir o dash e ja ter todos os programas por ordem de acesso listado logo de cara, com os filtros do lado, mas acho q ficaria muito parecido com o SHELL, dae a Canonical nao faria assim… !!!

    Lucas (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 10:45 am

    Ontem instalei o Ubuntu via rede, ele veio totalmente atualizado e estável mas sinto falta de alguma coisa no Ubuntu. Ok, ele se mostrou prático e estável, mas é muito sem graça, sei lá… Iniciei no mundo Linux com KDE e não consigo me acostumar com o Gnome,eu tento gostar, mas para mim o Ubuntu não passa de uma distro onde vc pode instalar, executar programas e trocar o papel de parede, muito sem sal. Atualmente uso o OpenSUSE com KDE(porque não dão assistência ao Kubuntu como deveria e o Mandriva é instável demais), as opções de personalizações são infinitas, no painel do KDE você pode tudo, na área de trabalho você faz o que quiser, as janelas e os temas QT4 são infinitos, os ícones… KDE tá crescendo a passos largos, e a palavra de ordem é a estabilidade, não vivo sem o Dolphin, Kopete, Amarok, Gwenview, Okular, só para citar alguns dos principais aplicativos. E tô nem azul que parece o Windows (este nem chega aos pés do KDE), Windows não tem plasma workspace, tema Oxygen, menu K (que é o melhor menu que eu conheço), paginador, compositor nativo, efeitos de janelas, e o System Settings? (muito mais completo e fácil que o Painel de controle). Gente, sei lá não acredito que o Ubuntu é isso tudo que o povo diz já toda versão instalo e não fica nem uma semana em meu computador.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 10:58 am

    @Lucas,
    Realmente, falta customização no Unity/Gnome Shell.
    Uso o KDE 4.7 com Fedora 16 e não troco.
    Não tiro o mérito do Unity e do Gnome Shell porque são muito bons também, mas no gosto pessoal, prefiro mesmo o KDE 4 e até o KDE 3.5 / Trinity.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 10:59 am

    @Brivaldo,
    O Unity não é o grande problema.

    ioca100 (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 11:29 am

    @Lucas e outros, Ubuntu usa gnome, que tem a ver KDE?

    Lucas (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 11:35 am

    @ioca100
    Estamos falando da interface sem graça do Gnome/Unity comparada ao KDE4.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 11:44 am

    @Lucas, o Gnome não é pra usuários como você, que quer personalização e flexibilidade. Ele é focado em usuário que querem apenas usar seus programas, nem querem ou precisam saber o que é um sistema operacional ou um gerenciador de janelas.

    E o Ubuntu tenta se focar nesse usuário, por isso os mais experientes geralmente procuram outra distribuição.

    Luiz (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 11:53 am

    @Marcos,
    Não concordo que o KDE4 seja para usuários profissionais, recomendadíssimo para iniciantes. E pelo que sei, iniciantes gostam mais de “firulas” de que usuários profissionais. Se um iniciante ver os dois ambientes, com certeza escolherá o KDE, até mesmo porque a interface lembrará muito ao Windows, que estaria acostumado a usar…

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 12:40 pm

    @Marcos, concordo com o Luiz, mas na outra ponta. Tenho o Unity pra uso profissional e o uso porque o considero mais produtivo.

    rogerio (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 12:57 pm

    @Luiz
    Iniciante gosta de sistema para usar, não para ficar testando firulas, depois de um tempo, alguns que querem aparecer para os amigos descobrem e tentam uns truques, não é todo mundo que gosta de ficar fuçando o pc, muiiiitas pessoas que conheço mal trocam o papel de parede do windows, usam o office com o tema padrão que até dói a vista. Confesso que o único Kde que gostei foi o Kurumin, de la para cá nunca achei um com um visual simples e que me agradasse, tentei varias vezes configurar e nunca consegui refinar a meu gosto, muitos itens para configurar e se errasse algo já quebrava todo o visual e não conseguia voltar ao default, muito tempo perdido para não aprender nada de útil, os widgets “para mim”, são só sujeira na área de trabalho e um item a mais para dar pau e consumir recurso desnecessário. vez ou outra ainda subo uma distro com kde na maquina virtual para ver o que mudou, nem tento mais configurar, se o visual padrão me agradar dou uma navegada se não nem isso.Quanto ao unity nem vou comentar,por quanto mais uso mais fã fico, enfim algo novo simples, produtivo e diferente, e conjunto do Ubuntu em geral tem me agrado muito, principalmente a fonte, muito agradável ao ler, não preciso configurar nada,e só instalar e sair usando.

    Tiago (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 1:09 pm

    Eu não gosto do Unity. Ele é cheio de erros. Em 30 segundo com o unity na minha frente eu aponto uma dezena de erros de interface homem-máquina sem abrir um único programa. E eu não estou comprando o Unity com nada, nem Shell, nem com o KDE, nem com outro sistema operacional. A mais pura crítica do Unity com o Unity.

    Mas o maior problema para mim nesse ano com o Ubuntu nem é o Unity. A qualidade do Ubuntu caiu muito. Está lento, pesado e principalmente, instável. Eu simplesmente não consegui usar o Ubuntu nesse ano. Teste no meu desk, em máquina virtual, no trabalho, em servidores, em desks novos. Sempre o mesmo desastre. Em nenhum computador eu mantive o Ubuntu. Muito instável. Num teste que eu fiz aqui no trabalho, o ubuntu travou até na hora de desligar. Nem um outro distro apresentou problemas assim. Alias, eu nunca tive tantos problemas de instabilidade num linux como eu tive com o Ubuntu nesse ano. Tanto é que tenho um CD do coração com a imagem do Ubuntu 10.10 – na minha opinião, uma das melhores versões do Ubuntu que já usei.

    É, definitivamente, esse não foi um ano bom para o Ubuntu.

    Tiago (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 1:13 pm

    @rogerio
    Você citou uma coisa que sempre gostei no Ubuntu: as fontes. As fontes, em geral, são mais agradáveis no Gnome que no KDE. E no Ubuntu são ainda mais bonitas.

    Lucas (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 1:13 pm

    @rogerio
    Configurar o KDE é tão simples quanto limpar os sapatos, e não tô falando só de configuração não, nós usuários do KDE estamos acostumando com os programas e a maneira de como as coisas são (ponto final). A questão aqui é que o Gnome 2 era cheio de opções e possibilidades e agora (assim como o KDE, com a vantagem de ser mais leve),agora? estamos limitados demais, se quisermos mudar alguma coisa que venha a complexidade, instalar programas, usar o terminal e mesmo assim o resultado final… fail… São os usuários do Gnome antigo insatisfeito com o novo GNOME3/Unity, e agora com o bom desempenho e estabilidade que o KDE adquiriu tem é inevitável a migração. Não sou só eu mas grande parte da comunidade não gosta do novo Ubuntu, se vc gostou ótimo, eu também queria gostar, pois sou fã do Ubuntu mas não consigo usá-lo mais desde a versão 10.10.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 2:09 pm

    Faço as palavras do Lucas, minhas palavras.
    A usabilidade do GNOME Shell e do Unity está baixa, bem como a personalização de ambos. Como o Lucas falou, o usuário do GNOME 2.x está insatisfeito. Prefiro permanecer com ele, ou usar o KDE. :P

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 2:56 pm

    Concordo com Tiago, deixei de usar o Ubuntu no notebook por dar muitos problemas. Não sei se é por causa do meu hardware, mas deu tantas travadas que passeia a usar o Debian.

    Denis (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 3:10 pm

    Acho que em geral, se você não está satisfeito com o Unity, há duas opções: trocar ou colaborar diretamente com os desenvolvedores, através de sugestões ou correções. De resto, fica parecendo que se está dando murro em ponta de faca. Vale também destacar essa opção de poder escolher, o que não vale para outros sistemas.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 3:19 pm

    @Orlando Xavier
    Também vou permanecer com o gnome 2 o tempo que for possível.

    Mesmo essas novas extensões que estão surgindo no gnome shell jamais vão atingir o nível de personalização que havia no gnome 2, e isso é proposital, conforme se percebe ao ler o que o designer do gnome 3 pensa sobre modularização:
    http://gnomejournal.org/article/117/how-we-got-here-part-i-of-a-design-history-of-gnome-3-the-shell

    PS: vou odiar esse cara pra sempre :/

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 3:28 pm

    Sobre o unity, ele me parece uma cópia do OSX, nada mais que isso…

    rogerio (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 4:03 pm

    Acho que devo ser um ponto fora da curva, ou meus equipamentos são muito acima da média, No meu note, uso o unity desde a versão beta do 11.04, travou três vezes (2 no beta) e uma sem causa aparente, e uso-o diariamente pelo menos 8 horas/dia (servidor Mysql, Apache, python/django, komodoEdit, gimp, inkscape, ff, opera, e 3 maquinas virtuais windows XP ( uma completa com Visual Studio 2010 Full, office 2007 full, sqlServer, mysql), além disso tenho dois desks, com unity instalado a partir da versão oficial 11.04, nunca travaram , mais um note de backp (hpCompaq presario) e no note de minha esposa (este travou uma vez, mas esta usuária é ninja, consegue proezas tipicas de usuários), detalhe todos instalaram reconhecendo 100% do hardware, a única coisa que fiz após instalar foi remover o mono (na próxima versão nem isso precisarei fazer mais ;) ). Quanto a customização, não imagino o que tanto tenha que ser customizado (ignorância minha mesmo),pois no meu modo de ver distros como Ubuntu/Mandriva/Suse, são feitas para instalar e usar e como plus vc pode customizar a aparencia, adicionar seus softwares etc, o Mint, assim como n outras distros baseadas no Ubuntu, são uma customização com mais gueri gueri para vc não ter que esquentar a cabeça com isso, e reclamam que não da customizar o Ubuntu??? Quanto a usabilidade, no Unity praticamente não uso o mouse, tudo o que precisa esta a uma ou duas teclas de distancia, talvez eu não entenda o conceito de usabilidade ;( , não consigo imaginar algo mais fácil do que isso.Imagino que se quisesse customizar neste nível que me parece que querem, seria muito mais fácil instalar distro com o Arch,o ZenWalk e até mesmo o Debian limpo e ir configurando conforme sua necessidade (100% customzavel). Quanto ao desempenho com duas maquinas virtuais abertas consultado servidor no host, conectado via ssh em outra maquina e tudo normal nem uma engasgada, inclusive no windows virtulizado, não da para reclamar. Não levem a mal mas e impressão que tenho é quem reclama, não usa ubuntu/unity, ou tem necessidades bem diferentes da minha (não preciso de um gráfico mostrando o desempenho de meu processador na minha area de trabalho, mas se precisar tem os desklets, ta para por ate uma dock se quiser), ou como disse no começo sou ponto fora da curva.

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 5:28 pm

    Como eu disse, eu gosto do Unity, so acho q o DASH deveria ser mais simples e direto, menos opçoes e mais objetividade, gosto muito da DOCK, sensacional, nunca gostei de usar AVANT ou outra dock, mas essa do UNITY ficou linda e discreta, o menu bar ficou sensacional tambem a la APPLE… Mas ainda assim tenho birra com o DASH…

    Lucas (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 5:38 pm

    @rogerio
    Realmente o Unity também não trava aqui, demonstra ser muito estável e leve. Mas continuo achando o Ubuntu Unity/Gnome3 sem graça em relação ao KDE4 e ao Gnome 2, as extensões não o salva dessa situação.

    Olnei Araujo (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 5:39 pm

    Discussão sem fim…cada um faz sua escolha. O que precisamos aprender é, respeitar as escolhas alheias. Só isso!

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 5:46 pm

    @rogerio
    Não é a distro escolhida (arch, ubuntu, suse) que vai tornar o ambiente mais ou menos customizável. Em todos estes ambientes eu consigo instalar os mesmos softwares. Se eu tiver a mesma versão do software (exemplo: Gnome) nos dois ambientes, estes ambientes terão a mesma capacidade de customização. Se eu quiser um painel no topo do monitor com uma lista de janelas, eu consigo fazer isso com o gnome 2. É esse o tipo de personalização que eu sinto falta no gnome shell e no unity…

    Isaac (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 6:10 pm

    O Unity é igual ao ex-presidente Cheirando Collor de Melo.
    É amado por milhões e odiado por outros milhões.

    rogerio (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 6:24 pm

    @Lucas
    Ok, isso é questão de gosto, respeito e acho isso muito legal, assim o mundo *nix mostra que é bem diverso e atende todos (ou quase) os gostos.

    @Lucaugusto, sei disso, e que no “meu” ponto de vista passa o seguinte, se você não gosta do unity, não faz muito sentido tentar customizá-lo, mais fácil instalar, por exemplo o ubuntu server e baixar um gerenciador de janelas mais customizável,( citei o Zen walk antes por me lembrei que foi a primeira distro que isso ficou bem claro para mim, pois tinha um tudo passo a passo para instalar do seu jeito), agora se vc achou mais ou menos, ou gostou mas quer dar aquele toque pessoal, concordo que ele é limitado, da até para instalar o CCSM e brincar um pouco, como o Unity é novo faltam ferramentas de configuração e com o tempo a própria canonical ou a comunidade desenvolvam (hum, gostei de ideia, quem sabe não entre em minhas resoluções de ano novo?).

    Ednaldo José de Almeida (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 11:31 pm

    Eu sou mais um que ficará longe do ubuntu+unity por um longo tempo…
    Despois de 2 anos de uso meu ubuntu ficou imprestável.Não sei se sou só eu mas tenho notado que o ubuntu (mesmo em sua versão LTS que uso) tem ficado cada vez mais instável e com bugs já velhos e conhecidos…
    Dei uma chance para o 11.10 ficando alguns dias explorando a interface mas não me adaptei em ficar “escravo do teclado” sendo obrigado a pesquisar programas ou “espetá-los” na dash, que por sinal achei irritante com seu comportamento de auto-ocultar.
    De resto o mesmo pulseaudio problemático, e um consumo de recursos cada vez maior, quando instalei o 10.04 raramente meus 4GB de ram eram usados agora é swap constante!
    Diante de tantas decepções acabei voltando ao debian, e que diferença em leveza e responsividade.
    É chato isso mas espero que a canonnical preste mais atenção ao “bafafá” que está gerando entre seus usuários.

    Ely (usuário não registrado) em 14/12/2011 às 1:27 am

    Agora estou usando Xubuntu 11.10 Gnome Shell. Os recursos do Ubuntu, mais leve, com uma interface moderna. Está perfeito aqui.

    Patola (usuário não registrado) em 15/12/2011 às 11:52 am

    Tiago, você disse que apontaria 10 erros do Unity em interação homem-máquina. Por que não mencionou, digamos, pelo menos 2 ou 3 deles? “Show me the code!” – se você tem argumentos, diga-os, não fique dizendo que os tem!

    Me acostumei muito rapidamente ao Unity. Achei uma interface formidável, ágil e produtiva. A única dificuldade que tenho com ele por enquanto é em como rodar shell scripts – o Alt-F2 não presta pra isso.

Este post é antigo (2011-12-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.