Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Info declara 2011 o ano do Android

Via info.abril.com.br:

(…) No dia 3 de fevereiro o INFOlab testou o primeiro smartphone do ano com Android 2.1, o Spice, da Motorola. Com uma tela de 3 polegadas, o smartphone rodava o sistema com um processador de 528 MHz de um só núcleo. Atualmente o Galaxy Note ocupa a dianteira na corrida com um processador dual-core de 1,4 GHz.

Até o Honeycomb surgir em março com o Xoom, os tablets com Android enfrentavam duras críticas por seu sistema de smartphone rodando em uma telona. De fato a experiência ainda não acompanhava o hardware. Felizmente o desenvolvimento do Android 3 evoluiu, se somou à necessidade de fazer frente ao iPad 2 e em outubro os dispositivos com Honeycomb já somavam 6 milhões ao redor do mundo.

Os desenvolvedores acordaram para a plataforma e a oferta de aplicativos cresceu. Este mês a Android Market atingiu 10 bilhões de downloads, número ainda inferior à AppStore, da Apple. A quantidade de transações chamou a atenção dos criminosos. As ameaças virtuais a aparelhos com Android cresceram 400% em um período de seis meses. Aplicativos que sequestravam dados dos usuários foram identificados, gerando inúmeras controvérsias com o sistema de aprovação da loja.

Para 2012 as previsões não são muito diferentes, a não ser que o Windows Phone acorde de vez ao redor do mundo e abocanhe um pouco da fatia do Google.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 12:07 pm

    Pelo que eu entendi, as versões do Android em 2011: 2.0, 2.1, 2.2, 2.3, 3.0, 3.1, 3.2, 4.0. São 8 versões, sendo 6 delas, na prática, “major versions”, no decurso de apenas um único ano.

    Magno (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 12:24 pm

    Como sou INFOfóbico essa notícia não me empolga. Gastaria de ver o robozinho verde na capa da Time Magazine ou no editorial do NYT.

    Lucas R. Martins (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 1:41 pm

    Como se a INFO tivesse autoridade e credibilidade para “declarar” alguma coisa. (Não tirando o reconhecimento do Android, é claro)

    jrk (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 2:08 pm

    Perdi meu “feature phone” com 2 anos de uso e comprei um LG 600MHz com Android, tela 3.2″ 320×480, por 440 dilmas. Nessa faixa só tem Android.

    meujoystick (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 3:27 pm

    Pra mim só Android de agora em diante… Saí do Milestone e agora tôc om um Galaxy S II. Android é só alegria.

    Walker (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 4:00 pm

    Aparelhos bons ainda são caríssimos. Estou saindo de um Galaxy 5 que custava na época 600 pila, estou passando pro Atrix por 900 pila, mas não gasto mais de 1000 num smarthphone n. N acho que compense.

    Spif (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 4:23 pm

    Eu to esperando o Windows Phone 7.5 da Nokia. Extremamente decepcionado com os fabricantes de Android. Nenhum trata com respeito os seus clientes.

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 5:52 pm

    Todos os aparelhos Android que tenho me atendem muito bem. Eu tenho um Galaxy 5 e um Tablet Asus TF101. E dos que eu “não tenho” também gosto muito (O Galaxy Tab do meu irmão).

    Os outros aparelhos dos meus colegas também só mereceram até hoje elogios da parte deles (Galaxy SII, Galaxy S, LG P500, Defy, Galaxy Tab “grande”, etc).

    Enquanto o principal concorrente parece que foi feito em Sparta antiga, o Android parece produzido em Atenas: é configurável e dá liberdade aos usuários e desenvolvedores. Não há um aparelho igual ao outro, eles são o retrato do dono, não do fabricante.

    Àqueles cuja filosofia de vida não combina com o Android e, portanto, são impossíveis de agradar, aviso que a MS está fazendo uma desesperada tentativa de ganhar mercado dando aparelhos da defunta Nokia de presente de natal para esses insatisfeitos. Aproveitem!

    spif (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 5:46 am

    Filosofia compatível com o Android. Hmmm. Vc quer dizer, gostar de sistemas operacionais desatualizados, aparelhos descartáveis e falta de segurança?

    Da última vez que eu ví, quem gostava disso eram os usuários de Windows NT 4 ou Windows ME.

    Dwkeka (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 10:50 am

    Tem quase 2meses q comprei o galaxy 5 c/o android atualizado p/versao 2.2,Pois é um celular alem de ser bom é barato. Esse galaxy 5 atendi todas as minhas necessidades.

    spif (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 4:34 pm

    Caras, eu fico espantado de ver vocês elogiando o Galaxy 5. Achei muito ruim e lento.

    Tiago (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 10:29 pm

    Filosofia compatível com o Android.
    Hum… Significa ter que ficar procurando hacks, compilando programas? Não obrigado. Eu já trabalho 10 horas por dia com desenvolvimento de sistemas! A última coisa que eu quero é quebrar cabeça com telefone. Que ligar e usar. Sem me preocupar com nada.

    Tiago (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 10:31 pm

    Ah, outra coisa, a Info não é para profissionais de informática. Acho que é para administração. Afinal, eles já não sabem nada de nada mesmo, então continuam sem saber nada de mais alguma coisa.

    Porfirio (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 3:59 am

    Quando eu falei de “filosofia compatível com Android”, os trolls de plantão sabiam muito bem do que eu estava falando. Não estou nem um pouco interessado em replicar.

    Sobre o Galaxy 5, ele é sim um aparelho muito bom. Só precisa ser lembrado que ele é um celular e não um computador ou um tablet. O Android, no lugar de um “dumb system”, acrescenta muitas possibilidades interessantes a ele. Mas pra ver vídeos, editar textos longos, abrir coisas mais pesadas, entupir ele de aplicativos ou tirar onda com os amigos nerds, vc. precisa de um hardware mais poderoso. Normal.

    Pra quem quer “ligar e usar” (utopia, na verdade, ao usar qualquer sistema que permite acrescentar qualquer outra coisa que não venha do fornecedor) o Android, creio que seja perfeitamente possível fazer isso, subutilizando o aparelho. Não sei ao certo porque nunca testei. Para mim a filosofia Android, o motivo pelo qual eu os compro, é “usar, personalizar e estender”. Como já disse em outro comentário, ele assume a minha cara, não a do fabricante. E eu gosto muito disso.

    Um aparelho Android bem cuidado, com aparência e funcionalidades interessantes demonstram que o seu dono é uma pessoa inteligente. Agora, se o dono do aparelho em questão não for lá tão… Humm… Ok. Acho que entendi o ponto de vocês.

    Agora fiquei curioso… Nunca precisei procurar nenhum hack ou compilar nada no Android. Programar e tunar ele com algum Mod parece ser interessante, mas acho que não é minha praia. Sei que a MS faz esse tipo de propaganda, mas a realidade não confirma: de todo mundo que conheço que usa o sistema (e como isso cresceu nos últimos meses, pessoal, meu Talk tá cheio de figuras de robozinho nos contatos), conheço só três programadores e só um que programa pro sistema.

    Mas o que eu ia dizer antes de me desviar mesmo? Ah, sim: Independentemente da credibilidade da INFO ou de qualquer blog ou revista, 2011 foi o ano do Android sim.

    Foram 6 versões importantes em um único ano, com um desenvolvimento mais acelerado que qualquer outra distribuição Linux (natural, porque as outras já estão estabelecidas). Houve um “boost” de adoção, marketshare e atenção da mídia sem precedentes. O sistema alcançou a liderança de vendas em smartphones esse ano. E tudo isso é verdade, independentemente de quem diga.

    No ano que vem, liderança em adoção em tablets e adoção comercial do sistema em notebooks. 2013? Liderança em todos os tipos de computadores portáteis. O mercado móvel está se estabelecendo, e a liderança dele pertence ao kernel do Linus.

    spif (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 7:26 am

    “Mas pra ver vídeos, editar textos longos, abrir coisas mais pesadas, entupir ele de aplicativos ou tirar onda com os amigos nerds, vc. precisa de um hardware mais poderoso. ”

    Não. Você precisa é de menos crap no seu software.

    No lugar do Galaxy 5, essa aberração de tela pequena e letras imensas, eu comecei a usar um quench, que era vendido com o 1.5 na mesma época do G5, com o 2.3 do Cyanogen. Ele é ridículamente melhor.

    A única coisa fácl no G5 é fazer o root. Depois fica ridículo.

    Mas 2011 foi o ano do Android ser descoberto. Espero que 2012 seja o ano do Android ser repensado, tanto na participação comunitaria, como o que os fabricantes podem fazer com o sistema e bem como com o quê o Google faz com os seus dados e você nem nota.

    Esse foi um ano de descoberta. Agora é importante ver a consolidação.

    spif (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 7:28 am

    Outra: Por que partidários do Android sempre tentam ganhar simpatia dando a entender que ele é uma “distribuição Linux” para os celulares?

    Fernando Miranda (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 9:38 am

    Sejamos sinceros, única vantagem do Android é o preço.

    Rombo (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 11:14 am

    é, Galaxy S II e Atrix são uma verdadeira pechincha, Miranda…

    lapis (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 11:59 am

    O pessoal descredita a info.Independente ou não da sua parcialidade,ela é uma revista conhecida de uma empresa conhecida ,que topou ver o reconhecimento do sucesso do android.

    E para os trolls de alguns tempos atrás,demonstra que não há nada errado com o Linux e o software livre,mas sim com a montagem e distribuição dele que as distros populares não conseguem entender.

    Daniel (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 5:32 pm

    Eu até entendo os fanboys da Apple criticarem o Android em um fórum sobe Apple ou em um blog diverso. Mas não entendo tanto mimimi de frequentadores de um blog sobre Linux. É só porque o linux que faz mais sucesso no mundo, no varejo, não é um Debian ou Gentoo? Ou só porque é comandado por uma gigante? Não dá para entender estes nerds. O Linux nunca vingou no Desktop por causa disto, desunião e falta de padrão. Enfim.

    Jorge (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 6:45 pm

    Bem, não acredito na INFO mas 2011 deve ter sido o ano do android mesmo.
    Tenho minhas dúvidas ainda se o android é linux…
    Quanto ao preço ainda está caro, quando abaixar eu troco o meu smartphone por um android.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 6:50 pm

    Daniel

    “Eu até entendo os fanboys da Apple criticarem o Android em um fórum sobe Apple ou em um blog diverso. Mas não entendo tanto mimimi de frequentadores de um blog sobre Linux.”

    Neste caso não é fã da apple, é fã microsoft que está bufando de raiva nos comentários com a afirmação. Do tipo que quer gerar tumulto só.

    Porfirio (usuário não registrado) em 19/12/2011 às 1:42 am

    “Outra: Por que partidários do Android sempre tentam ganhar simpatia dando a entender que ele é uma “distribuição Linux” para os celulares?”

    Hã… Bem… Talvez porque ele seja? Kernel Linux + Middleware + aplicativos. A combinação é comparável ao Ubuntu que eu estou usando agora no meu Notebook. Ou ao Arduino que uso no meu projeto de facul.

    Porque partidários (ou pior) da MS, da Apple e de tudo o que é proprietário e reacionário, tentam abusar da democracia de sites como este para espalhar suas bobagens?

    @Fernando Miranda, é por isso que o fabricante que mais tem vendido smartphones no mundo todo, que sozinho já vende mais aparelhos que a Apple, é também a que vende mais caro? É por isso que o aparelho mais vendido da linha desse fabricante, o atual cavalo premiado deles, custa a bagatela de quase R$ 2000,00? Estranho…

    @Daniel, é porque esses “nerds” que aparecem nesse site de Linux não estão na verdade na casa deles. Eles aparecem aqui por outros motivos. Que eu saiba não há rancor entre nenhum usuário verdadeiro de Linux e o Android.

    @Weber: eu diria fã (ou pior, não sabemos) da MS que, sem armas no momento, se alia a qualquer um ou qualquer coisa que sirva pra atacar a maior rival dela atualmente. Mas o divertido é que os cães sempre ladram, e a caravana sempre passa.

Este post é antigo (2011-12-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.