Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IM: Projeto Telepathy chegando ao KDE4

Enviado por Ricardo Jorge B. Guimarães (rjbgboΘgmail·com):

“O Telepathy é o projeto que proporcionou o software de mensagem Empathy, que se tornou o padrão do Ubuntu e de outras distribuições Linux, que usam como ambiente gráfico padrão o Gnome – a possibilidade de comunicação de áudio e vídeo a redes XMPP (Gtalk e Jabber), MSN, entre outras. Nas minhas pesquisas pela internet, achei uma referência de que tal projeto já começa a ser projetado para ser implatado no software padrão de mensagem eletrônica padrão do KDE, o Kopete. Me aprofundando mais nas pesquisas, achei o site do projeto – KDE-Telepathy project. Essa é uma exclente notícia para os usuários do Linux, que tem uma preferência pelo uso do ambiente KDE. Estava faltando algo assim, e essa promessa chega em muito boa hora, já que chegou a hora de mudanças no projeto Gnome, outro dos ambientes gráficos mais usados no Linux; fora a implantação do Unity, pelo Ubuntu. Tomará que em breve possamos contar com essas novas funcionalidades, também no KDE.” [referência: pprjbgbo.wordpress.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 1:26 pm

    A notícia está estranha.

    Telepathy é o framework da freedesktop[1], o empathy é uma implementação dele.

    Cuidado pra não tornar tudo uma invenção da Canonical, quando não é o caso.

    [1] http://telepathy.freedesktop.org/

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 1:46 pm

    Se eles conseguissem colocar os principais sistemas de mensagens sob o mesmo framework iria ser mto bom, pq aí iriamos ter esforços concentrados em uma única solução :)

    guilherm_ (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 2:24 pm

    ok, eu nunca gostei muito do Empathy, alguem poderia me descrever quais as vantagens dele perante o pidgin ou kopete? Até gosto da ideia de ter todos meus ims, num unico programa, mas o pidgin e o kopete são muito espartanos pro meu gosto. Então tenho um programa pra tudo, pra gtalk, msn, skype e agora deixo sempre o facebook aberto. O Empathy aceita emoticons, webcan, e outras frescuras? Até hoje o unico multiprotocolo que me interessou foi o adium, pena que a plataforma dele nao me interessa.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 6:27 pm

    O Kopete deve até desaparecer em pouco tempo.

    Acho que vão implantar algo mais integrado, talvez até a própria implementação KDE do Telepathy que substitua.

    Vi o Aaron Seigo falando a respeito, agora não encontro.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 6:34 pm

    Eu uso o kopete hoje em dia, mas tem muito tempo que não vejo uma atualização no código do mesmo. E projeto sem ser atualizado é projeto morto

    arthas_dk (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 11:39 pm

    Cara com o empathy/telepathy vc tem um programa/biblioteca únicos para trabalhar com diversos protocolos de mensagens instantaneas e ainda acesso ao facebook. Os desenvolvedores agradecem!

Este post é antigo (2011-04-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.