Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


II War Driving Day – mapeando redes sem fio em Macaé

Enviado por Priscila Pereira (contatoΘseginfo·com·br):

“Acontecerá no dia 23 de agosto de 2011 em Macaé, no estado do Rio de Janeiro, o II War Driving Day! O objetivo do projeto é educar e alertar sobre segurança da informação, especialmente em seu aspecto mais técnico. Durante o War Driving Day será realizado o mapeamento das redes sem fio da cidade escolhida para a segunda edição. As informações coletadas servirão de base para a adoção de boas práticas de segurança em rede desse tipo.

Após o mapeamento de redes sem fio em Macaé, ocorrerão palestras gratuitas sobre segurança da informação, onde profissionais da área abordarão o compartilhamento de conhecimento de novas modalidades e técnicas de ataque, de defesa e novas tecnologias, assim como discutirão sobre o mercado de trabalho nessa área. O projeto é promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro e é executado em parceria pelas empresas Clavis e Green Hat Segurança da Informação.

A partir das 18 horas do dia 23 de agosto de 2011 teremos duas palestras que acontecerão no Auditório da Faculdade Salesiana (Rua Monte Elísio s/n – Vinconde de Araújo). A primeira palestra será realizada por Rafael Ferreira, Sócio-Diretor Técnico do Grupo Clavis Segurança da Informação, sobre o assunto “Aprendendo a atacar (e proteger) aplicações web através de jogos de guerra”. Logo em seguida teremos a palestra com Luis Serpa, Perito Criminal Federal em Informática da Polícia Federal, sobre o tema: “Forense Computacional no Âmbito da Polícia Federal – o dia a dia de um Perito Criminal Federal”.

A inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do email inscricoes@seprorj.org.br. Para mais informações sobre a primeira edição do War Driving Day, realizado na cidade do Rio de Janeiro, acesse o aqui o post sobre a primeira edição no Br.Linux.” [referência: wardrivingday.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Joao Paulo (usuário não registrado) em 18/08/2011 às 2:34 pm

    Que projeto mais bobo… falta do que fazer…

    Bremm (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 4:04 am

    Em 2004 fiz isso sozinho em Porto Alegre. Um hotspot ótimo para se monitorar era próximo de um provedor de internet que ficava no ponto “B” assinalado no Google Maps.

    Um outro lugar interessante para fazer-se medições é o Campus Central da UFRGS.

    Claro que não divulguei estes dados publicamente, até porque nunca foi do meu interesse explorar (ou desejar que outras pessoas explorassem) as falhas que encontrei.

    bill (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 11:09 am

    esse pessoal não tem o que fazer não?
    trabalhar por exemplo…

    Eumesmo (usuário não registrado) em 21/08/2011 às 12:11 pm

    Deve-se aprender tambm com as falhas dos outros

    André Machado (usuário não registrado) em 21/08/2011 às 2:11 pm

    Eu não moro no RJ, mas se morasse e descobrisse que o pessoal desse projeto – ou de qualquer outro – mapeasse a minha rede Wireless e divulgasse esses dados de qualquer forma ou para qualquer propósito sem minha autorização ou conhecimento certamente tomaria as medidas legais cabíveis contra eles.

    Bremm (usuário não registrado) em 21/08/2011 às 10:11 pm

    @André Machado

    Usar rede aberta (ainda) não é contravenção, e tampouco, crime. Qualquer juiz sensato iria encerrar o caso na primeira audiência.

Este post é antigo (2011-08-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.