Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


HTC não vai mais “proteger” o gerenciador de boot dos seus smartphones

A HTC ouviu seus clientes e não vai mais persistir em gerenciadores de boot “protegidos”. Os boots “travados” são uma forma de as fabricantes de smartphone dificultarem a instalação de versões alternativas dos seus sistemas operacionais, prática desejada por cada vez mais clientes que compreendem o potencial de um sistema operacional open source, por exemplo.

O anúncio de que a prática indesejada vai cessar foi feito pelo próprio CEO da empresa, via Facebook, agradecendo aos consumidores pelo feedback e pela paciência. (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cleverson (usuário não registrado) em 27/05/2011 às 4:01 pm

    Decepcionante o fato das operadoras brasileiras desprezarem os dispositivos da HTC, sabe-se lá exatamente por qual motivo. O HTC Sense é, por mim e por muitos, considerado a melhor interface do Android. Algumas pesquisas mostram que nos Estados Unidos a HTC tem a maior participação de mercado entre os dispositivos Android.

    Realmente vivemos no país do iPhone, onde o desejo por status supera a realidade.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/05/2011 às 4:10 pm

    Cleverson

    “Realmente vivemos no país do iPhone, onde o desejo por status supera a realidade.”

    Aqui em Porto Alegre, imagino que em outras cidades do Brasil tbm, filas no shopping para o evento de moda, digo, adquirir o tablet da moda, digo … deixa assim.

    Sobre a HTC, voltou a ser a primeira marca a ser observada quando procurar novo aparelho.

    Cleverson (usuário não registrado) em 27/05/2011 às 4:17 pm

    Em tempo, a tendência dos smartphones é separar hardware, software e serviços das operadoras – já alardeado por muitos aqui. A próxima ruptura nesse mercado deverá ocorrer quando um dispositivos permitir instalar qualquer sistema operacional, ou até múltiplos.

    renato (usuário não registrado) em 27/05/2011 às 4:41 pm

    será ainda melhor quando eles liberarem os binários da “camada de radio”

    André Moraes (usuário não registrado) em 27/05/2011 às 4:49 pm

    @Cleverson

    Grub rodando no celular com lista de S.O. instalado.
    Realmente é uma visão muito interessante do futuro e tomara que você esteja certo.

    O próximo passo na revolução seria poder comprar meia dúzia de componentes, uma placa base e montar o seu próprio celular em casa como já é feito hoje com os Desktops.

    Isso sim seria revolucionário! :D

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/05/2011 às 5:16 pm

    Cleverson

    “A próxima ruptura nesse mercado deverá ocorrer quando um dispositivos permitir instalar qualquer sistema operacional, ou até múltiplos.”

    Tecnicamente é simples, a questão é comercial com as operadoras. Então não tem perspectiva de mudar .

    Tiririca (usuário não registrado) em 27/05/2011 às 5:17 pm

    Bem que a Motorola poderia desbloquear o bootloader do Atrix. Imagina um dos melhores celulares já lançados, com as roms customizadas!!! Perfeição!

    Por falar nisso, já da pra ter o Debian completo no Webtop do Atrix. Já instalei o chromium, LibreOffice, entre outras coisa e uso pela minha lapdock. Agora sim um laptop de verdade pelo Atrix.

    Pasquale (usuário não registrado) em 27/05/2011 às 5:28 pm

    PARABÉNS!!!! É desse tipo de iniciativa que precisamos. Considero seriamente a minha próxima compra de dispositivo como sendo um HTC. Eu tenho um velho (HTC Athena X7501) que até hoje não me deixou na mão.

    Acho que todo mundo deveria sinalizar à HTC que gostou de sua atitude, a começar postando uma mensagem no facebook dizendo que apóia a iniciativa. Eu já pus a minha. Repassar isso nos fóruns e periódicos relacionados também ajuda. É preciso criar esse tipo de consciência que os direitos digitais existem e que os consumidores vão sim preferir os dispositivos que mais os respeitem!

    Mauro (usuário não registrado) em 27/05/2011 às 6:16 pm

    Não precisa esperar liberarem os binários, mas sim esperar o oFono estabilizar no repositório do MeeGo:

    http://meego.gitorious.org/meego-cellular/ofono

    E isso não demora muito, se vc. analizar os últimos posts vai descobrir que já estão na fase de depuração.

    Depois de estabilizado, é uma questão de portar para sua distro favorita que tenha repositório ARM. Ou usar o MeeGo mesmo. O único ‘truque’ que talvez seja necessário vai ser copiar o driver RF do kernel linux do Android e fazer um layer de ajuste, como fizeram com o driver WiFi da Broadcomm no OpenWRT, que não tinha fonte. Ou seja, se o dispositivo responsável pelo RF não tiver drive aberto, tem como resolver, sem problemas legais, porque ao comprar o aparelho vc. comprou o driver. Não demora muito para vermos howtos de instalação de Debian ou Ubuntu em tablets e smartphones.

    MarcioTorres (usuário não registrado) em 27/05/2011 às 8:30 pm

    Parabéns… Nossa eu escutei um ruído Mooooooootooorooooooooooooolaaaa.

Este post é antigo (2011-05-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.