Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google disponibiliza código-fonte do Android 4.0 Ice Cream Sandwich

O Google anunciou a disponibilidade do código-fonte do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich ou ICS) – mais precisamente, é o código dos componentes publicamente disponíveis do software que virá pré-instalado no Galaxy Nexus, anunciado conjuntamente pela Samsung e pelo Google.

De brinde, embora espalhado no histórico dos arquivos e em sua maior parte sem tags, vem também o código-fonte do Android 3.0 Honeycomb, acompanhado do alerta: “como o Honeycomb era meio incompleto, queremos que todo mundo se concentre no ICS”.

Espera-se que o código correspondente a outros aparelhos além do Galaxy Nexus seja acrescentado ao repositório oficial nas próximas semanas. Como nota o The H, a disponibilidade do código antes da chegada dos aparelhos marca uma melhoria considerável em relação às versões anteriores. Parabéns pela nova forma de agir com relação à abertura do código! (via h-online.com – “Google releases Android 4.0 Ice Cream Sandwich source code – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 10:56 am

    Bem, a Google havia postado que nao disponibilizaria o codigo do 3.x, na que nao disponibilizaria mais o Android apos a serie 2.x. Muito nobre da parte da Google manter a palavra, uma vez que essa pratica nao eh necessariamente comum no mundo das gigantes da informatica. A Nokia por exemplo desistiu antes que a comunidade externa a empresa pudesse ter tempo de assimilar e efetivamente trabalhar no codigo do sistema. Acharam que era soh disponibilizar e milhares de pessoas sariam desesperadas reconstruindo todo o Symbian OS. Acredito que isso ajude muito a Google com os problemas de seguranca, que foram muito intensificados na serie 3.x. Parabens.

    Alexandre Arruda Paes (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 11:09 am

    Acabaram-se as ‘férias’, Cyanogen…
    Ao trabalho! :-D

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 11:27 am

    Notícia fazendo os Google Haters (voluntários e profissionais) trabalharem duro em pleno feriado.

    Vão precisar atualizar o discurso para recomeçar amanhã.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 11:51 am

    Cadê os GoogleTrools de plantão, vamos lá comentem, digam que o google está usando uma estratégia para as próximas versões. Têm um ditado que diz que cada um mede o próximo segundo sua régua.

    Possa ser que amanhã o google feche o código do Android, mas não foi desta vez. As vezes precisamos buscar erros nos outros para justificar nossas ações, é o que vejo neste caso, quer defender iphone, ipad e etc., faça, diga que tem um sistema melhor, mais rápido, até mesmo mais segura, mas não diga que é tão livre quanto o Android.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 11:53 am

    Valeu Augusto, sempre valorizei sua imparcialidade e seriedade, apesar de usar mac,kkkkkk. Por isso que o BR-Linux é um sucesso.

    tuxmind (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 11:58 am

    Onde estão os céticos que diziam que o Google ia fechar o código do Android?

    Na altura, a Google decidiu não lançar o código fonte do Honeycomb para prevenir que a comunidade tentasse adaptar o Honeycomb aos smartphones. Isso iria fragmentar ainda mais a plataforma.

    E agora para surpresa de todos o código fonte do ICS foi disponibilizado antes do lançamento do Samsung Galaxy Nexus no mercado :)

    tuxmind (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 12:10 pm

    @psicoppardo

    Vale a pena lembrar que o Google tem esse direito de fechar o código. Esse direito está garantido na licença que é utilizada. O importante é salientar que o Google cumpriu a sua palavra de que ia disponibilizar o código fonte do Honeycomb. Mas só depois do ICS estar pronto. Porque o ICS iria “unificar” a paltaforma (smartphones/tablets). Nada impede o Google de “reter” o código durante algum tempo em futuras versões. Mas sinceramente não acredito que fechem o código. Isso seria matar o projeto Android.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 12:49 pm

    Parabéns ao google por manter a palavra. Isto está cada vez mais raro no mundo das grandes corporações. Eu mesmo estava bastante desconfiado que esta abertura não fosse acontecer ou mesmo que fosse bastante atrasada. Me enganei.

    @tuxmind, quando foi que “cético” virou um adjetivo ofensivo, begativo? Pra mim era e continua sendo um elogio. Eu, mesmo tendo me enganado quanto à posição da empresa, continuo me mantendo cético em relação a esta e qualquer outra promessa de qualquer empresa ou pessoa que seja.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 12:58 pm

    @Leandro Santiago (tenchi), desde que os ceticos duvidem do google, sabe como é , coisa de fandroid.

    Mas é assim que se faz google, agora os desenvolvedores independentes podem concertar a sua burrada na estrategia de atualização do android, os geeks comemoram, os plebeus continuam a sombra das operadoras e fabricantes :)

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 1:31 pm

    Eu mesmo que gosto do google, no geral, não gostei dessa atitude de fechar o código e desconfiava que iriam adiando até tentar fazer no esquecimento e nunca liberar. Me contradisseram, que bom.

    Agora, ser cético é uma coisa, mas comparar essa atitude do Google, de PRIMEIRO liberar e DEPOIS fechar com generalizações tipo “todas empresas são iguais”, comparando com empresa que NUNCA liberou código e ainda combate software livre.. fica entre ignorância e trolhismo puro.

    arthas_dk (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 1:33 pm

    Humberos para o Galaxy Tab deve estar a caminho já :D

    tuxmind (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 7:38 pm

    Isto é uma boa noticia para o mundo “open source”, talvez por isso não tem interesse para aqueles que só criticam mas não conseguem fazer melhor. Para esses “BOAS” notícias são aquelas em que dá para “meter o pau” na MS na Apple, no Google, e em todas as empresas que fazem “burrada”. Eu gostava de ver esses “espertos” fazendo melhor. A única coisa que conseguem fazer é a junção da palavra “fan” com apple ms boy e droid… :P

    Furanus Alheius (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 7:49 pm

    @Alexandre Arruda Paes, …

    disse tudo … XD

    Isaac (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 10:32 pm

    Um certo Carlos Cardoso deve estar “pooor aquiii” com a notícia.

    DanBroken (usuário não registrado) em 15/11/2011 às 11:32 pm

    Bom, está aí o código para todos que diziam que o Google iria fechar o código. Que exista muito “hater” do Android no lado dos usuários da Apple, é compreensível, já que o robô só sobe no mercado, deixando o iOS para trás. Agora não entendo porque há tanto “hater” no lado dos Linuxers. Quando o Linux finalmente consegue emplacar no varejo, alguns usuários ficam infelizes. Incompreensível. Boa Google, não fez mais que a obrigação.

    spif (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 6:22 am

    @danbroken, Isso aí, já que Android é o Linux que deu certo.

    Android não é o que chamam de Linux, não é completamente livre pois tem parte proprietária do Google no meio.

    A única parte que se salva no seu comentário é que o Google não fez mais do que o necessário para continuar fingindo de forma eficiente que é algo aberto.

    Só pra lembrar, não alimentem os trolls. No máximo, modere-os. hehehehehe

    Rodando em mais da metade dos smartphones, é normal que haja haters.

    DanBroken (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 8:50 am

    @Spif e qual o problema nisto? Se o Android fosse distribuído do com os componentes livres, ainda assim eu correria atrás de instalar o Market e outros componentes como Gmail, Gtalk e Youtube, assim como é feito na Cyanogenmod, onde estes elemento são distribuídos separados.

    Troll com fome... (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 9:36 am

    Até hoje não sei se o @Leandro Santiago (tenchi) é homem ou mulher (traveco, gay, afeminado, sem preconceitos!)…
    Alguem ai diz?

    Spif (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 11:14 am

    @DanBroken

    Seria melhor se ele fosse distribuído com os Drivers.

    Na versão que eu instalei do CyanogenMOD, ele veio com um instalador automático.

    Spif (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 11:19 am

    @MarcosAlex, falando em moderação, e saindo do tópico, vocês conseguem ver os links para moderação? Em dois navegadores diferentes eu já não consigo ver.

    É problema no cache do servidor (ou na interação entre ele e o script), não está aparecendo para várias pessoas – nem pra mim quando estou logado. Já vou dar rollback numa medida de ontem e assim corrigir o problema para os usuários afetados.

    Não entendo toda essa euforia dos droidboys. Não mudou nada. Tirando a parte que é GPL, o Google continua só abrindo o código do Android se quiser e quando quiser. O Android continua como antes, livre e aberto, mas só até certo ponto. Essa situação só mudaria se não houvesse partes proprietárias no Android e se o código estivesse inteiramente sob uma licença que obrigasse à abertura permanente. Por enquanto, nada de novo sob o sol.

    renato (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 12:31 pm

    @boi

    Não existe licença que obrigue abertura permanente a Google como dona do copyright do “framework” android tem o direito de mudar a licença no momento que bem entender. Nenhuma licença tem o poder de retirar esse direito do dono do Copyright.

    Spif (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 2:20 pm

    @renato, menos no Kernel, que é forçosamente aberto, pois deriva de software com GPL v2

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 5:46 pm

    Pra considerações, ganhei de presente de aniversário (na verdade, metade dele) um Asus Transformer :)

    Assim que eu liguei ele na rede, o aparelho baixou e instalou automaticamente uma atualização de segurança/corretiva e, no feriado, a atualização para o 3.2. Sim, fácil assim.

    Com o código-fonte do ICS já liberado, não duvido nada que eu receba de presente de natal da empresa a atualização “automágica” para o ICS antes do fim do ano (início de Dezembro talvez não seja otimista demais).

    spif (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 7:59 pm

    @Porfirio

    Primeiramente, parabéns pela data e pelo presente! Na Asus dá pra confiar.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 17/11/2011 às 3:29 pm

    Para quem não conhece, existe uma distribuição “100% livre” do Android, chamada Replicant. É compatível com vários celulares (embora poucos tenham todas as funções operacionais) – e respeita a privacidade do usuário, na medida do possível.

    Para quem tem um HTC Magic encostado (o Replicant funciona 100% nele), vale a pena testar a “distro”!

Este post é antigo (2011-11-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.