Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google, Bing e o conceito de sucesso da Mozilla

O anúncio de que a Fundação Mozilla publicou ontem em parceria com a Microsoft uma versão customizada do seu navegador Firefox que tem o Bing como o site de busca default, no lugar usualmente ocupado pelo Google, deu margem a interpretações diversas.

Boa parte delas tem base no interessante timing do anúncio: o contrato da Mozilla Corporation com o Google, que garante há anos a maior parte dos recursos financeiros do projeto, vence em novembro, e não se sabe se vai ser renovado, ou em que bases.

No meu post no TechTudo eu ofereço a minha opinião sobre o assunto, seguindo a trilha dos dólares mas também colocando as suposições (e a situação atual) em perspectiva, à luz da definição de sucesso divulgada pela Mozilla.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 2:14 pm

    Para mim Não obrigado,e a primeira coisa que eu despacho para o limbo ao instalar ou atualizar o navegador que essa coisa vem junto ainda bem que isso aí não vem não vem Seamonkey o navegador que eu mais utilizo.

    Spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 2:45 pm

    Augusto, acho bom o seu comentário. O foco na discussão moral é interessante, e podemos dar mais uma indicação de que o movimento pode ser para o Bing.

    A Microsoft apoia o Do Not Track (http://online.wsj.com/article/SB10001424052748704150604576166632817863302.html) e o Google, não.

    Eu acho que isso diferencia bem os dois lados da questão.

    Eu acho que tem uma coisa que precisaria ficar clara. A Mozilla é uma entidade sem fins lucrativos, criada para apoiar o desenvolvimento do Firefox e de outros softwares livres? Ou é, como sugerem alguns leitores do blog, “uma empresa como qualquer outra”? Eu sempre pensei que fosse o primeiro caso. Mas também pensei, no início, que o Android fosse um sistema de código aberto. E depois todos vimos que não é bem isso.
    Enfim, gostaria que alguém me esclarecesse. A Mozilla é uma entidade sem objetivo de lucro, ou é só mais uma empresa desenvolvedora de software, como a Opera, por exemplo?

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 3:15 pm

    Mas a MS não faz o IE também? Competidor por competidor…

    Spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 3:16 pm

    @boi é mista. Segundo uma propaganda da própria Mozilla: “.com brains, .org heart”.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 3:24 pm

    Tércio Martins

    “Mas a MS não faz o IE também? Competidor por competidor…”

    Pois é, ainda com a significativa diferença que a Mozilla pode usar código do Chrome se quiser (e obedecer a licença, claro).

    Enquanto isso o IE vai ficando cada vez mais embutido dentro do windows como um típico caso de um produto/serviço monopolista alavancando outros.

    Glauco (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 3:57 pm

    Pessoal, a Mozilla precisa de dinheiro para financiar o projeto, se tem uma empresa querendo pagar mais pelo serviço, qual o problema nisso? E para os usuários muda muito pouco pq é possível alterar facilmente o site de busca padrão.

    CaioCaFe (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 4:32 pm

    A maioria das empresas de software livre sobrevive de serviços. Todos os grandes projetos tem suporte de grandes empresas.

    Spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 4:36 pm

    @Glauco

    E nós sabemos que a Mozilla não vai concordar com uma proposta que dificulte a vida do usuário.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 4:45 pm

    Será tão complicado assim entender que não é uma escolha “dinheiro vs pobreza absoluta” ?

    É uma escolha entre dinheiro grande de um, ou dinheiro grande de outra.

    Sendo a MS uma empresa que vai contra o que a Mozilla briga.

    Praticamente a mozilla se fez razão de existir o fato da MS ter então um monopólio com um browser tosco, cheio de ActiveX e outras bizarrices.

    Antônio Pessoa (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 4:48 pm

    Resumindo de forma grotesca: a Mozilla Fundation é a dona da marca/direitos dos projetos Open Source que estão sob suas asas (Firefox, Thunderbird, etc). É como o caso do FreeBSD Fundation, que é dona da marca/direitos FreeBSD. Isso acontece para que um individuo não se apodere da marca/direitos dos softwares em questão.

    A Mozilla Corp. é quem paga os salários dos programadores, equipe de marketing, diretoria, etc. daquelas que trabalham nesses projetos e na própria MoCo (como é conhecida a Mozilla Corp.).

    Apesar da Mozilla Fundation ser uma entendida sem fins lucrativos, alguém tem que pagar os funcionários responsáveis por tudo isso. Eles tem um modelo sustentável para dar continuidade ao projeto e que é muito eficiente.

    Quanto a Microsoft e seu IE, o Firefox não concorre com o Windows, concorre com o IE, mas quem dá dinheiro para a Microsoft não é o IE, mas o Windows, Office, entre outros. Ela quer conquistar novos mercados, publicidade on-line, por exemplo, e nada melhor que juntar seus ~40% de marketing share do IE com os ~25% de marketing share do Firefox para abocanhar ~65% do mercado de publicidade on-line com o Bing. E o Firefox vai indo de vento em poupa enquanto isso.

    Leia mais: http://meiobit.com/93184/bingfox-a-parceria-que-fez-muito-fanboy-chorar/

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 5:16 pm

    @Glauco, as questões “De que empresa se trata?”, “O que ela realmente pedirá em troca?” e “Como ficará a nossa imagem ao ter essa empresa como parceira?” não são irrelevantes.

    Durante todos esses anos a Microsoft foi “radioativa”, envenenando com seu modo de ver o mundo tudo aquilo que tocou. Enterrou empresas, destruiu carreiras, lesou consumidores e estragou padrões, tudo isso em benefício próprio.

    Não é exatamente a melhor parceira que qualquer projeto de software aberto pode escolher.

    Eu, por exemplo, deixarei de usar o FF no caso de uma parceria com a Microsoft. Quero impedir que qualquer dinheiro, direto ou não, vá engordar (ao menos legitimamente, o que não é o caso do Android, por exemplo) os cofres dela. Sim, isso é uma posição pessoal. Mas como eu, existem muitos. A Mozilla está disposta a perder esses usuários?

    spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 5:49 pm

    @porfírio

    Não é bem assim. A Microsoft vem colaborando com o do not track, que o Google rechaçou. As declarações sobre privacidade foram bem esquisitas. A política deles é pior que a do Bing.

    Não é só dinheiro, é moral também.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 5:54 pm

    Porfirio

    “Eu, por exemplo, deixarei de usar o FF no caso de uma parceria com a Microsoft. Quero impedir que qualquer dinheiro, direto ou não, vá engordar (ao menos legitimamente, o que não é o caso do Android, por exemplo) os cofres dela. Sim, isso é uma posição pessoal. Mas como eu, existem muitos. A Mozilla está disposta a perder esses usuários?”

    Não é o único, e certamente muitos dos que vão deixar de usar vão fazer esforço, merecido, para que mais gente deixe de usar.

    Se a Mozilla for ingênua para destruir a imagem que construiu, que assim seja.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 6:09 pm

    @Spif, a Microsoft vem colaborando com o do not track com o único propósito de tentar destruir ou debilitar uma concorrente sua. Desde literalmente o século passado, é isso o que eles fazem. Não há nenhum amor à filosofia do serviço. Não se engane (se é que você realmente não sabe), a Microsoft não tem nenhuma moral.

    Aparte disso, a empresa continuará tomando as mesmas atitudes anticompetitivas de sempre. Caso o FF lhe ameace em algum momento, a Microsoft tentará destruí-lo (não falo de competição: falo da conhecida prática de fagocitar e eliminar que sempre caracterizou a MS).

    Antônio Pessoa (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 6:14 pm

    O Google continua como motor de busca padrão do Firefox, esta é apenas uma ALTERNATIVA com o Bing como motor de busca do Firefox. Ninguém vendeu a alma, é só um modelo de negócio, ganhar dinheiro com buscas e publicidade. Todos ganham, Microsoft, usuários, Firefox. Quem perde nesse caso é o Google.

    Antônio Pessoa (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 6:20 pm

    “Caso o FF lhe ameace em algum momento, a Microsoft tentará destruí-lo (não falo de competição: falo da conhecida prática de fagocitar e eliminar que sempre caracterizou a MS).”

    E esse tempo todo o Firefox fez o quê? Retirando market share e obrigando o IE a evoluir?

    A maior parte dos usuário do Firefox não se preocupa com esse tipo de questão, o sucesso do Firefox não está nos geeks/nerds e sim nas massas. Os ~25% do market share dele não são compostos por gente ligada ideologicamente ao Free Software, no máximo ~0,25% (já que o percentual de usuários Linux é de ~1% e estamos falando de 25% dos acessos a Internet, conta meio tosca, só para brincar com dados ;).

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 7:09 pm

    Isso é só um chamariz pro Google voltar a bancar o Firefox. Essa versão customizada pode ficar no rodapé dos sites oficiais da Mozilla. Claro, desde que Google renove os contratos milionários.

    Alguém citou aí o Meio Bit. Não são muito abalizadas as opiniões do meio-bit, devido a arrogância e puerilidade de seus comentaristas. Pra mim, nem é um site de tecnologia, é mais um esquema de fazedores de brisa.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 7:27 pm

    @Antônio:

    “O Google continua como motor de busca padrão do Firefox”

    De acordo com o assunto que estamos discutindo, não continua não.

    O bing já é uma opção a algum tempo (e sempre foi possível acessar o serviço diretamente, mesmo que ele não estivesse lá na “caixinha”). O que iria acontecer nesse caso é que a tela Home default e a posição default na caixinha de busca mudariam para o Bing.

    Qualquer um pode negar o default e escolher seu mecanismo de busca preferido, mas é fatal que vc. esqueça de fazer isso vez em quando. É aí que o Bing pretende ganhar.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 7:36 pm

    @Antônio:

    “E esse tempo todo o Firefox fez o quê? Retirando market share e obrigando o IE a evoluir?”

    na minha cabeça seria mais…

    “E esse tempo todo o Firefox fez o quê? Retirando market share e incentivando o IE a morrer e a web a evoluir?”

    O dano que a Microsoft fez à web provavelmente nunca será reparado. Ela atrasou as aplicações DHTML de qualidade em mais de cinco anos na tentativa de impôr seus padrões na contramão da W3C. Matou o Netscape com práticas comerciais desleais (em cujo código foi baseado o primeiro Mozilla, que deu origem ao Firefox. Licença poética…), que se preocupava em respeitar e promover esses padrões.

    Jose Luis (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 7:44 pm

    Não vejo muitos problemas nisso. A mozilla vai usar esse ou aquele buscador e que diferença isso faz? Nenhuma! Eu uso o que quiser. Mas deixar de usar o firefox por que recebe dinheiro da microsft ou google jamais faria isso. A mozilla esta correta. Tem mais que buscar os melhores acordos. Esse negocio de tratar a microsft como a vilã de tudo que acontece é folcore. Antes que alguem diga algo eu uso Linux, firefox e todos os programas realacionados com o linux.

    Denis (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:06 pm

    @Antonio,
    Depois que você mencionou 25%, continuei lendo os outros comentários, e quando cheguei no último pensei, agora já devem ser 20% :-P

    spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:50 pm

    @porfirio,

    A Microsoft vem melhorando o nível de jogo dela a cada release do IE. Claro, ela ainda tem as peculiaridades dela, mas, hoje em dia, ela tem muito mais moral do que o Google para se posicionar como alguém que possa ajudar a Web. Do Not Track é só uma parte disso.

    O problema é que o Google se move para envolir a Web e transforma na sua GoogleWeb+. “Padrões” forçados aqui e ali, tracking de usuários, compra de empresas inovadoras, criação de um navegador… devagar ele vai apertando e abocanhando a Web.

    “O dano que a Microsoft fez à web provavelmente nunca será reparado. Ela atrasou as aplicações DHTML de qualidade em mais de cinco anos na tentativa de impôr seus padrões na contramão da W3C. Matou o Netscape com práticas comerciais desleais (em cujo código foi baseado o primeiro Mozilla, que deu origem ao Firefox. Licença poética…), que se preocupava em respeitar e promover esses padrões.”

    E ainda assim apoiam o Google quando ele está fazendo a mesma coisa, só que mais sutilmente.

    spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:51 pm

    o Antônio Pessoa aponta o que todo Google Fanboy espera esconder. Merece o troféu da thread, facilmente.

    spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:53 pm

    O José merece a medalha de prata, pelo esclarecimento.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 9:14 pm

    O problema da Microsoft, principalmente, foi seu software legado. O Internet Explorer 6 foi a maior joça da história da Internet. Ainda me lembro do ódio que sentia quando aquele lixo não renderizava simples imagens PNG com fundo transparente. O problema é que quando você tem uma porcaria daquelas sendo utilizada por 95% da população, como era por volta de 2005/2006, há um atraso geral no desenvolvimento de novas tenologias e no respeito a padrões.

    José…
    “Esse negocio de tratar a microsft[sic] como a vilã de tudo que acontece é folcore. Antes que alguem diga algo eu uso Linux, firefox e todos os programas realacionados com o linux.”

    Você pode utilizar o OpenBSD compilado com o kernel do Haiku, mas o fato é que a Microsoft, pelo seu próprio histórico, é o maior predador da indústria do Software, e isso desde a época da IBM. Basta ver o que fizeram com o ICQ e o finado Netscape e o que vão fazer com o acordão envolvendo os fabricantes de BIOS, jogando pra escanteio a concorrência dos SOs.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 9:23 pm

    spif

    Explica aí para a gente como que criar um Browser com código aberto, liberar codecs com código aberto, para ficar só em duas iniciativas, se equipara a todas as práticas proprietárias da MS ?

    Está se prendendo ao Do Not Track e repetindo como O diferencial da MS, isso só enfraquece o argumento, pq o DNT é das iniciativas mais bobas que a Mozilla já fez pois depende da boa vontade alheia.

    Antônio Pessoa (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 9:42 pm

    Eu sou Google fanboy? Nossa, ninguém leu o que escrevi? Eu acho SAUDÁVEL para o Firefox ter outras alternativas além de sua renda do Google e de doações à Mozilla Fundation (com essa última ela não consegue nem sustentar a banda necessária para download por mês). A parceria com a Microsoft no que diz respeito à utilização do Bing como padrão no campo de buscas é benéfica para a Mozilla e para a Microsoft, só prejudica o Google.

    E ainda não existe NADA definido a respeito da história do contrato do Google com a Mozilla. NADA. Ele continua como motor de busca padrão até comunicado oficial em contrário. Já vi muito boato-certeza virar boato-farofa para tecer histórias complexas baseadas neles.

    De resto, acho o Bing uma porcaria como buscador e apenas sentirei pelo trabalho que terei de mudar o buscador no Firefox depois que instalar (sabe como é? Quero evitar a fadiga). Mas o Google não deixaria isso acontecer, pois ele não ganha dinheiro com o Chrome, por incrível que pareça, mas com buscas e isso o Firefox lhe dá aos montes e vai continuar dando mesmo depois do Chrome ultrapassá-lo, o Google não quer perder essa fatia.

    Bruno (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 9:59 pm

    É simples. E necessário, para continuação do progeto, que a mozilla receba money de algum lugar.(Inclusive vale doações de usuários).

    Claro que a Mozzila ira deixar uma opção para mudança de buscador no Firefox que adotar o BINGa como buscado padrão, né?

    Lembrando que o BINGa eu não uso nem que a vaca tussa e escarre catarro rosa xoque.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:03 pm

    Bruno

    “É simples. E necessário, para continuação do progeto, que a mozilla receba money de algum lugar.(Inclusive vale doações de usuários).”

    Esse pensamento seria válido se NINGUÉM mais quisesse patrocinar, com risco de fechar as portas. E não é o caso.

    Marcos (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 11:11 pm

    Pra mim, a notícia só serviu pra enterrar o mito de que a Mozilla se movia a ideologia enquanto MS, Apple e Google são más porque querem ganhar mais dinheiro.

    E por favor, não alimentem o troll.

    jr (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 11:58 pm

    So what? O Firefox já traz o Bing há tempos, faz diferença virar padrão ou não?

    Se a medida fosse menos “evilness”, a escolha ficaria com o Bing.

    ericodc (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 12:21 am

    a saída mais coerente para a mozilla é mesmo adotar o modelo do chrome de escolha do buscador, vcs falam como se a parte do google fosse fixa, é não, ela é baseada nas pesquisas realizadas no navegador, logo é mais interessante ganhar do bing e yahoo também. Além de claro manter-se no do-not-track

    sobre o final do artigo do augusto, não o facebook não é solução porque também vendem dados sensíveis. Ah e sobre a netscape, não fiquem saudosos, ela também era bem “evil”.

    George Gomes (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 1:37 am

    Pronto. O @Weber Jr e o @Marcos resumiram tudo em poucas palavras.

    Spif (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 9:26 am

    @Antônio Pessoa, justamente o contrário. Você não é e esclareceu as coisas.

Este post é antigo (2011-10-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.