Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google anuncia o Chromebook

O @marrcandre mandou o link para o blog do Google Brasil que anuncia o lançamento. Embora não mencione o Linux ou o código aberto, sabemos que estes aparelhos irão rodar o Chrome OS, sistema que inclui o kernel Linux e o navegador Chrome.

O modelo de comercialização corporativa e educacional por base em pagamento mensal de uma assinatura que inclui os custos de hardware e software é interessante, assim como a promessa de uma bateria que dura o dia inteiro e de um computador instantaneamente disponível.

Trechos do anúncio oficial:

(…) apresentamos os primeiros Chromebooks dos nossos parceiros, Samsung e Acer. Não se tratam de notebooks comuns. Com um Chromebook você não esperará minutos para iniciar o computador e abrir o navegador. Você lerá o seu e-mail em questão de segundos. Graças às atualizações automáticas, o software no seu Chromebook ficará ainda mais rápido com o passar do tempo. Seus aplicativos, jogos, fotos, música, filmes e documentos podem ser acessados de onde você estiver. E nada de se preocupar em perder o seu computador ou esquecer de fazer o back-up dos arquivos. A bateria dos Chromebooks dura um dia inteiro, então você não precisa levar o fio do carregador para todo lugar. E com o 3G opcional, igual ao seu telefone, você terá acesso à web quando precisar

(…) também anunciamos Chromebooks para empresas e educação (link em inglês). Este serviço do Google inclui Chromebooks e um console de gerenciamento de ambiente em nuvem para administrar remotamente usuários, dispositivos, aplicativos e políticas. O serviço ainda inclui suporte em nível corporativo, garantias para dispositivos e trocas, além de renovações regulares de hardware. As assinaturas mensais começam em 28 dólares por usuário para empresas e 20 dólares por usuário para escolas.

Hoje, existem mais de 160 milhões de usuários ativos do Chrome. Os Chromebooks trazem a velocidade, simplicidade e segurança do Google Chrome sem as dores de cabeça de sistemas operacionais projetados 20, 30 anos atrás. Temos muito orgulho do que a equipe do Google Chrome criou em conjunto com nossos parceiros. E, com atualizações imperceptíveis, o Chrome só tende a melhorar. (via googlebrasilblog.blogspot.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Acabei de ver um aqui na empresa. Não tive oportunidade de usar pois a bateria acabou! Você liga e já tem o Chrome aberto, mais nada.

    Pediram para colocar o Chromebook no domínio aqui. O.0

    Só pra manter os créditos, retuitei o anúncio enviado pelo @rbanffy, que havia retuitado do @googlebrasil.

    Eu ainda acho que leva um tempo pra termos tudo na nuvem. Pelo menos aqui no Brasil, onde acesso a 3G e outras formas de acesso à esta nuvem não são tão onipresentes quanto se gostaria.

    Além disso, ainda tenho dúvidas de como o Chrome OS fica, entre Ubuntu, IOS(Iphone, Ipad) e Android (principalemte tablets). Ele me cheira um pouco a TV digital, algo esperado mas que já nasce morto. Vamos aguardar pra ver.

    Lisangelo (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 4:48 pm

    Quando vi o anuncio, ate achei que era um tablet da Google.

    Denis (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 4:53 pm

    Um dia inteiro? Ouvi falar em outro lugar que dura 6 horas (o que já é alguma coisa). E será que dá pra formatar e instalar o Linux que eu quiser?

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 5:00 pm

    Como seria programar num bixo desses ? hahahhaha acho que não é pra mim

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 5:26 pm

    Para as estatísticas dos sites ele será reconhecido como Linux ou ChromeOS?

    André Moraes (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 5:28 pm

    @Denis

    Têm jeito sim, o google inclusive disponibiliza um tutorial sobre como fazer isso (não me lembro do link).

    Mas depois da bagunça que está sendo feita no Android com a fragmentação da plataforma, quero ver como vai ficar o Google Chrome OS.

    De todo jeito, deixar tudo na nuvem não é pra mim. Deixar tudo guardado no meu pc lá em casa ainda é a melhor maneira de armazenar minhas coisas.

    Markus (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 5:32 pm

    @Igor Cavalcante

    Já viu as browser-based IDE’s?

    ted (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 5:41 pm

    O que diferencia um chormebook de um tablet? A presença de teclado físico?

    Renan Birck (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 5:46 pm

    Deixar tudo na nuvem? Aham, Cláudia, senta lá. Por mais prática que a nuvem possa ser em algumas situações, o armazenamento local ainda é rei.

    ted, pelas definições que eu tenho encontrado, o diferencial básico de um tablet em relação a outras classes de dispositivos é que nele a principal forma de entrada de dados é por sua própria tela sensível.

    Neste sentido, não é a presença do teclado que faz a diferença entre o chromebook e o tablet (há tablets que vem acompanhados de teclados, afinal), mas sim a ausência de uma tela sensível como o principal meio de entrada de dados.

    Rafael Lain @tuxrafa (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 6:18 pm

    Eu não aposto muito no ChromeOS, talvez por ter como base o Brasil, onde a Internet ainda não é onipresente a este ponto, mas eu já guardo minhas coisas na nuvem a bastante tempo, não uso mais nem office, só o Gdocs, Gmail, Grooveshark, Dropbox… Até radio eu escuto no site das emissoras. As únicas aplicações locais que uso hoje é o PuTTY, o GIMP, o NVU e o Notepad++, por não ter encontrado boas alternativas na nuvem. Ainda.

    Rafael Lain @tuxrafa (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 6:22 pm

    Ahh
    Ainda acho que o maior vilão contra o ChromeOS é o Android, que, inclusive, está sendo portado para X86

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 7:03 pm

    Usar nuvem como um todo eu não sei se vai emplacar imediatamente… Mas ter uma nuvem particular usando vários Googlebook como terminal seria interessante, pois seriam computadores baratos, rápidos (depende do servidor usado), gente trabalhando e não instalando “porc****” a todo momento. Em caso de defeito é só colocar outro GB no lugar até consertar.

    BlahBlahBlah (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 8:23 pm

    Yeah, right. Laptops acer e samsung. HAH.

    Mauro (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 9:05 pm

    A nível empresarial não vai… se eu _apenas_ sugerir em colocar propostas, orçamentos, contratos e planilhas de custos em servidores externos o que vai para as nuvens são meus contratos com estes clientes… pela mesma razão, não recomendo a ninguém sugerir isso a clientes ou pior ainda, chefes…

    Tem muita empresa que não deixa o pessoal desligar seus desktops (sem cd nem dvd), desabilita portas usb e tem caixas pretas gerenciando impressoras (mandando cópias para a central ANTES de imprimir), usam firewalls MUITO restritivos e tem sistemas que só não chamam a defesa civil quando uma máquina sai do ar. Tudo isso para não permitir – ou minimizar prá valer – vazamentos de informação. Ultimamente estão colocando scanners de impressões digitais para efetuar login/logout.

    Creio que tem espaço para esses ChromeBooks, mas difícilmente no meio empresarial. Ou pelo menos na maioria das empresas.

    Marcos (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 10:47 pm

    @Mauro, tem várias empresas que armazenam isso na nuvem, mas esses dados ficam em sua nuvem privada. E são mais seguros do que ficarem no desktop de um funcionário, que pode copiar ou enviar pra um concorrente se ficar revoltado com a empresa.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 11:11 pm

    @Marcos, foi o que eu disse acima. Seria mais fácil para os Administradores. Imagina 50 computadores para serem ministrados! Tudo estaria na nuvem privada e só sairia para a nuvem “”pública”" o que precisasse ser acessado de outro lugar e poderia ser um VPN, ou com certificação digital tudo criptografado (lógico…). É um saco ter que ficar de baba em um monte de desktops, onde os usuário instalam o que quiser ou mesmo com toda repressão, podem copiar dados para o pendrive, etc. etc.

    Sem falar que o servidor ficaria em um meio físico muito seguro…
    Acontece que muitos funcionários iriam chiar e muito com um sistema assim… Mas, o que importa para um empresa e segurança, agilidade e lucro no final do mês…

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 11:27 pm

    Se já existem tablets para acesso à internet, pra que Chromebooks?

    Só se nos limitarmos a questão do preço, e olhe lá.

    Mas isso até pode servir bem como mecanismo de inclusão digital (não limitar a internet apenas a quem tem grana para uma máquina de verdade e saiba usar um SO).

    Pra empresas, não vejo grande vantagem pq elas teriam que comprar os notezinhos E máquinas de verdade tb.

    Felipe (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 9:35 am

    Apesar de o Android, parecer um “concorrente” (entre aspas pois ambos são da google), acho que há espaços para ambos. Há pessoas que não vão se acostumar a entrar tudo pela tela dos tablets e que usam muito teclado, mas no entanto, tudo que fazem no computador (acesso a web/im + edição de documentos por exemplo) pode ser online, e vão se beneficiar com a performance de um sistema feito para isso, que só carrega o suficiente para abrir o browser. Se o preço for mais barato como parece lógico, pode dar certo!
    Espero que incluam um jeito de fazer certas coisas offline caso aconteça algum problema com a internet (acho que as apps da webstore rodam offline, não tenho certeza)
    Outra questão é, será que o chrome pode invadir o espaço do android em tablets algum dia?

    Job (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 12:39 pm

    Bem isso não é pro Brasil.
    Aqui a Net não é onipresente e 3g é caro.
    Lá fora ta crescendo muito a 4g/WiMax.
    Pelo que sei tem muita gente que nem liga o pc se não tiver Internet.
    Desta forma, pra essas isto faz muito sentido.
    A maioria de nós aqui mesmo, praticamente não usamos o computador se não estivermos com Internet.
    Como o ChromeOS, é praticamente só um navegador, também serviria para usar em empresas com serviços internos baseados em navegador.
    No entanto, você pode fazer isso com um Tablet ou vários distros com o mesmo conceito.
    Acho que tem um bom espaço no Mercado, pra quem quer desenvolver e vender tais soluções a empresas, usando uma base linux conhecida.
    Só não entendi mesmo no ChromeOS a tal impressão sem uso de drivers.
    Alguém pode em explicar ?

    pimentel (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 5:47 pm

    O amigo fez a pergunta lá em cima e eu também fiquei curioso,já que o ChromeOS usa kernel linux,então ele será reconhecido como linux nas estatísticas? ou sua fatia de mercado será à parte,como acontece Android

Este post é antigo (2011-05-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.