Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Gnome 3 dá fim aos botões de maximizar e minimizar

Da cobertura no OMGUbuntu sobre a mudança efetuada pelos desenvolvedores do GNOME:

Se você achou que o deslocamento dos botões de janela no Ubuntu para o lado esquerdo era um evento, talvez você tenha de sentar antes de saber da mais recente mudança do GNOME 3.

Os controles de janela no GNOME 3 agora se resumem a um único botão: fechar. ‘Maximizar’ e ‘Minimizar’ foram removidos. (…) (via omgubuntu.co.uk)

O post “Where did the buttons go?” apresenta algumas explicações para a decisão.

Uso os comandos de maximizar e minimizar várias vezes por dia, por meio dos botões específicos, e aprecio muito quando mudanças na interface incluem uma maneira simples de preservar a “forma tradicional” de realizar alguma tarefa, ainda que não seja o que as referências em usabilidade pregam que deveria ser o mais vantajoso para o usuário. Espero que, a tempo para o lançamento, este venha a ser o caso.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:08 pm

    omg they didn’t

    acho que raramento uso um dos tres botões ! geralmente uso os talhos mesmo. No gnome um simples Alt + Space ja lhe abre o menu de contexto da janela, pra mim eh suficiente!!! Outra coisa o uso dos desktops virtuais pelo menos no meu caso inutiliza o irritante Alt+Tab… isso ae

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:26 pm

    E os profetas do apocalipse que quase enlouqueceram quando o ubuntu deslocou os botões para o lado esquerdo ano passado?

    Murilo Rodrigues (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:32 pm

    Clicar na barra de tarefas minimiza não é?

    Imagina um usuário comum, tentando maximizar uma janela que esteja pequena, caracas, deve ser o fim do mundo…

    Ja estou ate vendo a cara dele…

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:36 pm

    O botão minimizae em nem uso mais, pra falar a verdade. Deixo tudo aberto, maximizado, e quando preciso, uso o plugin expose tanto do kde quanto do gnome para selecionar a janela que quero. Muito mais prático que ficar fazendo as janelas sumirem.

    Mas não fiquei muito feliz em ver que tirarão a opção. Creio que ela continuará disponível via gconf, mas ainda sim assusta não ver os botões lá :-0

    Com relação às maximizar/restaurar, o kwin tem um recurso onde vc faz isso somente arrastando as janelas. Se arrata para o topo, maximiza, se é para o centro, restaura, se é para a esquerda, ocupa só a parte esquerda da tela, e assim vai. Muito prático mesmo.

    O pessoal do gnome está querendo simplificar. No início isso vai deixar muita gente com dor de cabeça e gerará resistência. Mas com o tempo o pessoal vai se acostumando e vendo as vantagens. Aos que não verem, creio que vontar ao antigo comportamento não será complicado.

    Luiz (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:36 pm

    Estou começando a achar as mudanças do Unity suaves comparadas ao shell do Gnome 3.0.

    Péricles Luz (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:39 pm

    Acho que tantas mudanças implementadas de uma só vez, mesmo que apoiadas na usabilidade, podem acabar diminuindo a curva de aprendizado dos usuários ao mudarem de versão ou até mesmo de SO.

    PoolS (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:45 pm

    Espero que sejam somente testes de modificações visuais, e este não seja adotado como padrão (ao menos não no ubuntu).

    Talvez eu me adaptasse, mas não posso dizer o mesmo de muita gente.

    Daniel (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:46 pm

    Hummm … sei não em .. mais um ponto para o Windows.
    rsssss

    Antônio José (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:49 pm

    Como é detestável os botões no lado esquerdo. Deve ter sido feito para vc manter o cérebro ocupado em lembrar dessa posição nada confortável. Agora retirar essa praticidade? Ao custo de que? O que vai ficar no lugar? nada? Então qual a justificativa?

    Se fosse para usar o espaço para algo mais nobre até seria interessante, mas de graça, totalmente sem sentido……

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:52 pm

    Maximizar não uso a tempo. Prefiro clicar na barra mesmo, mas o minimizar faz falta para mim.

    Mesmo eu que admiro o teclado de 102 (ou mais) teclas como a mais perfeita interface já inventada, não gosto de ficar usando atalhos pra minimizar.

    Humberto (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 3:55 pm

    Antonio, as razões estão neste link: http://afaikblog.wordpress.com/2011/03/01/where-did-the-buttons-go/

    Estou gostando das inovações do gnome 3, será bem interessante utilizá-lo quando ele estiver pronto.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 4:04 pm

    Eu acho errado tirar a opção a troco de nada, não ta atrapalhando ninguém, as pessoas iniciantes ou sem costume de usar PC sempre usa esses botões. ate eu mesmo de vez em quando uso.

    Gilmar (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 4:12 pm

    Removi os botões no KDE e não sinto nenhuma falta.

    Minimizo com 2 cliques na barra de título e maximizo (raramente) arrastanto a janela pro topo.

    Yangson (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 4:12 pm

    Como já foi dito aqui antes, vai causar espanto quando olhar para o canto da tela e ver apenas o botao de fechar. Tambem já foi falado (e eu tambem acredito) que isso poderá ser ajustado tranquilamente via gconf.
    Pelo jeito todos os pensamentos a respeito de design tem ido para o lado minimalista, cada vez mais simples e direto, haja vista os gadgets que rodam por aí. Software nao vao ser diferentes, cada vez mais lisos e simplificados.
    Quem projeta e pensa os hardwares e softwares de hoje não ligam pra tentar deixar o usuário “entender e usar”, eles que que todos apenas “usem” e pronto. E pelo jeito é um pensamento de quem faz e quem consome esses produtos…

    Igor (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 4:20 pm

    Ao contrário da retirada da opção de apagar a tela do laptop essa alteração foi uma boa.

    Simplesmente não faz sentido ficar minimizando janelas no GNOME Shell e pra maximar é só dar dois cliques na barra.

    Marcio Carneiro (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 4:37 pm

    Só de pensar que uma screen do gnome 3.0 que está na desenciclopedia não era piada afinal.

    Gnome. A cada nova release, mais uma opção retirada. =)

    Philippe (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 4:40 pm

    http://afaikblog.wordpress.com/2011/03/01/where-did-the-buttons-go/

    “They don’t make sense within the current shell design. There’s nothing to minimize to, like a dock or window list, and it’s potentially confusing, since users will not know where their windows have gone.”

    Em tradução livre: “Os botões removidos não fazem mais sentido na Shell nova. Não há lugar pra onde minimizar, como um Dock ou uma barra de aplicativos, e é potencialmente confuso, já que os usuários não saberão onde suas janelas foram”.

    Sem lógica somente pra quem não conhece o novo Shell, pelo visto.

    Mauricio (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 4:41 pm

    Atualmente, com o compiz ativado, para maximizar basta mover a janela para a parte superior da tela, segurando-a pela barra de título. Mas ainda prefiro que os botões continuem ali.

    Infelizmente, a lógica do Gnome é não ter duas formas de fazer a mesma coisa.

    Ro (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 4:51 pm

    Pessoalmente, essa mudança foi muito bem-vinda. No meu dia-a-dia eu aprovei.

    Zulu (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 4:56 pm

    Estou usando o Ubuntu 11.04 com o Unity e a barra lateral marca os aplicativos que estão abertos. Basta apertar a tecla janela e aparece números, letras nos ícones e no ícone “Workspace” um w. Então apertando janela + w aparece todas janelas abertas no desktop, onde posso escolher a que quero usar no momento. Um clique no botão direito do mouse em cima do ícone do aplicativo aberto no momento e tenho a opção de escolher fechar ou manter o ícone ali, caso já não o tinha.
    Arrastando a janela para o lado ocupa meia tela, para cima maximiza, etc. No começo estranhei, agora estou estranhando o Ubuntu 10.10…

    André Moraes (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 5:00 pm

    Concordo com o @Philippe.

    O novo sheel têm o intuito de deixar o usuário o tempo todo focado na tarefa que está fazendo, caso ele queira mudar não precisa minimizar a janela (o novo shell fornece maneiras melhores de fazer isso).

    Agora isso vai gerar problemas pra quem instalar sem saber que isso mudou, talvez seja o caso do Gnome colocar uns screencasts mostrando as novas funcionalidades.

    Agora estou aguardando para ver qual vai ser melhor Unity ou Gnome3 (no flames please).

    Marcel (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 5:07 pm

    O windows 3.1 só tinha o botão de minimizar e maximizar/restaurar. Ninguém achava falta do fechar. E o minimizar naquela época era chato pra kct, pq não existia barra de tarefas !

    Hoje, todos os ambientes gráficos modernos possuem uma espécie e barra de tarefas, e praticamente todos aceitam duplo clique na barra de título como Maximizar/Restaurar.

    Claro que para usuários iniciantes isto pode parecer meio radical, mas para estes, o menu do aplicativo resolve. Para os mais hardcores, não vai fazer nenhuma falta…

    Ícaro (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 5:12 pm

    Eu já estou usando o GNOME 2.91.90.

    Vejam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=CaQURsCnSjg

    psicoppardo (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 5:18 pm

    “Pelo amor de nossos filhinhos”.

    Quem aqui tem botão de max e min em um smarty e todo o mundo não usa? alguém já reclamou? Agora quando mudam um pouco a interface do Gnome nego já vai comparando logo com o Windows, quero saber qual foi a santa que disse que tem que existir um botão de min e max? Aperta nele na barra de tarefas que ele minimiza ou maximiza, se não gostou usa o app para colocar os botões pois não falta.

    Fala sério em?!!

    Valeu pessoal do Gnome estou louco para ver a versão final, pois promete muito.

    Espero que finalmente o Gnome3 consiga ser a “Interfaçe” do Linux. Aquela que o diferenciará do Mac OS e do Windows. Afinal todos os outros gerenciadores de desctops que temos disponíveis hoje simplesmente pegam elementos dessas duas plataformas.
    Tomara que o Gnome3 consiga trazer um jeito totalmente novo e verdadeiramente prático para se trabalhar em um ambiente Desktop.

    Suhanko (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 6:00 pm

    É difícil pensar em evoluir com a resistência em largar coisas em desuso somente pela cultura do existir. É bem capaz do Ubuntu perder popularidade; já pensou? Um botão de sair apenas e ainda por cima do lado esquerdo? É quase impossivel utilizar !

    Novato que ainda usa Windows (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 6:12 pm

    Ví o vídeo que o Ícaro indicou, e devo dizer, esse Gnome 3 está bem bonito. Algumas vezes, principalmente a tela de aplicativos me lembra vagamente o iOS, mas é só uma impressão. Quando o Gnome 3 sair, qual será a primeira distro a implementá-lo? Alguém sabe?

    tenchi (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 6:56 pm

    pela imagem, só pecaram pelo mau uso de espaço: há um espaço livre enorme na barra de título, que possui só um pequeno título e um botão. Logo abaixo, encontra-se uma barra de menus somente. E um espaço livre, não aproveitado, enorme.

    Já que vão deixar só um botão, deveriam ter embutido ele na barra de menus, o que economizaria um bom espaço, deixaria mais agradável e mais usável.

    Aplicações que tem muitos menus? Reorganizem eles de forma a diminuirem para três ou quatro itens.

    Ícaro (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 7:01 pm

    Eu já tinha pensado nisso Tenchi, concordo com você.

    O menu do aplicativo ficaria na barra de títulos atual, o que economizaria espaço. A barra de título está inútil.

    marconi pires (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 7:08 pm

    Botoes na direita. Depois na esquerda. Agora na direita de novo…..

    Bremm (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 7:12 pm

    @ Novato que ainda usa Windows

    Acredito que seja o Fedora, embora seja possível usá-lo no Arch, Gentoo e outras.

    erico (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 7:32 pm

    concordando com @ícaro a barra superior é melhor utilizada se for usada para um menu global, enquanto embaixo vc fica procurando os aplicativos abertos, não tem jeito. No caso do gnome3 fica em cima…

    dentro do paradigma do g3 realmente os botoes minizar/maximizar ficam meio fora de foco mesmo, mas eu esperava um pouco mais. Outra coisa que me surpreeendeu positivamente é que o teste em um celeron de 1ghz com video intel onboard com um bom resultado visual, bem longe dos primeiros anuncios que falavam do requisito de uma placa de vídeo dedidcada.

    PS: para quem fica pensando no quem copia quem dos desktops, dê uma olhada na previa do macOS lion…

    Daniel (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 7:33 pm

    Observem o contraste em relação ao Windows 3.1, em que as janelas tinham os botões de minimizar e maximizar e mas não o de fechar, e o susto que os usuários tiveram com a mudança nos botões no Windows 95.

    Os usuários vão estranhar mesmo, visto que a interface não muda há quase 17 anos, mas eventualmente irão se adaptar.

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 1/03/2011 às 7:46 pm

    Com certeza o menu ficaria melhor na barra de titulos, o gnome shell me parece estar ficando otimo, nao gosto muito de usar o mouse, gosto dos atalhos, torna a tarefa mais rapida, gosto tambem dos botoes do lado esquerdo pq fica perto dos menus, sendo assim nao precisa ficar atravessando o mouse pra la e pra ca… e no unity o lado direito vai estar ocupado pelos widgets de volume, horario, etc.. perfeito tambem, mas acredito q vou usar o shell, agente fica meio partido, pois parece dois projetos de pura criatividade… parabens ao SL…

Este post é antigo (2011-03-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.