Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Geoprocessamento: animação mostra o desenvolvimento do projeto Zeus

Enviado por Helton Uchoa (engenheiro·uchoaΘgmail·com):

“Um vídeo com uma animação com excelentes efeitos visuais foi produzido pela empresa OpenGEO (www.opengeo.com.br) para demonstrar toda a complexidade de um projeto multidisciplinar na área de geoprocessamento. O vídeo e a matéria completa podem ser vistos no link: [blog.geozine.com.br/…] . Para a produção do vídeo, foi utilizado o software livre Gource (http://code.google.com/p/gource/). A edição final foi feita com outro software livre: Pitivi (http://www.pitivi.org/). A OpenGEO é uma empresa de software livre que se consolidou no mercado de geotecnologias (soluções em geoprocessamento) como uma das mais inovadoras deste segmento. Os maiores projetos da empresa podem ser acompanhados por blogs criados especificamente para este fim, demonstrando que a filosofia de compartilhamento de conhecimento é um dos alicerces da empresa.” [referência: blog.geozine.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    o gource eh massa pra caramba ! Procurei um jeito de listar no canto da tela as frases dos commits ou alguma outra informacao do mesmo, mas acho que nao tem como… Parabens, da pra ver a galera commintando legal eheheh !

    carlos (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 5:47 pm

    Na real esse notícia mostra quase nada, e faz propaganda gratuita para uma empresa dita em prol do software livre!

    Até aonde eu lembro a distro dele fracassou (por ser uma cópia mal feito do Kurumin), e diversos projetos de software livre nunca sairam do alpha talvez por serem apenas chamariz para as prefeituras e governo.

    Sei que vão me censurar em breve, mas essa notícia é apenas marketing puro, e o pior, sem mostrar resultados concretos! Além disso, esta provavelmente usado uma música de forma pirata, sem pagar os direito autorais de execução.

    Que “bom” exemplo para defensores do software livre ;-)

    Paulo (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 6:46 pm

    Se for buscar por outros “projetos” desta mesma empresa verá que é sempre o mesmo truque.

    Helton Uchoa (usuário não registrado) em 25/01/2011 às 10:24 pm

    Os comentários do “Carlos” e do “Paulo” provavelmente são feitos por pessoas ligadas ao mercado proprietário (talvez seja até a mesma pessoa se beneficiando do anonimato da internet). As informações são calúnias totalmente sem fundamentos.

    A distro Geolivre criada baseada no Kurumin não fez qualquer alteração no core da distribuição original, apenas incorporou os softwares livres para área de geomática gerando uma versão específica para geoprocessamento. A quantidade de downloads (mais de 10.000) no Brasil e em Portugal demonstra claramente que o projeto foi um sucesso e ajudou a dar visibilidade ao software livre tornando-os mais acessível (sem necessidade de instalação) para muitos usuários da área de geotecnologias. Outros países solicitarem até tradução para outras línguas, mas não foi possível atender pois os esforços foram focados no Brasil.

    Existem diversos projetos funcionando em órgãos públicos que já passaram por grupos políticos diferentes e ainda continuam funcionando. O maior banco de dados geográfico corporativo do Governo Federal funciona no Exército e atende mais de 650 organizações militares. Todo o projeto foi desenvolvido em software livre e implantado pela OpenGEO (veja o blog do projeto: http://opus.opengeo.com.br). Depois desse projeto, várias empresas de soluções proprietárias perderam contratos com o Governo Federal, pois o argumento de que o PostgreSQL não atendia projetos geoespaciais de grande porte foi derrubado. Este projeto foi apresentado no PGCon Brasil 2008 onde a OpenGEO participou inclusive patrocinando o evento (http://pgbr.postgresql.org.br/2008/index.html) colaborando com o ecosistema do PostgreSQL.

    Para concluir, mais uma vez o “Carlos” (possivelmente um nome fantasia) faz um comentário totalmente equivocado, quando cita sobre a música do vídeo. Se o mesmo tivesse consultado o site do ECAD, observaria que vídeos disponibilizados na Internet ainda estão sendo regulamentados. Basta observar no site do ECAD e nas reportagens das negociações com o Google (Youtube). Assim que estas regras forem definidas, pode ter certeza que a OpenGEO cumprirá todas as exigências necessárias.

    Divulgar projetos de sucesso em software livre é muito importante para o ecossitema do software livre, pois fortalece a imagem do software livre e toda a comunidade ganha com isso. Somente as empresas de softwares proprietários possuem razões para reclamar bastante deste tipo de marketing.

    Sou contra qualquer tipo de censura de opiniões, mas infelizmente no caso do “Carlos” e “Paulo” (possivelmente a mesma pessoa) observa-se um post meramente difamatório se aproveitando do anonimato.

    Eu sou criador e mantenedor do grupo MapServer Brasil, maior comunidade em língua portuguesa voltada para tecnologias geoespaciais em software livre. Tb sou charter member da OSGEO (www.osgeo.org) e diretor técnico da OpenGEO.

Este post é antigo (2011-01-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.