Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Feliz aniversário: 20 anos do anúncio inicial do Linux

Há exatos 20 anos, o então estudante finlandês Linus Torvalds enviava sua famosa mensagem inaugural avisando aos usuários de Minix que ele havia começado a desenvolver seu sistema, que naquela ocasião já era capaz de rodar o bash e o gcc. E provavelmente jamais iria suportar outro disco rígido que não fosse o do AT, porque este era o que o jovem Linus dispunha.

Algumas coisas mudaram desde então ;-) Feliz aniversário, Linux!


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    José Carlos (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 5:57 pm

    Parabéns, LINUX RULA!

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 6:12 pm

    Torta na cara do Linux! Ovo na testa do Linux!

    ioca100 (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 6:20 pm

    Grande ideia, mas esse tal de Linux vicia, hehehe.

    Amarok (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 6:25 pm

    Mais um ano e atinge a maioridade civil !

    José Carlos (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 6:36 pm

    @ioca100
    Estou viciado a bem menos tempo que a maioria aqui (uso desde uma LST do ubuntu, não lembro o numero, não, não é a 10.04…)
    hoje estou no Debian, e não pretendo sair!

    André Machado (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 7:03 pm

    Gente, para comemorar, agora está acontecendo um tuitaço livre! Tuítem mensagens com a hashtag #euusolinux para mostrarmos orgulho pelo nosso sistema!

    Igor Cruz (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 7:05 pm

    Vida longa ao Pinguim!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 8:21 pm

    Todo mundo deveria ler a mensagem antes de disparar alguma daquelas máximas estilo “pra que fazer isso se já existe aquilo?”, “é louco de pensar que pode fazer algo relevante”.

    Esta revolução silenciosa do pinguin pode atingir parâmetros jamais imagináveis e em pouco tempo!

    Maikon (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 8:48 pm

    Parabéns e obrigado ao LINUX! Linux é “qualidade de vida”! rsrs

    Bremm (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 9:19 pm

    Há vinte anos o Tanenbaum levou um tapa na cara cuja marca jamais desvaneceu. LOL

    Parabéns, pinguinzinho fofo do tio Linus!

    André (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 9:39 pm

    #euusolinux está em segundo nos TTs!

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 10:03 pm

    Feliz aniversario!

    Agora ve se da um sumico nos .tar da vida.
    Muita gente deixou de usar o Linux por causa deles.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 10:06 pm

    Parabéns Linus,Parabéns LINUX!!!

    Luiz (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 11:55 pm

    Uso o Linux desde 2003, acho. Já usei e experimentei diversas distribuições, algumas das quais nem existem mais, outras que cresceram e outras que surgiram: Conectiva, Red Hat, Fedora, Mandrake, Suse, Ubuntu, kurumin, Kubuntu, Xubuntu, Mandriva, Opensuse. Qual o outro sistema que te dá esta liberdade e ainda sem pagar quase nada. Aprendi muito com o Linux, configurando, visitando os fórums, etc.
    O Linux está de parabéns!! Vida longa ao Linux!!!!

    franciscarlos ramalho (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 1:15 am

    pessoalmente gosto muito do linux ele tem possibilidades que o windows não possui é uma ótima alternativa, recomendassímo.

    Sri_dhryko (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 8:28 am

    Conheço o Linux desde a época do Conectiva Parolin e o utilizo quase que exclusivamente em casa até hoje, além de lutar para divulgá-lo no ambiente de trabalho (uma empresa pública que deveria adotar fortemente o SL, como orienta o acionista majoritário, mas é teimosa feito uma mula…).
    Além de experimentar e usar diversas distros, graças ao Linux conheci outros sabores Unices e resolvi fazer outra graduação, na área de TI, para aprofundar os conhecimentos. Posso dizer que o pouco que sei sobre redes e TI, devo ao Linux.

    spif (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 8:35 am

    @bremm essa polêmica com o Tanenbaum é o tipo de coisa que me deixou com a impressão que eu tenho do Linus: que ele é só um belo de um douchebag.

    Eder S. G. (JORDAN) (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 9:28 am

    Parabéns kernel linux!

    Obrigado por ser a minha opção perante os sistemas proprietários!

    Vida longa e próspera!

    Wladimir Crippa (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 9:30 am

    Gente, sério, a data não é 17 de setembro de 1991 (do envio da famosa mensagem)?

    A data da famosa mensagem pode ser conferida consultando o texto dela, eu até coloquei o link no texto do post ;-) E 17 de setembro é outra data importante no histórico do Linux: é o lançamento da versão 0.01

    Amarok (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 10:35 am

    Por outro lado é vermos a dita imprensa “especializada em informática” não falando nada sobre isso e se preocupando muito mais com a saída do Steve Jobs da Apple

    http://info.abril.com.br/noticias/mercado/fas-da-apple-prestam-homenagem-a-jobs-25082011-12.shl
    http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/08/25/opiniao-por-que-a-apple-nao-vai-naufragar-sem-steve-jobs/

    e com o aniversário do Windows XP

    http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/08/24/windows-xp-completa-10-anos-hora-de-abandona-lo/

    do que com os 20 anos do linux, sem contar que nos poucos que trazem uma notícia sobre isso os comentários da maioria dos brasileiros é de que não usa linux porque não se aprofundou suficiente ou porque continua dependente de velhos aplicativos proprietários para windows somente.

    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/linux-faz-20-anos-hoje-e-ele-esta-por-toda-parte/

    Frank (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 10:37 am

    E vários sites mundo afora comemoram a data. A CNN destaca que o Linux é, aos 20 anos, invisível, ou seja, pode ser encontrado em vários lugares diferentes, de smartphones a geladeiras, de SmartTVs a servidores web, e ninguém percebe que é Linux.

    Já o site ReadWriteWeb pergunta quem influenciou mais as mudanças mundiais na área de TI nos últimos 20 anos, Linux ou Steve Jobs.

    Ambos os artigos são muito interessantes e recomendo a leitura.

    Frank (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 11:06 am

    E temos mais é que comemorar mesmo! Semana passada lemos aqui no BR-Linux que a Microsoft removeu o Linux da sua lista de competidores no desktop. Enquanto isso o sistema operacional do pingüim vai derrotando a MS em todas as outras áreas. Smartphones com Android, cujo kernel é Linux, se espalham cada vez mais rápido e hoje, aqui no Brasil, já é muito mais comum de se encontrar do que seu principal concorrente, o iPhone. Parte desse sucesso se deve muito ao Galaxy 5 e seus preços mais baixos em relação a outros smartphones. Enquanto isso o Windows Phone 7 parece até coisa do Zeca Pagodinho: nunca vi, nem comi, eu só ouço falar.

    Tablets vão pelo mesmo caminho. Se não é Apple, com certeza é Linux ou alguma versão do BlackBerry. De novo, nada de Windows aqui.

    E se o assunto for servidores, aí a concorrência chega a ser até desleal. Segundo o Netcraft, a Microsoft tem apenas 15,86% do mercado de webservers.

    E supercomputadores? Aqui todos nós já estamos cansados de saber que quem domina é o Linux. De acordo com o último levantamento do Top500.org, Linux gerencia 91,20% dos 500 maiores supercomputadores do mundo, enquanto apenas 6 unidades (1,20%) rodam WindowsHPC.

    Para completar, dias antes da MS divulgar o tal relatório em que ignora a concorrência do Linux no desktop, a IBM previu que os PCs estão com os dias contados. Ao que tudo indica, no futuro não será a Microsoft o grande concorrente do Linux, e sim a Apple. Ver também que o Linux é o sistema operacional preferido de Wall Street só confirma o quanto ele é confiável, e cada vez mais que os dias de Microsoft vão se acabando.

    Porém, não podemos ficar parados e ver as coisas acontecerem. Distribuidores comerciais de Linux, como Red-Hat, Canonical, etc, precisam procurar parcerias com fabricantes de hardware desde agora, ou perderão mais uma vez a oportunidade de se antecederem à Microsoft. O Windows 8 vem aí com sua interface de smartphone que hoje muitos acham uma ideia ridícula e torcem o nariz, mas que eu aposto que fará muito sucesso quando for lançada. Lembrem-se que, historicamente, quem tem feito essa empresa crescer é, em sua maior parte, o usuário não-técnico. Aquele que prefere ver coisas bonitas e cheias de firulas a coisas que são realmente funcionais. E podem crer que investirão pesado em propaganda que façam o usuário acreditar que *precisam* disso. A hora do Unity, GNOME Shell e MeeGo é agora. Se não aproveitarem, Linux será sempre um sistema operacional de nichos.

    Particularmente, não compartilho a ideia da IBM em relação aos computadores de mesa e laptops. Acho que ainda vão durar um bom tempo, e essa opinião é a mesma da Intel e também de Mark Shuttleworth, que expôs isso em entrevista a um jornal filipino. Entretanto, ele diz que não pretende investir em tablets. Ele diz: “We haven’t said that [to offer up Ubuntu and its Unity interface as an operating system for tablet computers], and it’s not the right time for me to say any such thing”, e completa ”We think that for all the excitement around tablets, most people will continue to use keyboards for real, productive work. (…) People who go rushing into the tablet business are going to lose money.” Não sei até que ponto ele tem razão, e não vejo muita utilidade em tablets. Eu mesmo não teria um. Mas o usuário quer tablets, a indústria criou esse desejo neles, e continuo achando que o boom dos tablets que estamos passando agora abre uma ótima oportunidade para popularizar o Linux que não deveria ser perdida. A recente morte do WebOS — mesmo com suas vendas fracas — serviu para preparar terreno para a chegada do Janelas 8.

    Então parabéns ao Linux! Mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Que a Força esteja conosco!

    Fellows (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 12:56 pm

    porque ligar pra usuarios windows ou linux?
    cada um que use o que bem entender.
    eu uso os dois. linux em casa, windows no trabalho.
    não uso windows em casa porque é caro e depois de algum tempo terei que pagar novamente para que continue funcionando, pra mim isso é idiotice mas tem gente que gosta. e tem os que não pagam, esses são os piores.
    linux é free, se quiser. tem pago também, é só procurar.

    Claudio (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 1:06 pm

    A lição do tio Linus é:

    Se vc. tem uma idéia e acredita nela, faça acontecer. Não se preocupe com quem diz que não vai funcionar e, se funcionar, não vai ser importante e, se for importante, vão acabar com ela.

    Nascido em uma época em que muitos sistemas nasceram e morreram, o Linux ficou de pé não só por ser livre, mas por causa da atitude do criador do kernel em continuar a trabalhar nele mesmo sendo atacado, ameaçado e criticado.

    Parabéns Linus! Seu filho cresceu e é dono do próprio nariz, motivo de orgulho para o pai dele e tem mais amigos do que o Zuckerberg!

    André Moraes (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 1:29 pm

    @spif

    “só um belo de um douchbag”

    Ele não é só isso, afinal de contas, não temos tantas pessoas que escrevem código de kernel de S.O.

    Mas ele também não é o Deus que muita gente idolatra.

    Afinal de contas, Linux é muito mais do que Linus.

    De todo jeito, fico feliz que a 20 anos atrás o Linux resolveu publicar o Linux, mas acredito que se ele não fizesse outra pessoa teria feito e talvez estariamos comemorando os 15 anos do [A-Z]+

    André Moraes (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 1:39 pm

    @Andre Moraes

    Putz, eu escrevo:

    “Afinal de contas, Linux é muito mais do que Linus.”

    E logo em seguida mando

    “De todo jeito, fico feliz que a 20 anos atrás o Linux resolveu publicar o Linux,”

    Sem contar que esqueci do Parabéns Linux

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 3:03 pm

    Um dia, tão cansado
    Só no quarto trancado
    Em games chafurdando
    Em chats chateando
    E planilhas planejando
    E vírus e trojans limpando
    Abri a janela
    E pulando por ela
    Me encontrei em outro mundo.

    Era muito mais vasto e profundo
    Mas, pinguim de sentinela
    E manual à lapela,
    Me vi com apaches explorando
    Terra em que gnus iam trotando.
    De tartaruga casco tomando
    E cobras e gemas encontrando,
    De vida insípida fui liberado
    E fiquei mais inspirado.

    viva a liberdade!

    Bremm (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 3:17 pm

    @Spif

    IMHO, o Andrew Tanenbaum é da mesma laia do Andrew Morton (as coincidências não ficam só no primeiro nome). Ambos possuem um conhecimento fantástico mas seus comentários às vezes parecem com os de pessoas que não enxergam nada além do próprio umbigo.

    http://kerneltrap.org/node/3000 (apenas um exemplo que sempre cito ao mencionar o Morton)

    O padrão atualmente é 60:

    $ sysctl -a | grep swappiness
    vm.swappiness = 60

    Já fiz testes usando números de 0 a 100 em degraus de 10 e para um desktop comum (navegador, jogos) o ideal foi manter esse valor entre 0 e 20, adicionando RAM caso o sistema comece a usar a área de troca intensivamente. Experimente usar o valor em 100 como sugerido pelo mantenedor da VM como na postagem acima e tenha uma surpresa… Mais ou menos nos mesmos moldes do Tanenbaum querer empurrar a arquitetura de microkernel como se fosse uma panaceia (quando só se justifica em missão crítica onde não se preza preempção e sim tempo real).

    Fazendo uma analogia bem “no popular”, é como tirar uma porca usando um alicate ao invés de uma chave estrela/de boca/canhão.

    Claro que o Linus também tem suas horas de troll, mas ainda confio mais no senso dele de certo/errado, justamente por ele ser menos romântico e mais prático (ou pragmático, como o pessoal aqui gosta de dizer).

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 3:24 pm

    O Linux hoje esta tao facil de usar que nem lembro que nao estou usando o Windows. :0)

    Um grande fator foi a disponibilidade de browsers multiplataforma que funcionam do mesmo jeito tanto no Windows/OS X/Linux.

    E com a vantagem do computador nao ficar lento com o tempo, nem ficar cheio de virus e afins.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 28/08/2011 às 11:37 pm

    LINUX+ desde o kurumin 1.2 cai por acaso na pagina do morimoto vi a parada fiquei curioso baixei,instalei e desde entao so LINUX nas minhas maquinas,parabens para todos os colaboradores tambem.Quando voltar para casa farei papeis comemorativos,esses serao feitos no biglinux.Vida longa ao ecosistema LINUX.

    Vaio i3,teclado us,3g,com tudo funcionando perfeitamente e muito rapido
    ubuntu@ubuntu:~$ uname -a
    Linux ubuntu 11.04 2.6.38-8-generic #42-Ubuntu SMP Mon Apr 11 03:31:50 UTC 2011 i686 i686 i386 GNU/Linux.

    Lewis (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 6:49 am

    Não posso deixar de dar meus parabéns ao mais importante kernel de todos. Parabéns Linux!

    Lewis (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 7:13 am

    Linux ruleia!

Este post é antigo (2011-08-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.