Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fartura: no suporte a apps Android do BlackBerry PlayBook “farta” quase tudo

O BlackBerry PlayBook é o tablet que a RIM vem tentando fazer decolar, embora os resultados em termos de vendas até o momento tenham estado bem longe das previsões. Rodando o sistema operacional QNX, um dos motivos pelos quais ele atraiu interesse geek foi a promessa de que seria capaz de rodar aplicativos criados para Android, por meio de um conversor de código oferecido aos desenvolvedores e de um ambiente especial de execução: o Android Player.

Só que agora que o tal suporte está próximo de vir à luz, surgiu a situação que lembra a velha piada sem graça do caipira que diz que a vida na fazenda dele é uma fartura: farta arroz, farta feijão, farta dinheiro, farta tudo.

No caso do PlayBook seria exagero dizer que farta tudo, mas vão mesmo faltar vários recursos presentes em boa parte das apps mais populares para Android, reduzindo assim a capacidade de este recurso combater outra “fartura” que preocupava a RIM: a de aplicativos populares rodando em sua plataforma.

Entre os recursos do Android que não podem estar presentes nas apps transportadas para o PlayBook estão: compras dentro do aplicativo, vocalização, SIP e SIP VoIP, qualquer coisa feita com o Native Development Kit, App Widgets, apps com mais de uma atividade associada ao Launcher, Live Wallpapers e mais.

Claro que ainda sobram recursos suficientes para rodar as mais variadas categorias de aplicativos, e que desenvolvedores especialmente motivados poderão produzir versões castradas de suas apps populares para reduzi-las aos recursos suportados pelo Android Player do PlayBook, mas aquele interesse geek pelo que parecia ser uma solução elegante aparentemente não encontrará mais motivos para se sustentar – a menos que algo mais mude. (via thinq.co.uk – “RIM releases list of Android-on-PlayBook no-nos | thinq_”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 6:01 pm

    Se for a primeira vesão e futuramente essas opções forem incorporadas, está de bom tamanho. Se não for, vai ser crítico pro projeto, que já está amargando fracas vendas.

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 6:13 pm

    Aberta a temporada de Androids capados… Amazon, RIM, etc.

    Leonardo Lopes (usuário não registrado) em 30/09/2011 às 12:22 am

    Se o google está sendo processado por criar um clone incompatível do java, ao que me parece, qualquer um que tentar tornar seu sistema compatível com o android, vai acabar fazendo o mesmo clone incompatível, e sendo passível de processo.

    Meh (usuário não registrado) em 30/09/2011 às 9:22 am

    Boa lembrança da estória da “fartura”. Me fez lembrar da estória do avião de 5 andares. “Dizem” que fizeram um mega-projeto de um avião com 5 andares, que seria “repleto” de atrações; no primeiro andar teríamos as poltronas, quartos, living; no segundo teríamos o restaurante, bar, cafeteria; no terceiro teríamos quadras poliesportivas, boliche, mini-campo de golf; no quarto teríamos cinema, teatro; no quinto teríamos shopping com vista panoramica. O único problema que descontinuou o projeto foi que o avião não saia do chão. Meh.

Este post é antigo (2011-09-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.