Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entrevista: Eugeni Dodonov fala sobre a Mandriva e o Mandriva 2011

Enviado por Luiz Guilherme Silva (lguilherme·silvaΘgmail·com):

“Em entrevista ao Cotidiano Linux, Eugeni Dodonov fala um pouco sobre o Mandriva 2011, a Mandriva e sua metodologia, o que podemos esperar da empresa para os próximos anos e ainda da uma breve fala sobre sua saída da empresa (que ainda ocorrerá em agosto).” [referência: cotidianolinux.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Esta aí uma excelente entrevista e que nos dá a perspectiva da continuidade do MANDRIVA após a aquisição por um grupo russo e a criação do MAGEIA – fork criado pelos desenvolvedores históricos visando a segurança da continuidade.

    Acredito que o destaque é a simpática figura do Eugeni Dodonov desmistificando as guerras entre distribuições e se propondo a colaborar com ambas, uma vez que, como profissional da informática, recebeu proposta, ainda não revelada, que o obriga a partir para outros campos, antes mesmo do lançamento oficial da MANDRIVA 2011.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 3:56 pm

    Sinceramente, não gostei do Mageia, vou dar um desconto porque nasceu agora, quem sabe no futuro.. mas atualmente estou usando e gostando do PCLinuxOS.

    O Mandriva 2011 promete, vamos ver aí, pelas capturas, é lindo, falta saber se ele faz o que o Ubuntu faz, uma vez que Mandriva se propõe ser uma distro acessível.

    Eugeni (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 4:41 pm

    Valeu pessoal! Eu realmente acho (e sempre falei isso) que não tem porque haver guerra entre Mandriva, Mageia e qualquer outra distribuição. A existência de todas elas é o que traz mais força pro mundo open-source.

    jhonatam (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 5:22 pm

    Parabens Eugeni.
    @Carlos Felipe, nao entendi seu comentario sobre o mandriva fazer o que o ubuntu faz !

    Bremm (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 5:50 pm

    Antes tinha apenas a Alt Linux (que eu recorde) com um bom suporte aos idiomas que usam o alfabeto cirílico. Hoje felizmente tem a Mandriva também. Digo isso porque os alfabetos não-latinos ficavam sempre em segundo plano na hora das correções (e sou muito chato com isso, até porque leio, escrevo e falo um pouco de russo).

    Успехов и удач во всех ваших делах!

    André S Nascimento (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 6:16 pm

    Estudei com esse camarada na universidade… e hoje ver ele falando por uma das comunidades que eu admiro é muito legal.

    Grande abraço e longa vida aos projetos!

    Alexandre (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 8:26 am

    Opa finalmente vemos algo que não é Ubuntu por aqui

    Denis (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 11:12 am

    @Eugeni,

    A entrevista passou uma impressão bastante positiva, sobre o que vem acontecendo, e o que esperar para o futuro. Como empresa, parece ser um ambiente bom para trabalhar. Podemos dizer que sim? Faço essa pergunta, pois nos últimos tempos tiveram vários rumores sobre a continuidade da distribuição por motivos principalmente financeiros, e quando vários funcionários saíram para criar a Mageia, acho que fica também a curiosidade em saber como as duas equipes se relacionam. []s,

    Eugeni (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 4:58 pm

    @Denis na verdade, não tem muito relacionamento entre as duas equipes – pessoal de Mandriva fica trabalhando nas versões da Mandriva; e pessoal de Mageia fica trabalhando nas versões de Mageia. No começo tinha gente que estava mantendo as duas distribuições, mas com o tempo o pessoal que estava trabalhando do lado da comunidade foi para Mageia.

    O que eu posso dizer é que com as mudanças na Mandriva do ano passado, a distro passou a ser mais fechada da comunidade; em contra-partida, ela passou a ser mais focada no que os diretóres/designers/etc querem. Não vou falar se é bom ou ruim, é só diferente.

    Denis (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 11:17 pm

    @Eugeni
    Considero o seu ponto de vista bem melhor do que transparecem algumas notícias que saem por aí. Esse é o tipo de resposta que a gente tem que guardar, observar o que acontece em 1, 2 anos, e depois comparar o resultado. Vendo de fora, parece que faltava na Mandriva uma divisão mais definida que separasse bem o foco entre as versões enterprise e comunidade, tal qual como ocorreu com a RedHat/Fedora. Com certeza essa visão de fora é superficial e simplista demais, por isso saber opiniões de alguém que está lá dentro sempre é algo útil na formação de opiniões. Valeu,

    Nicholas (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 1:12 pm

    Agradeço mais uma vez ao Eugeni por ceder seu tempo e responder as perguntas do blog.

    Como o Eugeni cita acima, não temos motivos para brigas entre distribuições pois não importa se é Mandriva, Mint, Ubuntu, Debian, Kurumin, Puppy Linux, Big Linux ou qualquer outra distro, todas são LINUX.

    Temos que focar em criar uma única comunidade voltada para o LINUX em qualquer uma das suas distribuições. O Cotidiano Linux tenta sempre englobar e focar os artigos em algo para toda a comunidade e não para apenas um grupo de usuários.

    Fiquem de olho nas nossas novidades… E deixem seus comentários na entrevista também, a opinião de vocês é muito importante para o blog.

Este post é antigo (2011-07-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.