Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Enquete: Qual é o principal motivo para adotar o Expresso?

Enviado por Vacy Alvaro (vacyjuniorΘhotmail·com):

“Você já conferiu aqui no Café Expresso, uma série de matérias sobre a Pesquisa Expresso, realizada em junho deste ano. Com base nos números, constatamos algumas características importantes da ferramenta. Para os leitores, em nossa nova enquete, queremos saber mais especificamente: Qual é o principal motivo para adotar o Expresso?

O curto período para a implementação? Suporte facilitado (Não necessário/ Fórum da comunidade)? Equipes pequenas (geralmente entre 2 e 4 pessoas) para a implementação? O código aberto, sempre disponível aos quase 2 mil de membros da Comunidade? Ou talvez o desenvolvimento aberto e colaborativo? Agora é com vocês. Participem!” [referência: cafe-expresso.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 12:55 pm

    Não entendi!

    Você quer saber o que levaria a adotar? ou o por que eu adotei?

    Não saquei, o br-linux vai adotar café expresso ?

    tobias (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 1:17 pm

    Se estão falando do Expresso que é a solução de email usada pelo serpro e dataprev inflingida aos funcionários do governo federal a única resposta pra pergunta (motivo para adotar o expresso?) é: masoquismo.

    O expresso é a maior coleção de gambiarras já reunidas num software só, a interface é uma bosta, o desempenho é pior ainda, a documentação do código e de operação é inexistente. Eu sei por que tive o desprazer de trabalhar com essa bomba.

    Se estiver pensando em adotar, pense melhor. Tem o Zimbra, tem o Roundcube mail, tem um monte de interface pra mail na web, fuja pra eles sem dó.

    joaocep (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 1:22 pm

    Se é “só” pelo fato de ser nacional, considero Masoquismo também.

    O Zimbra é a minha opção.

    Bozo (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 1:53 pm

    Vai bem com bolachas :)

    Capitão (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 2:05 pm

    É, deve ser uma solução bem meia-boca mesmo.

    Dois motivos para NÃO usar:

    1. Existe um site inteiro para exaltecer os “participantes do projeto” (aqueles que ganharam a licitação), mas AONDE ESTÁ O CÓDIGO? Se é open source: talk is cheap, show me the code.

    2. Estão utilizando o WordPress de maneira incorreta. É OBRIGATÓRIA a presença do nome “wordpress”, quando o mesmo é utilizado.

    Jose Pissin (pizza) (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 2:48 pm

    O problema da maioria dos comentários até agora é que são de pequenos usuários, vá para o zimbra e tente usar profissionalmente para 100.000 usuários, e veja quanto custará ( sim tem custo para questões e existências do governo federal).

    Concordo com muita coisa, mas nao da para comparar alho com morango.

    É preciso entender o contexto todo antes de dar opinião.

    Tenho muitas questões em relação ao Expresso, mas quando se fala em grandes volumes é preciso ter noção antes de falar besteira.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 3:01 pm

    Se é querem dizer que o uso é imposto aos outros, não seria sadismo ? :)

    Capitão (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 3:07 pm

    @Jose Pissin (pizza)

    Realmente, não podemos comparar alho com morango, mas cadê o código? CADÊ A LINCENSA? Isso não é software livre, isso é uma cambada de aproveitadores!

    Marcelo Soares Souza (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 3:18 pm

    Trac do Expresso Livre
    http://trac.expressolivre.org/

    Código-Fonte no Subversion
    http://svn.expressolivre.org/trunk

    Para baixar o Código-Fonte
    svn checkout http://svn.expressolivre.org/trunk expresso-livre

    joaocep (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 4:15 pm

    Eu administro 4 servidores com total de 1.500 usuários “só”, usando Zimbra Community. concordo que até seja pouco mas se for usar 100.000+ usuários, é bem mais barato fragmentar os servidores em VM’s Zimbra NE do que usar um unico storage com Expresso.

    Acompanho o expresso a muito tempo, desde os primeiros FISL e nunca vi nada vantajoso nele – A não ser o fato de “Ser Nacional” e olhe lá.

    Mas como apareceu um único usuário até agora satisfeito, faz uma propaganda aí p/ gente ?

    Fabiano Mormul (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 5:06 pm

    NO Governo do Estado do Paraná temos mais de 130.000 contas. Com a maioria dos usuários satisfeitos. Agora se você precisa de um webmail, utilize qualquer coisa.

    Spif (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 7:39 pm

    @Joaocep O seus 4 servidores é algo de respeito, mas não acho que você ganhe muita coisa atacando uma outra solução livre.

    Dividir em vários pequenos servidores me parece muito mais caro. Perceba que pra manter seus 1.500 usuários você usa 4 servidores. Eles mantém 130.000, praticamente 100x mais que você. Gerenciar 400 pequenos servidores? Não me parece nem barato, nem escalável. Pra mim, parece um pesadelo.

    João Emanuel (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 8:41 pm

    O Expresso é uma porcaria, prefiria que o Serpro usasse alguma ferramenta com uma interface mais agradável e mais intuitiva, do que esta bomba do Expresso. Parece a RFB com a bosta do IBM Tivoli*, aff.

    E bota sadismo nisso. >.<

    * Pode até ser que o IBM Tivoli no ambiente nativo, que é o UNIX, funcione, mas no ambiente Windows é uma porcaria só.

    Pinheiro (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 9:40 pm

    Primeiro que não me parece que esta pesquisa seja dirigida aos (poucos) técnicos que precisam instalar servidores com mais de 100.000 usuários ou assemelhados. Isto posto, acompanhei por alguns anos a evolução do Expresso e realmente ele é, na melhor das hipóteses, sofrível. Se tivesse que montar uma estrutura para atender mais de 100.000 usuários certamente não me arriscaria a usar o Expresso.

    Agora, sobre estes tais 130.000 usuários do estado do Paraná citados acima eu convivi alguns anos com pelo menos uns 500. Destes 500 apenas 3 gostavam do Expresso, um deles o Mazoni, que é um cara que eu respeito. Mas deve ter sido azar meu que não pude ouvir a opinião dos outros 129.500. Aliás, eu gostaria muito de ouvir a opnião de um dos usuários mais importantes (ao menos em tese devido ao cargo) do Expresso que é o atual governador do estado do Paraná, “Beto” Richa. Não me parece que ele goste de Software Livre pois continua levando a turma do ICI (Instituto Curitiba de Informática, empresa responsável pela TI da capital e que parece mais uma filial da microsoft) para dentro da Celepar (Companhia de Processamento de Dados do Paraná e principal mantenedora do Expresso). Se bobear passam para o exchange ou voltam para o Lotus Domino / Notes. Com dizem por lá, profundamente lamentável.

    Pinheiro

    Daniel (usuário não registrado) em 24/11/2011 às 8:34 am

    Trabalhei durante 5 anos com profissionais do Estado do Paraná e concordo com o Pinheiro, talvez cerca de 1% estão satisfeitos com o Expresso.

    Bruno Hernandes (usuário não registrado) em 24/11/2011 às 8:40 am

    O Expresso não é somente um cliente WebMail, ele é muito mais do que isso. Possui, entre outras funcionalidades, gerenciador de documentos, interface para mobile, workflow e messenger. Sem falar que é nacional, feito por brasileiros para brasileiros. Com certeza ele não é o supra sumo, e não possui todas as funcionalidade de um Exchange da vida, mas atende muito bem o que propõe resolver.

    Capitão (usuário não registrado) em 24/11/2011 às 4:42 pm

    Ficou claro que quem participa do projeto só fala elogios, agora usuário mesmo, só batendo.

Este post é antigo (2011-11-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.