Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Empresa de design japonesa cria abrigos de papelão para refugiados – sob a licença Creative Commons.

Enviado por Geraldo (geraldolinuxΘstuvxz·com):

“Uma companhia japonesa de design e arquitetura criou “casas” de papelão para refugiados de catástrofes naturais que vivem temporariamente em ginásios. Os pequenos abrigos foram projetados após os terremotos que atingiram o Japão em março deste ano. Além de preservar a privacidade, eles têm o propósito de proteger as pessoas do frio. Armários, mini-escritórios e banheiros temporários de papelão também foram desenvolvidos pela Atelier Opa.

Todos os objetos foram registrados sob uma licença Creative Commons. Ou seja, eles podem ser produzidos ou adaptados sem autorização prévia, desde que seja dado o crédito à companhia pela criação. A empresa ensina a montar a casa e outros abrigos de papelão em seu site.” [referência: classificados.folha.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Samuel Junior (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 9:28 am

    Bem interessante. :)

    Gabriel (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 9:58 am

    Kernel Linux? :D

    Geraldo (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 12:46 pm

    É uma proposta interessante, principalmente por ser um produto para desabrigados, ou seja, uma necessidade pública. A empresa japonesa tomou uma decisão muito boa e adotou uma licença como a “creative commons” (uma licença criada para o uso do direito autoral/propriedade intelectual), e aplicou a um objeto material, um produto industrial.

    Situação semelhantes já estão acontecendo, segundo tópicos na Wikipedia, no caso do Hardware Livre e da Música Livre, que adotam o uso de licença similares à licença para software livre,

    Acho que pouco a pouco, a proposta criada por stallmann em 1985 vai sendo adotada em outras áreas da sociedade, ou seja, cada vez mais há a consciência de que o conhecimento do que é essencial para a sociedade deve ser acessível a todos.

    Jerônimo (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 4:15 pm

    Já tive essa ideia em 2007, mas por aqui ninguém achou o máximo… Na época eu não tinha focado em catástrofes naturais até porque não ocorrem tantas por aqui e a maior delas acabou acontecendo em 2008 aqui no sul do Brasil… acabei tendo a ideia mais pra ajudar o pessoal que mora na rua mesmo, quem sabe agora que uma empresa de fora tenha mostrado isso, resolvam aplicar por aqui.

Este post é antigo (2011-08-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.