Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


EFF: Sony manda uma mensagem perigosa a pesquisadores – e clientes

Enviado por elias (tolkiendiliΘgmail·com):

“Vendo a posição oficial da Electronic Frontier Foundation no caso da Sony versus George Hotz, posso ficar tranquilo que o caso está em boas mãos!

Não é de hoje que a Sony é vilã, posição também defendida por David S. Touretzky, da Universidade Carnegie Mellon. Ele propõe uma camiseta promovendo o kit do playstation 3, que parece uma boa forma de atacar antecipadamente uma possível ordem judicial que proíba a divulgação desses números, semelhante ao caso do DeCSS :)” [referência: ]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos (usuário não registrado) em 22/01/2011 às 4:34 pm

    indio supapau-o-açu diz : SONY é MODAFOCA !!!

    sergio (usuário não registrado) em 22/01/2011 às 5:45 pm

    são estas aqui as chaves??

    se são entao a sony ja era.. nao pode mais
    parar nem com todo time de advogados deles

    erk: C0 CE FE 84 C2 27 F7 5B D0 7A 7E B8 46 50 9F 93 B2 38 E7 70 DA CB 9F F4 A3 88 F8 12 48 2B E2 1B
    riv: 47 EE 74 54 E4 77 4C C9 B8 96 0C 7B 59 F4 C1 4D
    pub: C2 D4 AA F3 19 35 50 19 AF 99 D4 4E 2B 58 CA 29 25 2C 89 12 3D 11 D6 21 8F 40 B1 38 CA B2 9B 71 01 F3 AE B7 2A 97 50 19
    R: 80 6E 07 8F A1 52 97 90 CE 1A AE 02 BA DD 6F AA A6 AF 74 17
    n: E1 3A 7E BC 3A CC EB 1C B5 6C C8 60 FC AB DB 6A 04 8C 55 E1
    K: BA 90 55 91 68 61 B9 77 ED CB ED 92 00 50 92 F6 6C 7A 3D 8D
    Da: C5 B2 BF A1 A4 13 DD 16 F2 6D 31 C0 F2 ED 47 20 DC FB 06 70

    César Lemos (usuário não registrado) em 22/01/2011 às 6:57 pm

    Será que haverá um concurso da maneira mais criativa de distribuir as chaves? Porque essas 42 já estão obsoletas: http://decss.zoy.org

    proedes (usuário não registrado) em 22/01/2011 às 9:46 pm

    Minha nossa, esse link que o César passou é sensacional! Dá pra pegar até via mud.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 22/01/2011 às 10:44 pm

    Agora poderia até abrir meu velho porão, o qual perdi a grande chave que ficou pequenina perto destas daí…

    self_liar (usuário não registrado) em 22/01/2011 às 11:47 pm

    Acredito que existe só um erro no texto do autor: em dizer que a Sony é vilã como se outras empresas não fossem . A lógica das empresas é buscar os lucros e se existe algum empecilho no seu modelo de negócios ,então ela vai lá e acaba com o empecilho

    É assim que funciona.Na minha opnião não existe empresa boa ,mas sim aquelas que buscam o lucro com mais afinco e outras com menos afinco.

    elias (usuário não registrado) em 22/01/2011 às 11:59 pm

    o texto que eu mandei foi modificado. era mais longo e provavelmente mais confuso. não lembro as palavras exatas que escrevi, mas enfim :P é natural que empresas prioritizem seu retorno financeiro, e aquelas que não o fazem acabam falindo. mas todos saem ganhando quando seu modelo de negócios é benéfico aos seus clientes. inclusive claro a própria empresa!

    o outro caso que citei envolvendo a sony não inocenta outras empresas, mas demonstra que ao menos naquela ocasião, seus executivos não agiram com o menor escrúpulo..

    self_liar (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 1:39 am

    Infelizmente como vivemos em um modelo de competição destrutiva, a Sony achou que o modelo de negócios de fechar o hardware estilo Apple daria certo assim como deu certo com a Apple. E por isso ela tentou esse esquema.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 5:48 am

    Pior que a SONY faz produtos BONS, mas não é de hoje que essa mania que a SONY tem em fechar tudo e fazer tudo proprietário. LEMBRAM DO MD SONY ?

    Maurício (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 10:52 am

    É a nova face do capitalismo. As empresas não querem mais vender os seus produtos, e sim, licenciá-los.

    A Apple vende seus IPhone mas já trocou até os parafusos para evitar a abertura do equipamento. Para a Apple, quem adquire seus produtos adquire apenas a licença de uso. Por isso não é permitido ficar mexendo nele.

    A Sony, ao que parece, está adotando a idéia.

    gustavo (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 11:30 am

    Será que existe alguma taskforce para obter as chaves da apple? :D

    Paulo Celso (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 2:47 pm

    Já pensou se fosse assim com os automóveis?
    Até pra trocar o filtro de combustível teríamos que nos submeter aos preços exorbitantes da mão-de-obra/hora cobrada nas concessionárias (licenciadas/autorizadas) !

    … e com o iminente fim das mídias físicas (cd/dvd/blue-ray)… todo o software será baixado e não será mais seu – se é que algum dia foi… – e tudo será ‘alugado’.

    Não sejam piratas, sejam livres

    self_liar (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 3:04 pm

    marcosalex

    Só fica repetindo a mesma coisa. Muita gente já explicou a situação e não a simples questãoi de infração de copyright.

    Engraçado o sistema de hoje .Ele cria tendencias e puxa as pessoas para fazerem tudo para seguir tais tendencias (inclusive doar até mesmo o direito de propriedade). Tem algo errado com este sistema egoísta que quer dinheiro a qualquer custo.

    As pessoas deveriam pensar um pouquinho sobre isso.

    Renato (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 5:37 pm

    Na minha opinião eu acho que a empresa faz o que ela quiser, ela não tá obrigando ngm a comprar as coisas dela! Você é livre para comprar o que quiser! Se você quis comprar você já deveria saber dessas coisas!

    No caso do ps3 aonde reclamaram que tiraram a opção de instalar outro SO, eu questionei falando que a Sony tinha prejuizo na venda do console, o lucro seria como parte das vendas dos jogos, mas que estavam comprando o ps3 como “servidor”! Ai recebi uma resposta falando então que a Sony cobre um preço com lucro mas que deixe o usuário livre para fazer o que quiser com o aparelho!

    Não me dei ao trabalho de responder visto que as pessoas não tem uma visão geral das coisas, elas querem simplesmente criticar, elas não pensam na situação do outro lado! Se a Sony passar a cobrar um valor real ou com lucro, mtas pessoas vão deixar de comprar o console, vão passar a comprar outros consoles com preço mais acessível, com um número menor de pessoas, empresas de jogos vão se desinteressar por fazer jogos para tal console e assim vai, é um efeito cascata!

    O que a Sony está tentando fazer é proteger seu lucros e ainda manter o console “interessante” para as produtoras de jogos, ela vai ser chata assim mesmo, vai tentar fazer o que pode, um dia vai desistir, eu na posição dela também iria fazer o mesmo e além disso já iria começar a pensar em outra forma de bloqueio, afinal quem não quer ganhar $$$? Eu pelo menos quero!

    teste (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 6:04 pm

    O que a Sony está tentando fazer é calar a boca dos que querem usar o hardware do PS3 na sua plenitude. E o pior: Ela NÃO ofereceu NENHUMA alternativa computacional que pudesse substituir o PS3 na parte de pesquisa e desenvolvimento, o que também lhe renderia MAIS lucro E MAIS clientes, inclusive do segmento corporativo

    self_liar (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 6:56 pm

    Na minha opinião eu acho que a empresa faz o que ela quiser, ela não tá obrigando ngm a comprar as coisas dela! Você é livre para comprar o que quiser! Se você quis comprar você já deveria saber dessas coisas!

    Independente do que ela faça , ela não pode tirar a liberdade do usuário de usar o PS3 como quiser.Liberdade não pode ser omitida.

    No caso do ps3 aonde reclamaram que tiraram a opção de instalar outro SO, eu questionei falando que a Sony tinha prejuizo na venda do console, o lucro seria como parte das vendas dos jogos, mas que estavam comprando o ps3 como “servidor”! Ai recebi uma resposta falando então que a Sony cobre um preço com lucro mas que deixe o usuário livre para fazer o que quiser com o aparelho!

    A Sony te dá alguns dados de quanto o hardware custa? A Sony te dá algum dado que quanto lucro os consoles já deram? Ela não te dá nenhum dado disso. E usa essa desculpa de prejuízo toda hora.

    A Sony também não pensou que seu hardware poderoso poderia ser utilizado para outras coisas ? A sony foi inocente demais para não entender isso?

    Carlos (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 10:12 pm

    No começo a Sony dependia sim da venda dos jogos para ter lucro com o console, porque o desenvolvimento do Cell foi bastante caro (mas também não foram só eles que desenvolveram, o consórcio também era composto por IBM e Toshiba). No entanto, já faz tempo que a Sony já recuperou o custo de desenvolvimento, e agora eles tem lucro simplesmente com a venda do console, mesmo que não sejam vendidos jogos.

    elias (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 3:02 am

    marcosalex, se eu comprei um produto, um objeto fisico, ele é meu mesmo. seja um martelo ou um computador, sou livre pra fazer oq quiser com ele

    em muitos paises, é inevitavel, quando o caso vai parar na justiça o juiz diz que jailbreak é completamente legal. vc comprou o produto, ele é seu, o fabricante não tem direito de dizer oq vc pode fazer com ele.

    Marcos (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 8:07 am

    “o fabricante não tem direito de dizer oq vc pode fazer com ele.”

    Isso é o que você acredita, mas então por que comprou um console que não permite isso? Se discorda ou não compra ou entra na justiça.

    Mas não, preferem piratear, fazer mimimi, assistir filmes de ação, etc, etc.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 8:10 am

    >>> falando que a Sony tinha prejuizo na venda do console,

    Esse tipo de argumento tá ficando batido. Dizer que a “Sony não possui lucros na venda do console”, não vai me fazer ter pesadelos a noite ;)

    Renato Costallat (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 8:57 am

    @Carlos
    Me desculpe se estou desatualizado aqui com essa questão de perda!


    A Sony te dá alguns dados de quanto o hardware custa? A Sony te dá algum dado que quanto lucro os consoles já deram? Ela não te dá nenhum dado disso. E usa essa desculpa de prejuízo toda hora.

    Tenho certeza que se a empresa que você tá deixa de pagar seu salário você faz tudo que está a seu alcance para ter o seu dinheiro!

    É a mesma coisa com as empresas! É o dinheiro delas, independente se elas ganham bilhões é sempre algo a mais pra elas!


    A Sony também não pensou que seu hardware poderoso poderia ser utilizado para outras coisas ? A sony foi inocente demais para não entender isso?

    Não, ela pensou nos usuários dos consoles, foi inocente mesmo! Tanto que a partir do momento que as empresas começaram a comprar em massa o ps3 que ela teve que retirar a opção de outros SO’s.


    Independente do que ela faça , ela não pode tirar a liberdade do usuário de usar o PS3 como quiser.Liberdade não pode ser omitida.

    Não é bem assim, existem algumas questões legais que tem que ser cumpridas!

    Essa coisa de “liberdade”, se você quer liberdade você procura outro aparelho, ai está sua liberdade, talvez ele ofereça isso pra você, pouco vejo dessas coisas! Se fosse assim eu iria reclamar do meu dvd, que eu não posso tocar dvd de outra região, vo reclamar da TV falando que não posso programar o software dela, reclamar do meu celular que não posso mudar o software! Tem muitas coisas para se reclamar, o problema foi que o ps3 deu a liberdade e depois removeu, se isso não tivesse acontecido tudo isso não teria acontecido, não haveria discussão nem esse desbloqueio do GeoHot!

    Se você não gostou seja livre para entrar na justiça, teve gente que entrou e ganhou pois comprou com a opção de instalar outros SO’s e ai qdo a Sony removeu a Amazon teve que devolver o dinheiro para o cara! Mas não sei de nenhum que ganhou a liberdade do hardware!

    O mundo hoje em dia é assim! Se você compra algo, você está sob controle das empresas! Gostando ou não! A maioria das coisas é assim! Se não entra uma empresa de peso com algum software livre, como o Android do Google, as coisas ficam como estão!

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 9:45 am

    Como pode alguém se dizer capitalista se vai contra dois dos pilares do capitalismo que é a liberdade individual e a propriedade privada? É isto que esta nova fase do capitalismo propõe: ir contra si seus próprios pilares. É um comunismo de mercado, pra se dizer a verdade.

    Tiago (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 1:14 pm

    Eh… é complicado. Se o PS3 é um videogame, então deve-se usar como videogame e pronto. Eu nunca entendi essa estória de instalar Linux em videogames. No Caso do PS3, tem-se o fato de ter poder para processar outras coisas. Mas ainda assim o aparelho foi projetado para rodar jogos. Mas a Sony foi gulosa. Na época do lançamento do PS3, a Sony queria algo como um set-on-box. Por esse motivo, alguns itens arquitetônicos não é 100% favorável ao desempenho de jogos. Mas talvez a Sony tenha aprendido a lição. O próximo Playstation deve ser bem mais potente, e rodar só jogos. E se a Sony for esperta, ela coloca uma ROM contendo um programinha que ao perceber que modificaram o OS, ele desliga a ventoinha e processador queima. Pronto, ai o aparelho ficar exclusivo para jogos.

    Isso fere a liberdade? Bom, nunca vi ninguém comprar uma geladeira para assar frango. Então, se quer servidores ou estações gráficas, compre servidores ou estações gráficas.

    Eu concordo com a ação da Sony. Acho que esse tipo de atitude não é exercício de liberdade, e sim exercício de malandragem.

    Renan (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 1:44 pm

    “E se a Sony for esperta, ela coloca uma ROM contendo um programinha que ao perceber que modificaram o OS, ele desliga a ventoinha e processador queima. Pronto, ai o aparelho ficar exclusivo para jogos.”

    Troque “Sony” por “fabricante de PCs” e “modificaram o OS” por “tiraram o Windows e instalaram o Linux”. Gostou? :)

    “Acho que esse tipo de atitude não é exercício de liberdade, e sim exercício de malandragem.”

    Não acho, até porque não há nada de ilegal em instalar outro SO. Se havia, por quê a própria Sony dava a opção do “other OS”?

    Tiago (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 2:18 pm

    A diferença é que no computador eu compro as peças e monto. E mesmo nos montados, não há interesse que eles sejam fechados. A exceção seria a Apple, mas a própria Apple tem suporte a instalar outros OS.

    Quanto ao PS3 rodar linux, a questão é: seja o software da Sony ou não, o objetivo do PS3 é rodar jogos. Se um boa atitude da Sony se mostrou daninha a empresa, ela tem mesmo que cortar.

    Acredito que, quem comprou o aparelho podendo modificar o OS, isso é direito adquirido e a Sony tem que sentar e chorar. Agora, aos novos, a Sony é soberana para decidir cortar ou não esse ou aquele recurso.

    O que realmente não dá para aturar é a empresa desenvolver um produto, um negócio com o produto e os espertinhos desvirtuar o produto. Afinal, usar o PS3 como servidor ou estação gráfica é desvirtuar essas máquinas. Para esses consoles nunca serão vendidos jogos, logo, nunca serão rentáveis. Não sendo rentáveis não tem sentido de existir. A Sony está certa, deve cortar mesmo.

    E para quem acha que é um absurdo, façamos o seguinte exercício: se não é rentável, não é produzidos, e se não é produzido vocês não possuem PS3.

    Tem que tomar cuidado quando invocam a palavra liberdade. Muitos aqui pronunciam liberdade com a mesma promiscuidade que políticos brasileiros proclamam Democracia.

    Demi (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 3:09 pm

    @Tiago
    Depois que li seu comentário fiquei pensando que a Sony deve tirar imediatamente a opção de tocar Blu Ray/DVD do seu console, inclusive bloquear o uso como media center, já que ela pode estar perdendo dinheiro caso o usem apenas para esse fim.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 3:43 pm

    Na minha opinião eu acho que a empresa faz o que ela quiser, ela não tá obrigando ngm a comprar as coisas dela! Você é livre para comprar o que quiser!

    Isso é pensamento mercantilista do séc. XVII. Funcionava na época (quer dizer, os mercadores genoveses nunca foram processados por Oligopólio ou vendas casadas, que eu saiba). Hoje em dia, no entanto, o consumidor é exposto a vários abusos característicos dos tempos modernos: propaganda agressiva, lavagem cerebral televisiva, “fidelizações” e seduções de diversos tipos.

    Vc. pode decidir por suas razões plenamente justificadas, não comprar o produto. Convencer o seu filho de 10 anos dessas razões é um pouco mais difícil: vc. tem toda a “sociedade dele” contra você.

    Por isso, hoje em dia o consumidor precisa de garantias e leis contra os abusos da indústria. Muitas já foram criadas, mas não são nem de longe suficientes. Se fossem, a heresia do mercado de software proprietário não teria se instalado: vc. não compraria um produto com as regras usadas para se comprar serviços.

    É preciso, cada vez mais, combater essa tendência do “Product as a service”. Eu quero consumir produtos, mas não quero a Sony, a Apple, a Microsoft (e talvez até a Google) invadindo a minha casa, a minha vida e determinando minhas escolhas.

    Eu quero ser livre. Eu quero comprar um aparelho e receber apenas o que eu comprei: um aparelho, mais nada.

    Felizmente, enquanto a Indústria tenta nos enfiar suas fidelizações goela abaixo, os consumidores (cada um a seu jeito, nem todos do jeito mais adequado) caminham em sentido contrário. Na telefonia, por exemplo, a venda de aparelhos desbloqueados tem superado os que acompanham contratos anexos. Eu não consigo encontrar nenhum consumidor de iPhone que não tenha desbloqueado seu aparelho. Conheço mais de um usuário de videogames que nunca compram jogos piratas, mas desbloqueiam seus consoles mesmo assim.

    Indústria: se não for dada a liberdade a seus clientes, eles a obterão de outras formas. Doa a quem doer.

    self_liar (usuário não registrado) em 24/01/2011 às 5:14 pm

    O certo era nem mesmo necessário permissão para desbloquear o firmware,mas somente oferecer documentação do hardware que é por direito do usuário. Como as tecnologias de hoje ficam cada vez menores ,é fundamental a documentação do hardware.Não é igual a um martelo ou um carro que você compra pois ele possibilitam engenharia reversa com facilidade pois as coisas são GRANDES e visíveis . Computadores não.


    Vc. pode decidir por suas razões plenamente justificadas, não comprar o produto. Convencer o seu filho de 10 anos dessas razões é um pouco mais difícil: vc. tem toda a “sociedade dele” contra você.

    Pois é ,o sistema hoje tenta te convencer em todas as formas .Eles passam so a visão vantajosa deles e positiva. Recomendo que veja o documentário Criança a alma do negócio do instituto ALANA. e Consuming kids da Media Education

    http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=7

    http://www.mediaed.org/

    Indústria: se não for dada a liberdade a seus clientes, eles a obterão de outras formas. Doa a quem doer.

    Ficaria feliz e seria mais eficiente se as pessoas parassem de comprar estas coisas ,pois enquanto ficamos nessa corridade de bloqueio-desbloqueio ,uma hora eles podem encontrar a solução definitiva para a situação .Sem contar que eles não mudam o comportamente regente deles.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 25/01/2011 às 12:13 am

    Desejo a todos os profissionais que acham bacana esse tipo de coisa (cracking de firmware) que seus clientes consigam uma forma de usar seu trabalho de graça. Que seus clientes consigam piratear os produtos dos quais vocês dependem para terem seu salário. E que quando você for se queixar com eles que seja citada essa asteira de libertite de que “se eu comprei posso fazer o que quiser com isso…”

    A licença do console era clara e estava lá quando vocês compraram os consoles. Não concordam com ela? Deixem de ser crianças e vendam o aparelho. É igual fanboy de iPhone, que vendeu o rim pra comprar o aparelho e fica de mimimi com a App Store da Apple. Tenho um PS3 e um Wii aqui com mais de 30 jogos originais nos dois consoles e acho que quem está insatisfeito com a política da Sony para o PS3 podia muito bem parar de torrar o saco e comprar um XBox360 :-)

    elias (usuário não registrado) em 25/01/2011 às 5:19 am

    fabio, ninguém pode “licenciar” ao comprador um produto físico que foi vendido. vendeu, o dono agora é quem comprou.

    vc não pode “licenciar” um martelo a alguem que o adquira, pq poderia “licenciar” um produto eletrônico?

    isso é um ataque ao direito à propriedade, é inconstitucional tanto aqui quanto lá nos eua.

    as tais “licenças de uso” estão, nesse caso, relacionados a obras intelectuais. elas impedem que você distribua o firmware (que são dados), por exemplo. mas não impedem que você faça o que quiser com o produto que comprou. não impedem, por exemplo, que você apague o firmware existente e ponha outro.

    o produto que você comprou é seu mesmo, não é alugado nem licenciado.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 1:58 am

    @elias
    Esqueça o martelo, valide seu exemplo com algo que possui firmware.

    O que a Sony licencia não é o hardware do console, mas o firmware que roda nele. Software pode ser licenciado, como você mesmo disse. Então a Sony colocou na licença do firmware do console que você precisa concordar com o fato de que ela pode alterar as funcionalidades do aparelho a qualquer tempo. Acontece que sem o firmware o console é basicamente um tijolo.

    Então ou os crackers escrevem um firmware do zero ou estarão violando a licença de software do console, quebrando a lei. Acontece que os crackers não vão conseguir escrever um firmware do zero, porque SE conseguirem escrevem um System Software inteiro e funcional (que rode jogos e tudo mais) a Sony vai apresentar uma outra licença, para o microcódigo do processador Cell e demandar que os crackers estão usando sua propriedade intelectual em desacordo com algum outro contrato de licença que você aceitou sem saber ao usar o aparelho.

    Resumindo, substituia todo o firmware que possa ter participação intelectual de algum engenheiro da Sony e aí sim você poderá usar o console como quiser, exatamente como um martelo. Do contrário você provavelmente vai estar mesmo infringindo a lei ao usar um firmware não autorizado pela Sony no equipamento.

    Por isso, como eu disse antes, quem não concorda em ter que se sujeitar aos desmandos da Sony tem como única opção legal vender o aparelho. Eu acho isso uma droga, mas entendo que é um preço a pagar por ter a melhor plataforma de jogos à minha disposição (afinal eu comprei o console para jogar e não para rodar Linux). Para os outros, desejo que seus clientes pirateiem seu trabalho e façam isso sob a desculpa boboca de estarem exercendo sua liberdade.

    Vejo aqui um bando de hipócritas. Defendem a licença de software que convém, pedem respeito à GPL em um dia (quando uma empresa como a Dlink usa SL e não publica os fontes) e quebram outra licença no dia seguinte para usufruirem de software sem arcar com as obrigações devidas. Detestam pagar pelas coisas (software, música, filmes, jogos) mas sonham em ser grandes empresários vendendo coisas aos outros.

    Poucos aqui entendem que não estamos falando de liberdade ou de poder “usar seu console como quiser”. Estamos falando de uma empresa que gastou milhões desenvolvendo um prodruto, uma API, um SO, um processador e que escolheu uma forma de proteger todo esse ecossistema. Se essa forma não é legal, ou se é restritiva, você tem o direito de mostar isso não comprando o console. Comprar o console e crackear o sistema (sob qualquer pretexto) é ilegal e desrespeita o trabalho de milhares de engenheiros e outros prifissionais que recebem seu salário para trabalhar no desenvolvimento da plataforma.

    Sim, quando vocês falam de empresários ganhando milhões de dólares com consoles e jogos, se esquecem que existem milhares de programadores, como muitos de vocês, que dependem das vendas de jogos para sobreviverem. Eles, como muitos de vocês, esperam que as pessoas valorizem seu trabalho comprando software e respeitando seu licenciamento. E eu desejo a vocês o que vocês estão fazendo para eles.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 3:27 pm

    @Fabio:

    Estive ausente da discussão por um tempo, então me perdoe se eu não consigo identificar em que momento deixamos de falar de liberdade e passamos a falar de pirataria.

    Não me parece, lendo os comentários, que haja alguém aqui fazendo apologia a cópias ilegais de jogos. O assunto é outro.

    A opinião oficial da comunidade livre é que a assim chamada pirataria é prejudicial não só para os fornecedores como também para a própria liberdade.

    Então não cabe aqui o mimimi de “garantir faturamentos da Sony ou os salários de seus funcionários”. Se eu conseguir rodar Linux no meu PS3 não vou deixar de comprar jogos originais por causa disso.

    Se existe a questão do firmware, licenciamento, console que é um tijolo sem ele, etc., do ponto de vista do consumidor isso não interessa: Que seja empregado um novo modelo de licenciamento, um novo hardware, etc. A sociedade consumidora não deve aceitar ser coagida, enganada ou traída por detalhes semelhantes.

    Não tenho nada contra pagar os salários dos funcionarios da Sony, desde que ela me dê como cliente aquilo que eu quero comprar e não aquilo que ela insiste em me empurrar goela abaixo.

Este post é antigo (2011-01-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.