Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Efeitos especiais: entrevista com Paul Franklin

Enviado por Juliano Schneider dos Santos (juliano·schsΘgmail·com):

“Entrevista interessante com Paul Franklin, criador de efeitos especiais do Filme A Origem, dentre outros. Uma das questões era “Quais equipamentos e aplicativos foram usados?” e a resposta, bom, a resposta vai agradar.” [referência: info.abril.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 9:41 am

    engraçado, ele fala que os artistas usam linux mas só cita exemplo de software Mac e Windows.

    Sem falar que ele disse que o trabalho pesado é delegado ao Mac.

    A minha pergunta então é: o que eles fazem no linux???

    Hell (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 9:50 am

    @Tiago

    RenderFarm

    Marcos (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 9:59 am

    @Tiago, o maya também tem versão pro linux.

    tenchi (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 10:43 am

    @Tiago, pense assim: o Mac é o arquiteto. O Linux é o pedreiro. Nada contra pedreiros, mas eles é que acabam fazendo o trabalho pesado.

    Porque não usaram Windows? Por isso:
    http://www.picshag.com/windows-inception.html

    Tiago (usuário não registrado) em 8/03/2011 às 12:29 am

    Não creio, Tenchi. Como o Mac e o Linux são UNIX bem feitos, ambos podem fazer exatamente o mesmo serviço. O que leva a escolha de um ou outro ou é custo, ou é ferramentas. Recentemente eu descobri que a Apple criou uma boa biblioteca para computação científica., Isso é bem interessante quando se trabalha com cálculos. Pode estar ai uma pista do uso do Mac para serviços pesado. Bom, como foi dito que o Mac era utilizado para serviços pesados, acredito que nesse caso o nosso arquiteto também é pedreiro.

    Outra coisa, ele usam software da Pixar, empresa de Steve Jobs, vendida à Disney. Provavelmente a tecnologia deles seja NextStep, empresa criada por Steve Jobs, comprada pela Apple (que de brinde ganhou um executivo – eu acho ilário a forma que contam essa estória) e que, devido a isso, o Mac OS simplesmente herdou toda a tecnologia gráfica criada pela NextStep. Que provavelmente deve ter sido bem usado na Pixar.

    Sinceramente, eu ainda não descobri em que que esses caras usam linux. Será que é para ser servidor apache? Na boa, as vezes parece que foi uma jogada de marketing.

    tenchi (usuário não registrado) em 8/03/2011 às 7:49 am

    @Tiago, imagine poucas estações de trabalho com Mac para a modelagem das animações. Imagine um cluster com milhares de máquinas com Linux executando um software cujo único objetivo é renderizar o video final. Existem vários softwares para renderização para Linux, open source ou não. Inclusive o Renderman, da Apple, roda tbm em Linux.

    Guilherme (usuário não registrado) em 8/03/2011 às 9:54 am

    @Tiago, é isso sim, e alem que milhares de maquinas linux saem bem mais barato que milhares de macs ;)

    o linux é responsavel pelos calculos complexos, e renders, faz a parte bruta, mas seria inutil sem o mac, e sem o linux tudo seria muito mais caro para os estudios, apesar de poderem usar mac para isso.

Este post é antigo (2011-03-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.