Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Eduke32: Duke Nukem 3D no Linux

Enviado por Ciniro Nametala (ciniroΘgmail·com):

“Nesta semana o blog CINIRONET divulgou um texto bem humorado em que conta-se a história do autor deste blog com o famoso jogo em primeira pessoa Duke Nukem 3D, a liberação dos fontes do mesmo sob GPL e o projeto Eduke32.

Este jogo que há anos vem sendo reproduzido para diversas plataformas passou por várias modificações que, em geral, nunca foram bem recebidas pelos jogadores das primeiras versões do game.

Durante o texto ele explica o que é o projeto Eduke32 e através de um tutorial muito didático ensina como baixar, instalar e configurar o jogo no Ubuntu.

O autor comenta que depois de muitos e muitos remakes de Duke Nukem 3D lançados este é o primeiro em que ele realmente aposta e sentiu prazer em jogar.” [referência: ciniro.blogspot.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 1:55 pm

    O mais legal é quando eu jogava no Debian, e minha máquina não tem aceleração 3D, ainda dá para jogar com a aceleração via software “rendered software” ou algo similar nas opções.
    E ainda há a possibilidade de se utilizar o High Resolution Pack nele, que é um mod bem legal.

    Patola (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 2:30 pm

    Usar o eduke32 é fácil (e existem vários outros builds de duke3d pra GNU/Linux). Mas usá-lo com o High Resolution Pack e gráficos vetoriais é que é difícil. Tentei várias receitas e não consegui. Alguém tem a manha?

    nozes (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 2:33 pm

    instalei aki muito bom!

    só e ruim pq não conseguido alterar as janelas, tipo se eu to no jogo e quero ir para o firefox tenho que fechar o jogo isso e chato! se tiver algum modo de usar o Alt+tab quero saber, vlw!

    espero por mais dicas de jogos!

    Eden (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 2:54 pm

    Duke Nukem para sempre!

    Bremm (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 3:12 pm

    Em 1996 eu jogava Duke Nukem 3D nos finais de semana, com um colega da faculdade e usando um MODEM de 14400bps; :-D

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 3:56 pm

    Shake it, Baby.

    Já dizia o Duke.

    Rod (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 5:06 pm

    O Duke é um poeta dos games, temos muito o que aprender com seus ensinamentos hehehehe =P

    “Hail to the king, baby!” Duke Nuke

    Rod (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 5:08 pm

    Errata: Nukem* …oops :)

    Tiago (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 5:10 pm

    Pena que só funciona em ambientes 32 bits…

    André Machado (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 5:33 pm

    Poxa, eu consegui rodar o jogo normalmente no meu micro que tem uma placa de vídeo SiS no modo janela renderizado por software (porque tela cheia é só openGL). Só não sei por que o mouse some.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 6:33 pm

    @Rod, o aplicativo não é 64 bits nativo, mas roda em plataformas 64 bits, basta instalar normalmente. Só é claro, não vai usar tudo de seu processador. Mas para Duke Nukem, se for jogar mesmo esse clássico, 32 bits já era um progresso. Os primeiros Duke Nukem 3D ainda rodavam no DOS em 16 bits…

    Rod (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 6:40 pm

    @Paulo Cesar

    Acho que sua resposta foi para o Tiago.

    Amarok (usuário não registrado) em 10/01/2011 às 7:27 pm

    E quem usa distribuições baseadas em rpm, existem pacotes rpm prontos do eduke32:

    http://pkgs.org/package/eduke32_engine

    http://fr2.rpmfind.net/linux/rpm2html/search.php?query=eduke32

    @patola Eu tenho aqui funcionando e foi bem fácil. Eu copiei o diretório autoload com todo o conteúdo HRes para ~/.eduke32 e na interface de início do jogo marquei a opção “enable autoload folder”.

    Patola (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 2:15 am

    adilson, mas os personagens aparecem vetoriais, ao invés de bitmap?

Este post é antigo (2011-01-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.