Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Edição de vídeo: Campanha para o desenvolvimento do NovaCut

Enviado por Sergio Olivo (sergio·olivoΘgmail·com):

“Mais uma boa noticia na comunidade: Está aberta a campanha para doações do projeto NovaCut. Com a intenção de ser uma solução de nível profissional para Edição de vídeo colaborativo, 100% livre e open-source, os organizadores contam com as doações da comunidade para iniciar o desenvolvimento. O projeto está sendo sendo apoiado pelos times da Canonical e também por artistas e designers que contribuem com idéias e sugestões de recursos importantes do ponto de vista artístico. O link para acompanhar o status da campanha e fazer a sua doação é este: [kickstarter.com/…]” [referência: kickstarter.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    gustavo (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 1:22 pm

    pra que pagar se tem de graça?
    microsoft começou assim.
    viva o sofware livre e free.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 1:26 pm

    Software livre não tem que ser necessariamente grátis.

    vinipsmaker (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 2:01 pm

    E além de colaborativo, tem outras capacidades interessantes como suporte a HDSLR. Eu tinha visto essa notícia semana passada em http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTYyNQ .

    Seria legal se esse projeto obtivesse sucesso, assim como o projeto de tornar o Blender open source teve.

    Walker (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 2:16 pm

    Não entendo por que não unir esforços com outros projetos já existentes e em andamento como o Lumiera, em vez de toda vez criar um novo projeto do zero.

    Fellype (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 2:51 pm

    @ Walker: “Não entendo por que não unir esforços com outros projetos já existentes e em andamento…”
    É, eu também não entendo. Mas criar projetos do zero, “forkar” algo existente, usar partes de vários projetos e etc., são coisas que estão previstas no conceito de software livre.

    Sergio (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:33 pm

    A idéia do NovaCut é ser um editor “colaborativo”, onde pessoas do em vários lugares, que estejam conectadas ao projeto poderão contribuir. Além do mais, a colaboração de artistas com idéais deve ajudar a torna-lo um editor bem mais simples de usar do que os editores que tenho visto por aí.
    Muito se fala sobre a contribuição dos membros da comunidade de solftware livre. Bom, se eu não ajudo no desenvolvimento, nem tradução/documentaçãoo, então o “apoio” financeiro pode ser uma forma interessante de contribuir para o desenvolvimento da comunidade…

    Carlos "Kadu" Eduardo (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:56 pm

    Esse Novacut promete mesmo :)

    Precisamos também de um editor de imagens para tratamento fotográfico com suporte CMYK e uma interface mais madura e consistente. :)

    Heaven (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 10:17 pm

    @Fellype

    Vai muito além de apenas manter código existente, existem práticas novas e mais consistentes, além de novas bibliotecas que podem interferir muito na estrutura de um projeto, além de técnicas para melhor estruturar as camadas.

    Certas vezes acho melhor reconstruir um projeto ao invés de dar um plus, já trabalhei em sistemas onde era inviável manter por muito tempo, de forma que depois de um tempo ou refatorava ou reescrevia o código novamente.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 7:56 am

    Se o pessoal do desenvolvimento já começou a trabalhar é outra história; mas que o pessoal do marketing já tem o produto pronto pra distribuição, isso eles têm :-)

    Gostei da ideia do colaborativo. Que não seja uma ferramenta que rode dentro de um navegador, mas sim uma aplicação á parte, que use o potencial do computador. Sobre colaboratividade, há vários frameworks interessantes que poderiam ser usados, como o Telepathy.

    Falando nisso, há um tempo atrás os desenvolvedores do VLC iniciaram o desenvolvimento de uma ferramenta de edição de vídeo, o VLMC, mas ouço muito pouco falar dele. Inicialmente me parecia um projeto promissor, mas não tinha uma equipe de markegint tão boa quanto o NovaCut :-(

Este post é antigo (2011-07-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.