Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvedores: proporção de novos projetos iniciados para Android está diminuindo, segundo pesquisa

Segundo dados da empresa de análise Flurry, sistema da Google viu o início de novos projetos cair no trimestre; possíveis causas incluem a aceitação do iPad 2 e a situação do Android Market.

Trechos do IDG Now:

Representando uma mudança no mercado da computação móvel, a plataforma Android, da Google, tem perdido desenvolvedores para a rival iOS, da Apple, segundo dados da fornecedora de programas analíticos Flurry, que mantém registro do suporte de desenvolvedores entre várias plataformas.

Baseada nas descobertas de seu serviço Flurry Analytics, a empresa disse que “está muito aparente que o Android perdeu o suporte de desenvolvedores  para o iOS” em 2011. “Especificamente, o início de novos projetos no Android caiu de 36% no primeiro trimestre deste ano para 28% no segundo trimestre.”

(…) Os desenvolvedores criaram de modo crescente para o Android em relação ao iOS [em] 2010, de acordo com o vice-presidente da Flurry, Peter Farago. Depois ele nota que “em 2011, no entanto, o iOS parece não apenas ter interrompido mas revertido essa tendência.” A Flurry identificou a chegada do iPhone pela operadora Verizon em fevereiro (antes o aparelho era exclusivo da AT&T, nos EUA) e o lançamento do iPad 2 no mês seguinte como causas prováveis na mudança de suporte de desenvolvedor.

(…) Além disso, o estudo da Flurry cita problemas com a loja Android Market para apps Android e fragmentação de vitrine. Um trabalho contínuo para melhorar o layout da loja online e para estimular a adoção do Google Checkout são essenciais, segundo a empresa.(…)  (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Julio (usuário não registrado) em 18/07/2011 às 3:05 pm

    Faltou uma imagem do Mc Flurry…

    Turambar (usuário não registrado) em 18/07/2011 às 4:03 pm

    Acho natural acontecer isso. Após a explosão de algumas bombas, alguns acabam sendo afugentados.

    O que venho observando, porém, é que a qualidade e maturidade dos programas lançados para o Android estão cada vez maiores, em muitos casos se equiparando ou até sobresaindo as versões para iOS.
    Acho isso muito bom !

    E tem mais: Estou chutando, mas acredito que um percentual ENORME desses 8% que caíram, sejam aplicaçõeszinhas ruins e/ou mal-feitas, que não vão fazer falta para o público em geral.

    Claro que quanto maior a oferta, melhor. Porém a coisa chegou num ponto em que precisamos de qualidade também. É incrível a quantidade de aplicações estranhas, que ficam feias em certos dispositivos por despreparo da equipe de desenvolvimento, etc…

    psicoppardo (usuário não registrado) em 18/07/2011 às 4:43 pm

    Eu também acho, a tendência e desenvolvimento atingir as principais aplicações diminuindo o número de desenvolvedores e aumentando a qualidade dos aplicativos lançados, tal como acontece com o linux, se prestamos atenção o número de distros tende a diminuir e as que se sobressaem aumentam em qualidade.

    Joao (usuário não registrado) em 18/07/2011 às 5:16 pm

    Eu tambem acho uma tendencia natural, ainda mais levando em consideração os seguintes fatos:

    Android: Linguagem Java, SDK de desenvolvimento gratis e para diversas plataformas, aparelho emulado(não existe a necessidade de possuir um celular com Android)…

    iOS: Linguagem Objective-C(não tão popular quando o Java), ambiente restrito ao Mac OS(e assim o hardware Apple) necessidade de um iPhone (não existe um emulador),restrições da Apple para com aplicações…

    resumindo:

    Android = poucos ‘dinheiros’ para começar a desenvolver.
    i-OS = muitos ‘dinheiros’ para começar a desenvolver.

    Pensando nisso grande parte dos desenvolvedores (bons ou nem tanto) optam pelo Android pelo motivo economico mesmo (não é necessario grande investimento inicial…não tenho grande prejuizo caso a aplicação não de certo) então passada esse bom inicial, as coisas tendem a se estabilizar.

    Iniciante (usuário não registrado) em 19/07/2011 às 12:26 pm

    Opinião pessoal: Li um artigo onde o Jobs falava porque eh melhor programar para iphone q para android.

    O maior argumento dele era q o iphone possui um padrão (mesmo tamanho de tela, mesmos itens de hardware, processamento, etc), enquanto o android eh mais… digamos… variado.

    Pelas palavras dele, mesmo que no emulador fique bonitinho, dependendo do aparelho onde for rodar a aplicaçao o resultado pode ser outro por causa da resolução de tela, item de hardware ou mesmo desempenho. Ainda mais agora com os tablets android também.

    Sou desenvolvedor web mas não para mobile (ainda), e o argumento do tio Jobs foi convincente pra mim. Já tenho q quebrar a cabeça com a diferença de renderização dos browsers, não quero ter q passar por isso tb com os smartphones. Pelo menos instalar varios browsers nao custa nada, agora, ter um modelo de cada smartphone não dá.

    Quando tiver um tempo e for estudar sobre desenvolvimento mobile, acho q vou começar pelo android pelo “fator custo”, mas de olho no objective-c (iphone).

Este post é antigo (2011-07-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.