Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desduplicação de dados com lessfs

Enviado por Davidson Paulo (linuxΘdavidsonpaulo·com):

“A desduplicação de dados (do inglês data deduplication) é um conceito amplamente utilizado em dispositivos de armazenamento (storages) para otimizar a utilização do espaço disponível para armazenar dados. Isso é feito através da eliminação de informações redundantes, que são armazenadas uma única vez e então referenciadas em todos os locais onde ela é utilizada.

Nesse tutorial escrito por Davidson Paulo, ele explica como instalar o lessfs e configurar um volume de armazenamento para guardar imagens de máquinas virtuais utilizando o mínimo de espaço em disco possível.” [referência: blog.davidsonpaulo.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Victor Diago (usuário não registrado) em 1/09/2011 às 1:21 pm

    sed s/”Isso é feito através da eliminação de informações redundantes, que são armazenadas uma única vez e então referenciadas em todos os locais onde ela é utilizada.”/”Isso é feito com ln -s”/g

    Thats it

    Bremm (usuário não registrado) em 1/09/2011 às 1:47 pm

    @Victor Diago

    Antes fosse só isso. É usado um algoritmo de compactação; mais precisamente o Lempel–Ziv–Oberhumer.

    Victor Diago (usuário não registrado) em 1/09/2011 às 3:57 pm

    Ah !!! nunca pensei que o famoso LZO teria este tão estranho nome :D já uso ele bastante nas minhas openvpns por ai ! Funciona bem, mas não compacta tanto assim ! Abraço !

Este post é antigo (2011-09-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.