Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Departamento de Defesa dos EUA lança pequena distribuição Linux voltada à segurança

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Com o número de websites sendo hackeados atualmente, a segurança deve ser uma preocupação crescente em todas as grandes empresas e organizações em todo os EUA que inclui os departamentos do governo.

O Departamento de Defesa dos EUA e o Air Force Research Laboratory decidiram reagir e oferecer uma maneira de usar um PC de forma segura através do desenvolvimento de uma nova e leve distribuição Linux segura.

A distro é chamada de Lightweight Portable Security e foi criada para permitir que qualquer sistema seguro, ou não, possa ser usado de forma confiável. O LPS faz isso executando diretamente de um CD ou pendrive executando apenas dentro RAM de uma máquina, oferecendo o acesso à Internet, um navegador web, sistema de arquivos, e uma pequena gama de aplicativos para usar. O número de aplicativos incluídos é pequeno, mas funcional: uma versão do navegador Firefox, solução de criptografia de arquivos, leitor de texto e PDF, e Java instalados permitindo o acesso a uma série de serviços on-line que necessitam dele.

A distro está disponível para download do público em geral e a versão padrão tem apenas 135MB. Ainda existe uma versão Deluxe que acrescenta o OpenOffice.org e o Adobe Reader e outra versão de acesso LPS-Remoto, disponível sob requisição.” [referência: geek.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 9:21 am

    Precisava se parecer com o Windows 98?

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 9:30 am

    O foco da distro é segurança, não interface.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 9:55 am

    Software compilado pelo Departamento de Defesa americano? não obrigado.

    Illidan (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 10:14 am

    Lucaugusto. Sou da mesma opiniao.

    henry (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 10:31 am

    Sou mais prático e menos mimimi/romantico/infantil: pode ser distribuida por Jesus Cristo, se não tiver o codigo fonte distribuido junto, não, obrigado. E isso vale até pra coisa distribuida por Linus.

    Mario RPG (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 10:46 am

    @henry

    falou tudo o que tinha que ser dito, está correto.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 10:58 am

    Tem gente que “exige” o código da aplicação, quando na verdade, o abriu uma vez ou outra para, no máximo, matar a curiosidade a respeito da organização do código, mas nunca o examinou a fundo para saber o que ele realmente faz ou deixa de fazer, e se concorda ou não com o que ele faz.
    Isso, sim, é mimimi. ;P

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 11:08 am

    Não é assim que funciona, Orlando. Se exite milhares de pessoas que não irão entender nada ao olhar o código, existe outro tanto que poderá estar atenta ao que está acontecendo. Se o código não estiver disponível, é a mesma coisa que código fechado. É muito mais difícil saber o que esta acontecendo lá dentro. Sabemos que os próprios órgãos oficias desenvolvem seus vírus, cavalos de troia e outras coisinhas. Seria o DoD o ‘amiguinho’ do povo?
    Não tem mimimi.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 11:38 am

    @Orlando Xavier

    Concordo…

    Eita! Faltou um para dizer “mais uma distro?”. Será que ninguém falou só porque foi desenvolvido pelo departamento de defesa norte-americano?

    Luis Almeida (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 12:12 pm

    São 2 coisas a frizar:
    Primeiro O governo norte-americano, semre fez propaganda contra o GNU/Linux e seus aplicativos, afirmando que quem usa software de codigo aberto, esta contribuindo com o comunismo.
    E outra:
    Segunda: A Defesa do governo dos EUA esta usando software de codigo aberto, porem os mesmos não são repassados como codigo aberto, no minimo incoerente.

    DevA (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 12:15 pm

    Eita! Faltou um para dizer “mais uma distro?”. Será que ninguém falou só porque foi desenvolvido pelo departamento de defesa norte-americano? [2]

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 12:16 pm

    Pelo que eu tinha visto no /. , essa distro foi feita para ser usada pelos funcionários do Departamento de Defesa americano. Aí resolveram tornar público, para facilitar o acesso à funcionários que não são do cetor de segurança mas ainda precisam de acesso a internet seguro.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 1:10 pm

    @Guaracy Monteiro

    Sim, existem, realmente, várias pessoas que estão “antenadas”, pelo menos nesse aspecto. Mas não é disso que estou falando.
    Estou me referindo a pessoas que criticam por não ter o código em mãos, pelo simples prazer de possuir e guardar (leia-se abandonar).
    Tem gente que confunde “ser crítico” com “ser chato”.

    Joao (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 1:54 pm

    @Luis Almeida

    Aparentemente foi deixado fixo um wallpaper do Tio Sam, para afastar qualquer comunista :D

    Carlos Roberto Oliveira (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 2:57 pm

    Se fosse feito pelo exército brasileiro teria comentário do tipo “Mais uma distro?[n+1]“. rsrsrs

    Xinuo (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 3:14 pm

    @Orlando Xavier, com relação ao chato, pensei o mesmo de vc.

    Não importa que vc não leia o manual do seu carro, mas ele deve estar lá no porta-luvas para quando for necessário, e para caras curiosos que o lêem, como eu.

    Não importa se o cara lê ou não o fonte, o importante é que esteja lá para quando ele precisar e que esteja disponível para outras pessoas, que lerão e entederão. As vantagens de ter o código disponível são aproveitadas também por quem não lê.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 4:18 pm

    “@Orlando Xavier, com relação ao chato, pensei o mesmo de vc.”

    @Xinuo, pelo menos deixei alguma impressão. :)

    Quanto ao manual do carro, qualquer um que saiba ler pode abrí-lo e ler, diferentemente de um código em C/C++, por exemplo. :P

    A questão não é ter ou deixar de ter o código. A questão é que as pessoas que nunca pararam para estudar um código, pessoas, essas, que utilizam um Opera ou um Chrome da vida e nunca se preocuparam com isso, tentarem ser críticas ao ponto de serem chatas e enfadonhas, alguns até ridículos.

    Sabemos que muitos dos que estão aqui, “protestando”, reclamando do fato de não terem disponibilizado o source, na realidade, não ligam para isso. Só querem fazer barulho e trollar as publicações.

    Fico aliviado, no entanto, de isso não acontecer apenas aqui, o que quer dizer que o BR-Linux não é o centro de atenção dos trolls.

    Bom, seria interessante se, no mínimo, o departamento de defesa norte americano disponibilizasse os fontes para quem se interessar. Não é necessário deixá-lo lá no site, mas se for para programadores, talvez pudesse até melhorar o produto, e melhor para os gringos também.

    Bremm (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 8:59 pm

    @Orlando Xavier
    Não disponibilizar o código-fonte é violação da GPL. Independentemente das pessoas saberem auditar ou não.

    Particularmente não é necessário o código-fonte de alguma coisa para saber se o funcionamento é nocivo ou não. Para isso existem ferramentas como o gdb e o wireshark.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 3/08/2011 às 9:24 am

    @Bremm
    Sim, eu sei disso.
    Não estou defendendo Lado A ou Lado B, brother.
    Apenas não gosto da atitude de algumas pessoas, que só fazem criticar, de forma pejorativa.
    A questão de violação de licença para essas pessoas é irrelevante.

    João Dalvi (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 12:51 am

    Software compilado pelo Departamento de Defesa americano? não, obrigado. [2]


    João Dalvi

    trolanus furebas (usuário não registrado) em 5/08/2011 às 3:25 pm

    antes de alguém continuar essa discussão, pesquisem a respeito dos BACKDOOR’s implantados (e removidos, após descoberta) no OPENBSD (dita a mais segura opção de BSD) e verão o governo dos EUA envoldido na mer….

Este post é antigo (2011-08-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.