Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


As novidades do compilador Open64 5.0

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Open64, o compilador de código aberto (licenciado GPLv2) para C/C++ e Fortran que é apoiado pela AMD e foi desenvolvido também pela SGI, HP, e diversas universidades e organizações de pesquisa, atingiu um marco importante hoje. A versão 5.0 do Open64 foi disponibilizado com muitas mudanças.

Open64 pode não ser tão conhecido quanto o GCC — ou tão popular, nestes tempos, como o LLVM/Clang — porém esta por ai a quase uma década e ainda esta recebendo novos colaboradores e desempenha importante papel dentro da AMD, NVIDIA, Hewlett-Packard, e muitas organizações de pesquisa. O anúncio de lançamento do Open64 5.0 descreve as maiores mudanças nesta versão tais como melhorias na performance, novas otimizações, mudanças na infraestrutura e correções de erros. Open64 é oficialmente suportado nas arquiteturas i386, x86_64 e IA-64.

Algumas das mudanças mais especificas no “nível de baixo”, que vale a pena apontar, são o suporte estendido a IA-64, melhorias na performance de ponto flutuante quando usado a opção -O3, vetorização aprimorada, otimização estendida do loop, otimização frame-pointer e muitas outras otimização no compilador. Também existe um suporte melhorado para a geração de código do conjunto de instruções SSE4, AVX, e FMA. Este irá beneficiar os CPUs AMD Bulldozer tais como o AMD FX-8150.

Outros itens no Open64 5.0 incluem “suporte compreensivo e otimizado para o processador Bulldozer”, escalonador de registro “pressure-based” aprimorado, e um algoritimo “best-fit loop unrolling”. O frontend GCC3 foi descontinuado assim como o suporte ao IRIX, e devem ser completamente excluído nos próximos lançamentos.

Para aqueles se perguntando porque usar o Open64 ao invés do GCC, para alguns casos os binários produzidos pelo Open64 podem ser mais rápido que o do GNU Compiler Collection. A maioria das melhorias de performance são para dispositivos AMD. AMD também mantém um branch do compilador Open64, que também será atualizado para a versão 5.0 em um futuro próximo. Open64 é também licenciado GPLv2 enquanto o GCC é GPLv3, o que deixou chateado algumas companhias que antes gostavam do compilador padrão GNU.

Anúncio de lançamento [sourceforge.net/…]

Algumas análises do Open64 [phoronix.com/…] [phoronix.com/…]” [referência: marcelo.juntadados.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Droid (usuário não registrado) em 11/11/2011 às 3:48 pm

    “suporte compreensivo e otimizado para o processador Bulldozer”.

    ** A palavra compreensivo não faz sentido nenhum na frase. O correto não seria abrangente?

    Mota (usuário não registrado) em 11/11/2011 às 5:03 pm

    Esse é a segunda tradução do artigo do phoronix que vejo, até que está boa, outra que vi parece que foi uma tradução automática sem nenhuma revisão.

    Marcelo Soares Souza (usuário não registrado) em 11/11/2011 às 5:07 pm

    Sim, erro meu na tradução. O correto seria “abrangente” e não “compreensivo” conforme aponta o Droid.

Este post é antigo (2011-11-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.