Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Comparando desempenho

Enviado por Renato S. Yamane (renatoyamaneΘgmail·com):

“No momento em que consideramos que um computador está “lento”, a primeira coisa que muitos pensam é: Tenho que comprar mais memória RAM; Tenho que comprar outro HD; Tenho que comprar outro processador; etc.

Muitos esquecem de considerar que a causa raiz do problema pode ser justamente o Sistema Operacional. No vídeo disponível no post, pode-se notar que o grande vilão da lentidão é o Sistema Operacional!

No caso do Windows, o vídeo foi gravado com o sistema de indexação desativiado, agendamento do desfragmentador desabilitado e firulas desabilitadas! E eu já testei com o anti-vírus desabilitado e também não houve nenhuma diferença significativa.” [referência: diamondcut.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 7:33 am

    Título extremamente genérico.

    Bom.. o Vista é realmente uma carroça.
    Para ser mais justo o certo era testar contra o 7, que melhorou muito.
    Mesmo assim, não é normal demorar tanto pro Vista inicializar. Não pode ser HD com problema de hardware?
    Não estou defendendo o Windows ( mesmo pq sou linuxer há anos ), mas existem coisas nesta comparação que devem ser revistas.

    Robinho (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 11:24 am

    Olha, sou usuário do sistema GNU/Linux (Arch, atualmente), mas achei o teste injusto por estar usando 2 antivirus com escaneamento em tempo real (Avast! e Microsoft Security Essentials) ao mesmo tempo no teste. Talvez isso tenha aumentado e muito o tempo de espera para o desktop ficar pronto para uso no Vista.

    Mas tirando isso, realmente, as distribuições Linux têm feito um excelente trabalho na melhora no tempo de boot. O Arch fica totalmente pronto em 35 segundos no meu netbook.

    Marcos (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 11:59 am

    O ubuntu regrediu nesse sentido, o 10.04 era mais rápido que o 10.10… mas atualmente aqui em casa o windows está iniciando bem mais rápido que o ubuntu.

    1) Não é problema com hardware, pois eu também já testei com Dual Boot e notei a mesma diferença.

    2) Mesmo sem NENHUM anti-vírus o problema persiste.

    Durante todo boot, o Windows deve indexar alguma coisa, mas eu já desativei os serviços de indexação, pontos de restauração, desfragmentador automático… Mas mesmo assim há algo obscuro ocorrendo.

    O Windows é cheio de processos obscuros mesmo. Mesmo sem fazer nada e desligando um monte de serviços ele ainda faz muita I/O e acessa muito a Internet, sabe-se lá enviando o quê e pra quem.

    Em um SO open source pelo menos é possível saber o que ele está fazendo e caso tenha alguma atividade polemica, não demora alguém descobre e divulga. Lembram quando descobriram que o FF faz ping pra fundação mozilla?

    gustavo (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 9:18 pm

    Windows mais rapido pra que? Para executar os vírus e trojans com mais eficiencia ?

    Cleverson (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 11:29 pm

    @marcosalex: Não existem tantos processos assim – basta comparar o Ubuntu 10.10 com o Windows 7, além disso eles nem são obscuros. Não defendo a Microsoft, mas sua crítica foi sem fundamento.

    O monitor de recursos do Windows lhe diz exatamente quem está usando I/O de disco e quanto.

    Sobre a antiga paranóia dos dados secretos sendo enviados para os Illuminatis que comandam a Microsoft, basta colocar um sniffer em sua rede para descobrir se seremos ou não exterminados em 2012.

Este post é antigo (2011-01-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.