Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como instalar o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal: tutorial completo

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“Este artigo tem como objetivo ajudar todos os utilizadores, sejam experientes ou completamente novos no mundo linux, a instalarem a nova versão do Ubuntu, a 11.04. Este artigo contempla toda a informação necessária para a instalação do Ubuntu num computador. Traz desde os requisitos mínimos e recomendados até todo o processo de instalação do Ubuntu, acabando com umas dicas pós instalação, nomeadamente para instalação de codecs importantes. A sua publicação foi tardia em relação à publicação da versão final do Ubuntu, mas o motivo foi simples: criar um artigo o mais completo possível e sobre a versão final do Ubuntu e não de uma versão beta.” [referência: ubuntued.info]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 1:15 pm

    Tempestade em copo d’água. Acho que vocês complicaram muito, a vida de um iniciante, não é preciso nem mexer com partição, é só mandar usar o disco inteiro ou lado a lado com Windows e pronto.

    Ricardo (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 1:44 pm

    Aproveitando o artigo e o alcance que tem o Br-Linux: não consegui instalar a versão 11 do Ubuntu em um netbook, pois no inicio da instalação ele tenta montar o cdrom(que obviamente não há) e após exibir o erro, cai na linha do comando do initrams.
    Alguém já passou por isto?

    mauricio (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 4:40 pm

    Achei o artigo muito bom, e quanto ao particionamento, é melhor que se faça da forma explicada mesmo, afinal quem mexe com outro SO tem que aprender pelo menos o mínimo sobre particionamento.

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 6:48 pm

    Bacana demais! Em poucos dias instalo o Natty e o ponto de partida vai ser esse artigo!

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 7:17 pm

    @mauricio, a forma explicada demais, detalhada demais, espanta o iniciante.

    @Ricardo, cria o live usb com a ferramenta unetbootin (busca unetbootin no google).

    Patola (usuário não registrado) em 18/05/2011 às 5:28 am

    Por mim se deixaria essa coisa de particionamento de lado e se explicaria logo LVM… Torna qualquer instalação de GNU/Linux muito mais flexível. De fato, não sei por que alguém ainda pode querer usar o sistema jurássico e engessado de partições hoje em dia.

    Cláudio Novais (usuário não registrado) em 18/05/2011 às 10:16 am

    @Carlos Felipe é verdade que isto talvez seja uma instalação que à primeira vista, assuste um pouco. Mas vejamos as coisas:

    *primeiro, uma instalação do windows é bem mais complexa no sentido de que o wizard faz bem mais perguntas e a pós-instalação é bem mais morosa. Ora, tendo isso em conta, será que isto é assim tanto trabalho? Se calhar não, mas você, sem dúvida tem alguma razão!

    *Segundo: Não será melhor “perder” algum tempo mais e ter um sistema correto ao invés de ter um sistema como o wubi que só fará o UBuntu lento e dará problemas por ter os dois sistemas juntos? Entretanto, quantos utilizadores novatos instalaram o UBuntu de raiz? Nunca conheci ninguém a fazer tal coisa! Aliás, uso o Ubuntu 99.9% do tempo do ano e mesmo assim tenho o windows instalado em todos os meus computadores.

    _________________

    @Patola creio que essa sua resposta não tem qualquer sentido. Ao contrário do que o Carlos Felipe disse, e com alguma razão, você não a tem! Falar em LVM? Na verdade esta é uma instalação óptima, não é uma instalação Geek ou de servidor ou de seja o que for.

    Já ouviu falar em instalar o Ubuntu em home separada? quais os seus benefícios? pois é, qualquer um que tenha algum tempo de utilização do Ubuntu, tem isso implementado. E adivinhe!? Tem partições!

    Sobre instalar o UBuntu com windows, creio que é melhor nem comentar qual é o resultado de uma instalação com o Wubi.

    Por fim, sobre instalar de forma automatica com as opções do Ubuntu, eu tenho algum medo de perder os meus dados e por isso mesmo, como crio artigos que são ponto de partida para muitos utilizadores, não quero ficar com a consciência pesada de que perderam os dados por ignorância minha!

    ____________

    Por fim, espero que tenham percebido o meu ponto de vista e com isto não quero que achem as minhas respostas ofensivas ou algo do género. Isto é apenas uma discussão constutiva que acho bastante produtiva para concluirmos certas noções que temos! ;)

    Abraço a todos e muito obrigado pelos comentários de todos vós! ;)

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 18/05/2011 às 11:24 am

    @Cláudio Novais, quem falou wubi, é só mandar usar o disco inteiro, não precisa mexer, criar, editar partições. Demorei 3 meses para instalar meu primeiro Ubuntu (9.04) por causa de tutoriais que fazem da instalação um bicho-de-sete-cabeças, depois de cansado de só usar em live, instalei a meu modo, lado a lado com Windows e deu certo. O povo simplesmente gosta de enfeitar o pavão.

    A instalação do Seven é superdescomplicada.

    Ícaro (usuário não registrado) em 18/05/2011 às 12:13 pm

    Quem é iniciante mesmo nem olha para esse tutorial.

    Eu também demorei para entender como é que funcionava tudo isso, assim como Carlos Felipe.

    Complicam demais. Assim como intalar codecs, p****, tudo pelo Terminal.

    Depois descobrir que bastava o “ubuntu-restricted-files” e só. Ou pelo Synaptic ou Ubuntu Software Center.

    Simples.

    ericodc (usuário não registrado) em 18/05/2011 às 1:23 pm

    instalar a /home em uma partição separada é a melhor forma de instalar um sistema linux para uso em casa, é sempre muito bom termos várias fontes que mostram como fazer isso, a minha pergunta é se isso já não está automatizado no processo de instalação. Reafirmo que mesmo que esteja é sempre bom documentar e mostrar para todos como fazer isso com mais controle, daí porque é sempre bom mostrar comandos de terminal, mesmo em tutoriais para iniciantes.

    com relação à instalação do windows, de fato a partir do vista ela se descomplicou, mas tirou do o controle do usuário.

    Patola (usuário não registrado) em 18/05/2011 às 7:41 pm

    Instalar a /home em partição separada é equivalente a, no LVM, instalar a /home em Logical Extension (LE) separada. Não há segredos aqui.

    E em todo o resto o LVM é muito melhor que o – repito! jurássico e obsoleto – esquema de particionamento de discos. Tuning de desempenho, redimensionamento online de filesystems, migração de dados, recursos avançados como RAID 0 e 1.

    Felizmente, não sou só eu que vejo isso e, em meu trabalho de suporte a instalações de GNU/Linux em meio corporativo, quase todos usam LVM com algum sistema de arquivos jornalado.

    Se esse tutorial foi tão longe para descrever algumas coisas, eu acho que é um pecado imperdoável não ter ido direto para o Logical Volume Management de uma vez. O usuário que o lê perde assim muitos benefícios que teria.

    Vinícius (usuário não registrado) em 19/05/2011 às 11:38 am

    Pra quem diz logo nas primeiras linhas que o Ubuntu é um sistema fácil o texto ficou complexo e grande demais. Fácil é colocar um CD no drive e instalar sem ter que se preocupar com partições, etc. Tudo isso a instalação padrão do Ubuntu faz, ela é amigável e o texto deixou a instalação mais complexa do que de fato é.

Este post é antigo (2011-05-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.