Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como configurar dual boot de Ubuntu e OS X

O OMG!Ubuntu publicou um interessante tutorial mostrando uma das maneiras de instalar o Ubuntu em um computador no qual o OS X já esteja instalado, mas da forma nativa, ou seja, dando boot pelo Linux sem passar pelo OS X ou por alguma camada de virtualização do OS X.

O procedimento começa por um bom backup e por 2 passos feitos no OS X: a instalação de um gerenciador de boot (para fazer o papel usualmente dado ao GRUB) e o encolhimento da partição do OS X para gerar espaço e criar a partição que será usada pelo Ubuntu.

A partir daí, os passos ocorrem no próprio instalador do Ubuntu, e também são apresentados com detalhes. (via omgubuntu.co.uk – “How to Dual Boot OS X and Ubuntu”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    FellipeH (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 11:10 am

    Caraca! Procurei isso ontem, mas sobre o Debian… valeu!

    Rafael (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 1:43 pm

    eu tenho um mackbook pro e ja uso ubuntu faz um tempo,
    tem um bom tutorial tbm na pagina
    https://help.ubuntu.com/community/MacBookPro
    eh bem tranquilo pra instalar, soh seguir os passos.

    Rogério da Costa (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 3:09 pm

    Esse tutorial é bacana mesmo. Já estava pensando nisso pois estou querendo comprar um Macbook. Se quiserem a versão traduzida acabei de postar no PC redes e cia…Confiram aí:

    http://www.pcredesecia.com.br/2011/10/tutorial-dual-boot-entre-mac-osx-e.html

    André Luiz D. Queiroz (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 4:36 pm

    Mas, perdoem-me os entusiastas, qual a vantagem de rodar Linux num Mac?… O que que o Ubuntu ou qq. outra distro Linx faz que o OS X não (e melhor, naquele hardware)? Não estou ‘trollando’ nem nada, também sou entusiasta do uso do Linux (embora ainda longe de conhecer e usar como gostaria), e entendo bem as vantagens (e reveses) de Linux ao invés de Windows em PCs. Mas, num Mac, tirando o aspecto ideológico, qual a vantagem?…
    Mais uma vez, isto é uma pergunta! Não uma contestação!
    Grato a todos!

    foobar (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 5:21 pm

    @André,

    Se você trabalha com desenvolvimento, por exemplo, vai perceber que a maioria das pessoas utiliza no “bolão/stack” de aplicativos alguma distro linux. Sabendo disso, é mais confortável utilizar uma distro linux também.

    Na minha opnião, quem instala uma distro linux num mac está a procura de um computador (hardware) com bom acabamento (esses macs são sólidos);

    Laércio (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 9:25 pm

    @foobar

    Eu também estava pensando nisso, mas me surgiu outra pergunta: neste caso, uma solução virtualizada não seria mais conveniente que uma solução dual-boot?

    Tiago (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 12:43 am

    @foobar eu trabalho com desenvolvimento e discordo de você completamente, porque:
    - Mac OS X é UNIX certificado; Linux é um Unix não-certificado, mas é UNIX;
    - Desde o lançamento do Mac 10 ( Mac OS X) o próprio Steve Jobs disse: é compatível com Linux. Em linha de comando, é mesmo, tanto que eu configurei um servidor Debian usando Mac e depois apenas copiei os arquivos num pendrive e coloquei no Debian e funcionou perfeitamente.
    - todas as ferramentas de desenvolvimento existe versões para Mac. Inclusive, para os entusiastas de ruby, o XCode é considerada a melhor ferramenta para programar nessa linguagem.

    Por outro lado, se perde muito ao usar o Linux num Mac: perde a gerência do hardware e tb perde a interface do Mac. Não o fato da interface bonitinha, mas a interface solida e coerente, coisa que o Linux ainda não tem (que acompanha os meus comentários sabe que eu bato nessa tecla desde bem antes de comprar o meu primeiro Mac)

    E por fim, se você precisa testar alguma coisa no Linux, nada que um virtualbox não consiga resolver.

    Por esses motivos e por experiência própria eu acredito que instalar um Linux natvo num Mac é pura ideologia. É igual votar no PT.

    Riser (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 8:16 am

    @Tiago

    E para você ver: tenho dois Macbooks(um de 2008 e outro de 2006) com Linux instalado, rápido, simples e sem OpenGL defasado.

    “Por outro lado, se perde muito ao usar o Linux num Mac: perde a gerência do hardware”

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=intel_snb_apple&num=4

    Bremm (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 4:39 pm

    @Riser
    Esse deve ter sido o golpe de misericórdia no pâncreas de alguém.

    Isso me recorda uns benchmarks que fiz com uns jogos antigos usando o Wine. O mesmo hardware no Windows não passava de 70fps e no Linux conseguia cerca de 130fps (respeitando resolução e bits de cor para não invalidar o teste).

    Riser (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 8:14 pm

    @Bremm

    Isso acontece pois o Wine meio que invalida alguns efeitinhos do Direct3D ao traduzir as chamadas dele para o Open3D, na maioria das vezes é imperceptível e realmente se torna um salto extremamente positivo ainda levando em consideração o desempenho ótimo deste, mas outras vezes você realmente percebe a ‘lapada’ que o enxugue que o Wine dá, resultando em um desempenho algumas vezes melhor, outras vezes não. Não podemos culpar pois a implementação do DirectX é fechada, um dos maiores empecilhos no avanço do Linux nos games.

    Algumas vezes penso que o Linux seria a plataforma ideal para games, uma plataforma aberta para todo os tipos de Tweaks e, com a enorme comunidade de gamers que fazem engenharia reversa na plataforma, poderíamos fazer coisas maravilhosas, em pouco tempo iniciativas como o Nouveau ou o RadeonHD poderiam estar 100% desenvolvidas em pouco tempo significando em 100% de uso de nossos hardwares, praticamente acabando com a obsolescência programada desses componentes.

    O OS X, bem… é uma plataforma que só ganha do Linux por sua unificação, mas perde em vários pontos, como na própria GERÊNCIA DE HARDWARE, por motivos que não necessitam de explicação.

    Bremm (usuário não registrado) em 12/10/2011 às 2:40 pm

    @Riser
    Esqueci de comentar: notei isso (melhor desempenho no Wine) com o OpenGL. Com o DirectX foi exatamente o contrário.

Este post é antigo (2011-10-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.