Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Código aberto: mais detalhes sobre o Prêmio Japão concedido aos criadores do UNIX

Há cerca de 2 semanas publicamos uma nota rápida sobre o Prêmio Japão concedido a Dennis Ritchie e Ken Thompson, criadores do UNIX, mas esse prêmio equivalente a cerca de R$ 1 milhão concedido anualmente a “cujas realizações em ciência e tecnologia sejam reconhecidas como tendo feito avançar as fronteiras do conhecimento e servido à causa da paz e prosperidade para a humanidade” merecia um detalhamento maior, que busquei alcançar na minha coluna publicada ontem no DeveloperWorks.

Ocorre que o comunicado anunciando o prêmio não menciona apenas o produto UNIX em si, mas também outras decorrências dele. Cito diretamente o trecho do anúncio oficial, em tradução livre, que nos interessa mais de perto:

“O UNIX foi também uma das principais forças condutoras por trás do desenvolvimento da Internet. O campus de Berkeley da Universidade da California desenvolveu a Berkeley Software Distribution (BSD), uma versão ampliada do Unix que foi implementada com a suíte do protocolo da Internet TCP/IP. O desenvolvimento foi baseado na sexta edição do UNIX que os Bell Labs distribuíam em conjunto com seu código-fonte para universidades e instituições de pesquisa em 1975, o que conduziu ao início de uma cultura “open source”. O BSD UNIX ajudou a realização da Internet.”

No meu texto no DeveloperWorks eu dou alguns detalhes adicionais sobre o Prêmio Japão e sobre os bastidores dos 2 agraciados.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ioca100 (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 10:12 am

    Enquanto isso aqui em Pindorama, um jogador de futebol é reverenciado, por isso somos terceiro mundo.Viva o estudo e a inteligência para o bem da vida!

    Fellype (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:22 am

    @ioca100
    Eu entendo a sua opinião e também fico indignado com esse tipo de coisa. No país do futebol, o estudo e a inteligência para o bem da vida ficam em segundo plano. Um bom exemplo pode ser visto aqui.
    Mas, por outro lado, não vamos “misturar porcos com galinhas” (comparação horrível, mas serve ao propósito). Futebol é futebol e Ciência é ciência. Cada coisa deve ter seu espaço. Eu luto (pra ser sincero torço :-|) pra que novos espaços sejam criados para a Ciência, Arte e coisas afins. Esse é um processo lento (no Brasil é leeeeeeeennnnnnnntoooooooooooo) e complexo. Talvez eu não veja um bom resultado neta vida…

Este post é antigo (2011-02-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.