Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Celulares BlackBerry rodarão apps Android, diz a RIM

Trechos da Info:

Os próximos celulares da linha BlackBerry trarão compatibilidade com aplicativos desenvolvidos para Android.

De acordo com o site Bloomberg, a Research in Motion (RIM) pretende lançar seus próximos celulares com sistema QNX já no início de 2012.

(…) Com esta iniciativa, a RIM pretende aumentar as vendas de seus dispositivos móveis, entre eles o tablet PlayBook, que foi o primeiro lançado com a plataforma QNX. À época a empresa afirmou que o aparelho teria compatibilidade com aplicativos Android, mas esta função ainda não foi disponibilizada.

(…) Porém, para que os aplicativos da Android Market funcionem no BlackBerry e no PlayBook, os desenvolvedores precisarão reenviar os programas para a App World para que assim se tornem compatíveis com o sistema QNX. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Acho que agora tenho uma motivação para querer ter um RIM. Ah, que fique claro, que se dane a App Store, tô de olho em rootar o QNX mesmo.

    Lucas R. Martins (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 10:35 am

    Isso é muito bom… para o Android!

    Turambar (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 11:21 am

    Eles já não haviam dito isso, uns bons meses atrás ?

    Ou estou viajando ?

    Na ocasião era sobre o tablet deles. Agora é sobre os celulares!

    henry (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 12:32 pm

    Mto excelente a notícia.
    Para quem gosta do hardware da blackberry – hardware em si e não contagem quantitativa de quantos gigas de clock, sd ou ram – é um colírio ouvir isso. Tenho o meu bold a 2 anos e não sinto necessidade de outro tão cedo.

    Claudio (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 12:55 pm

    Posso estar enganado, mas isso não me motiva muito a comprar um Blackberry novo. :-

    Primeiro, porque ele não roda o sistema Android. Isso significa que as coisas legais que esse último tem (sistema 100% customizável pelo usuário, widgets, etc) estarão tão ausentes quanto antes.

    Ele promete rodar aplicativos escritos para Android e, ainda assim, depois de uma adaptação. Não há garantias de que um app da minha preferẽncia, após “compatibilizado” mantenha a mesma qualidade de antes.

    Na minha opinião, melhor seria se a RIM continuasse vendendo aparelhos com o QNX pra quem gosta dele, e com Android para quem gosta dele. Atenderia dois públicos com o mesmo hardware.

    henry (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 5:27 pm

    perai, sistema 100% customizável? Desde quando? Android não é opensource. Uma pequena parte dele é. E vc fica dependendo da api, igual vc depende do blackberryOS atualmente. Se android fosse 100% customizável, não haveria tanto mimimi do google sobre fulano fuçando partes supersecretas do android. E nem haveria tanta dificuldade em se fazererem ports dele para determinados devices.

    A RIM disponibilizar compatibilidade é igual ao freebsd que disponibiliza a mesma compatibilidade. E você tem um sistema solido, parrudo mesmo, com apps bacanas feitas para outro SO.

    Claudio (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 5:52 pm

    Ei, @henry… Ninguém colocou aqui questão de código aberto não. Embora, até que estejamos em dias de IceCream Sandwich, a versão adequada para o Balckberry seria 2.x (2.3.4 provavelmente), que está sim 100% OpenSource com diversas ROMs alternativas disponíveis.

    Mas não estou falando disso não, não vamos entrar no velho mimimi sobre esse assunto.

    Eu não estou falando de customizações que um desenvolvedor pode fazer e sim as que um usuário comum pode fazer.

    A diferença do Android nesse sentido é uma que me deixa muito feliz: não há diferença entre os aplicativos “do sistema” e quaisquer outros que um usuário pode baixar. Dá pra substituir qualquer parte dele, vc pode trocar tudo: tela inicial, tela de bloqueio, aplicação de telefone, de contatos, etc.

    Nada é sagrado no Android e é por isso que digo que ele é 100% customizável.

    Em questão de ports, isso tem a ver com device drivers para o hardware diferente e isso é algo trabalhoso para qualquer sistema operacional. O Linux pra desktop já sofreu muito com isso e continua sofrendo.

    E o que vc. chama de “sólido” no QNX eu chamo de “inflexível”: um Blackberry está condenado a se parecer com qualquer outro com a mesma versão do SO.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 10:19 pm

    @Claudio, o processador do BB eh o mesmo da grande maioria dos Androids. E o QNX nao eh tao diferente do kernel Linux, entao nao haveria tantos problemas assim. Os apps do Android rodam sob uma maquina virtual, lembre-se disso. Da mesma forma que um app Java roda no Windows, Linux e Mac, nao eh magica nenhuma a proposta da RIM.

    João sem Braço (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 10:29 pm

    QNX não é tão diferente do kernel Linux??? QNX é totalmente diferente. A única semelhança é que ele tem com o Linux é a compatibilidade POSIX, mas grande coisa isso, o único sistema operacional do mundo que não tem isso é o Windows.

    Claudio (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 11:56 pm

    @Marcos, o processador do dispositivo é moleza (principalmente pq se o kernel Linux já foi portado pra ele antes, isso não é tão difícil) o problema são os periféricos mesmo, sensores, gps, chip wifi, etc.

    Teoricamente, pra um app do Android rodar, seria preciso portar a Dalvik para o ambiente. Mas só teoricamente… Pelo que eu estou aprendendo, apps estão acostumados a rodar em torno de um certo ecossistema que depende do SO (troca de mensagens etc).

    Então não deve ser tão fácil assim.

    Finalmente, mesmo que os meus apps rodasse de boa no QNX, eu ainda ia sentir falta do android enquanto SO mesmo…

Este post é antigo (2011-08-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.