Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Blizzard ainda possui client de WoW para Linux

Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Por anos, a Blizzard disse que desenvolveu seu client nativo para Linux do seu famoso MMORPG, o World of Warcraft, e tal client nunca foi lançado para o público. Parece que continua desta forma: Eles possuem tal client mas não decidiram ainda sobre o lançamento do mesmo para o publico

Questionados durante a semana na seção de suporte técnico Mac, MVPs da Battle.net comentaram:”Da última vez que chequei, os desenvolvedores possuíam sua própria compilação interna do client para Linux, usado para testes”

Este comentário veio após outro, que outro usuário MVP mencionou: “Um dos grandes problemas com o Linux, e é um problema de outros desenvolvedores de jogos também, é o problema de atingir uma versão específica de plataforma. Desde que todo mundo é livre para criar sua própria distribuição, tais distros ficam despadronizadas, fazendo o foco no linux ficar dificultado”

Vale ressaltar que faz anos que usuários Linux jogam Wow juntamente com Windows e Mac, e você consegue jogar Wow utilizando o wine.. e, não existe uma razão para este “foco em uma distribuição específica”. Infelizmente, os jogadores de Linux estão aí, mas parece que a opinião da Blizzard permanece a mesma. Link do fórum da Battle.net: [us.battle.net/…]” [referência: phoronix.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 2:15 pm

    Goste quem gostar, hoje em dia se for desenvolver algo e que precise de padrão no linux, é o ubuntu… podem até chorar, mas sempre aparecem várias dicas de como instalar em outras distribuições…

    Embora eu prefira que os programas venham empacotados em tarball, é só extrair em um diretório e rodar, aliás fiquei muito contente ao baixar o eclipse e roda-lo dessa maneira, sem complicações com dependências, etc…
    Esses dias baixei a versão demo do IDA dissambler pra linux, agora em Qt, incrível, é idêntico a versão do windows, e tem o mesmo desempenho, e a propósito ele veio em um tarball também xD gostei da maneira de extrair esses programas no /opt e depois criar manualmente o atalho nos menus do gnome…

    Essa história de que já se roda o WoW via Wine é só pra quem realmente não joga WoW direito. Eu que era viciadão, ja tentei todas as “versões” do Wine (cedega p.ex.) e rodava muito meia boca, cheio de bugs, lento pra caramba.

    Na mesma máquina, no Windows (dual boot), ficava perfeito. Eu gosto muito do Linux, muito mesmo, mas não consigo ver ele deslanchando nos jogos, nem a médio prazo.

    Illidan (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 2:28 pm

    Tá demorando pra aparecer um e criticar que no linux não há padronização e todo aquele blablabla conhecido.

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 2:30 pm

    ou talvez, aproveitando o fato de que a blizz tem um cliente, seja a hora de começar a acatar críticas construtivas… quem sabe né…

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 2:40 pm

    Hahahaha, joguei muito World of Warcraft no linux. Tanto o Reign of Chaos quanto o Frozen Throne. Wine wine wine. Sem bugs, sem lags, com som stereo. Rodando gentoo.

    FATO!

    Ricardo Funke (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 2:44 pm

    Tem nada a ver essa questão de padronização, é só publicar o tar.gz, precisa nem ser o fonte. As comunidades é que se viram em fazer o pacote.

    Sempre foi assim. Desculpa esfarrapada essa… =/

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 2:44 pm

    A Blizzard não precisa agradar a gregos e a troianos. Custa pra ela lançar para as versões mais comuns? Umas 2 no máximo 3 acredito que já seria suficiente. Daí quem quisesse depois jogar na sua distro não contemplada, se virava com conhecimento próprio ou tutoriais alheios.

    not (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 2:54 pm

    Não é só questão do empacotamento, isso é o de menos. O problema é as dependências de bibliotecas que não são padronizadas nas várias distros.

    Arthas (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 2:54 pm

    O problema deve ser que eles usaram alguma biblioteca GPL pra fazer a versão deles e agora, se eles forem distribuir, vão ter que abrir o código todo pro usuário. E quem pagou pelo WOW ia chiar muito.

    bill (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 3:03 pm

    ja ia correr pra falar isso, mas o augusto comentou no ultimo paragrafo.

    AGoraé tarde pra lançar um client, wow é um dos jogos mais bem suportados pelo wine…

    bill (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 3:05 pm

    @arthas,

    isso foi sarcasmo neh? por favor, DIZ QUE FOI SARCARMOS

    @Zhu Sha Zang

    Reign of Chaos e Frozen Throne? Isso não é World Of Warcraft, isso é Warcraft III, que eu jogava bastante sim e funcionava beleza. Mas era bem mais lento que o Windows, e o network game caía frequentemente. O WoW é bem pior em suporte que o WC3

    Marco (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 4:02 pm

    Quem quer problema vê problema. Quem quer ver solução vê solução: http://www.nero.com/ptb/linux4-features.html

    Marcos (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 4:06 pm

    Pra esse tipo de situação a saída seria mesmo suportar uma distribuição, no máximo duas. Os próprios desenvolvedores das outras se encarregariam de gerar pacotes pra suas distribuições ou mesmo alterá-las pra facilitar o uso.

    Muitas empresas fazem assim, homologam o software em algumas distribuições e deixam o restante a cargo dos desenvolvedores. Uma maneira razoável de contornar as incompatibilidades.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 5:00 pm

    “Desde que todo mundo é livre para criar sua própria distribuição, tais distros ficam despadronizadas, fazendo o foco no linux ficar dificultado”

    Não sou contra a liberdade de criar uma remaster, mas aí é mais um caso em que essas refisefuqui’s quebram o apoio e confiança nas distribuições sérias.

    Arthas (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 5:11 pm

    O Bom Doutor que não me leia :)

    Andherson (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 5:14 pm

    “Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 2:40 pm
    Hahahaha, joguei muito World of Warcraft no linux. Tanto o Reign of Chaos quanto o Frozen Throne. Wine wine wine. Sem bugs, sem lags, com som stereo. Rodando gentoo.”

    Cara, você tá falando de Warcraft 3, World of Warcraft é outro jogo. Se informa primeiro.

    foobob (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 5:27 pm

    bah, WoW é coisa de fraco. Nethack pwns.

    fabioshot (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 6:05 pm

    Jogos WOW no linux Atualmente, nao consigo jogar no rwindows de jeito algum, a lantecia era muito alta, chegava a 1200 ms era disconect direto nas raid nao dava para mim fazer o endgame com meu
    char peguei birra do windows, hoje meu slack roda com 298 a 350 de latencia consigo fazer tudo, e roda muito bem nao tenho problemas com bugs nada

    Meu WOW no windows nunca mais

    Elessar (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 6:21 pm

    Estou no mesmo barco que o fabioshot, num cenário bem diferente do Eitch – WoW roda no meu ubuntu bem melhor do que no Windows.

    Ultimamente tenho usado OSX, e a Blizzard possui uma versão pra Macs. Ela sim é TERRÍVEL.

    FPS cai drasticamente (talvez culpa do driver de video, não sei).

    Quando quero jogar, booto meu Ubuntu e jogo via Wine. Cataclysm rodando bonitinho aqui :-)

    http://www.wowarmory.com/character-feed.xml?r=Warsong&cn=Eruiluvatar

    ^^

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 6:23 pm

    Pra esse tipo de situação a saída seria mesmo suportar uma distribuição, no máximo duas. [2]

    Ubuntu, com certeza.

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 7:15 pm

    Marco (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 4:02 pm

    Quem quer problema vê problema. Quem quer ver solução vê solução: http://www.nero.com/ptb/linux4-features.html

    Assino em baixo e ainda passo a digital.

    ps.: o nero for Linux é o melhor “gravador” para ambiente gnome que eu já usei. Comprei até a licença!

    Mas para KDE o K3B ainda é imbatível!

    cafecraft (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 8:01 pm

    Uso o wine padrão do repositório do Ubuntu 10.10 e vai numa boa… começei a jogar Wow faz 2 semanas faço as minhas Quests tranquilamente no Wow Classic, o Wine aceitou até o patch de atualização da Blizzard.

    Quanto ao Cliente nativo seria uma boa… dai era um bom começo para futuramente ter Starcraft 2 e etc.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 8:07 pm

    >>> Pra esse tipo de situação a saída seria mesmo suportar
    >>> uma distribuição, no máximo duas.

    O Engraçado é: Quando eles desenvolvem jogos para WINDOWS, colocam pilhas de DLL´s e “dependências repetidas”(a Steam mesmo é campeã em meter o DirectX estático dentro dos jogos), ai para o Linux fala que falta padronização

    Porque não faz assim: JOga tudo no /opt e compila o que der estático (o google chrome é empacotado em .deb e .rpm, mas se tu for ver, fica tudo dentro do OPT).
    Não é uma solução “bonita” ou “padronizada”, mas server de desculpa para as empresas que batem na tecla das “dependências e padronização”.

    Essa história de que já se roda o WoW via Wine é só pra quem realmente não joga WoW direito. Eu que era viciadão, ja tentei todas as “versões” do Wine (cedega p.ex.) e rodava muito meia boca, cheio de bugs, lento pra caramba.

    E eu por outro lado jogava muito bem(25 mans e tudo mais), rápido e com pouquíssimos bugs, até a metade de 2010, usando snapshots do SVN do Wine, no OpenSUSE. Até dava pra quebrar o galho de conversar no Ventrilo usando o cliente Mangler.

    Patola (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 9:50 pm

    Essa história de que já se roda o WoW via Wine é só pra quem realmente não joga WoW direito. Eu que era viciadão, ja tentei todas as “versões” do Wine (cedega p.ex.) e rodava muito meia boca, cheio de bugs, lento pra caramba.

    Regra básica da estatística: Amostras pequenas e viciadas (pessoais) não sustentam uma conclusão generalizada.

    Estranho ver justamente você trollando uma experiência no GNU/Linux aqui, Eitch. Bom, acho que as pessoas mudam…

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 7:51 am

    >>> Essa história de que já se roda o WoW via Wine é só pra
    >>> quem realmente não joga WoW direito

    Então eu nunca joguei direito WOW(com todos os gráficos no Maximo no WOW), a série Warcraft III(que também, roda out of the box) e Lineage 2(que precisa de alguns ajustes). Todos rodam bem e podem ser substituidor pelo Linux + Wine como plataforma de SO.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 8:47 am

    Podiam ao menos suportar oficialmente o cliente rodando com Wine.

    Carlos (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 8:56 am

    Porque não faz assim: JOga tudo no /opt e compila o que der estático (o google chrome é empacotado em .deb e .rpm, mas se tu for ver, fica tudo dentro do OPT).
    Não é uma solução “bonita” ou “padronizada”, mas server de desculpa para as empresas que batem na tecla das “dependências e padronização”.

    Concordo plenamente. Existem milhares de ferramentas comerciais EDA mundo afora que fazem isso, e nunca vi nenhuma empresa desenvolvedora dessas ferramentas reclamar de “falta de padronização do Linux”.

    A desculpa da falta de padronização só é dada por aqueles que não entendem um mínimo do funcionamento do Linux. Bibliotecas podem ser todas socadas em um /opt/programa da vida, como o Ironmaniaco falou, dessa forma o programa não depende de NENHUMA biblioteca do sistema, dependendo apenas das chamadas de sistema do Linux, que praticamente não mudam (o máximo que pode ter é uma exigência do tipo kernel >= 2.6.29), e, no caso de um programa gráfico, do protocolo do X, que também é fixo.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 9:09 am

    [Off Topic] Poderiam me passar um howto de como instalar o WoW no Linux rodando com tudo no máximo e rodando bem?

    E perante a notícia tem que continuar persistindo em querer ajudar o desenvolvimento do cliente para Linux. Talvez assim os novos lançamentos possam já vim com versão para Linux.

    * Sinto pelo off topic

    Vinícius (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 9:10 am

    É só fazer como qualquer aplicação comercial faz, suporta algumas distribuição e pronto. Esse sujeito em nome da Blizzard esta falando besteira sem saber o que diz. Como ele acha que Oracle, SAP ou qualquer outra aplicação enterprise faz com o Linux? Na maioria suportam Red Hat e SUSE, se quiser rodar em outra o problema é do cliente. Para jogos acho que suportar Ubuntu e Fedora já é mais do que suficiente.

    anon (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 2:15 pm

    Muitos desenvolvedores de jogos passam por esse problema. O maior número de reclamações que encontro são relacionados aos vários padrões de áudio. É claro que existem bibliotecas como a SDL, mas empresas grandes não podem depender disso.

    elias (usuário não registrado) em 30/01/2011 às 1:36 am

    é só fazer como os betas do firefox que estão sendo lançados pra linux. é um .tar.gz que vc pode descompactar em qualquer lugar, dentro tem um programa chamado firefox e pronto

    o chromium tb faz assim o.o

    e não tem nada demais: muitos programas pra windows tb sao distribuidos em .zip, e isso é visto como vantagem, pq nao precisa ‘instalar’

Este post é antigo (2011-01-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.