Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Beta 2 do Mandriva Linux 2011

Saiu o beta 2 do Mandriva Linux 2011, cuja versão definitiva está prevista para junho (e um RC ainda deve sair antes disso). O beta 2 vem com KDE 4.6.1, LibreOffice 3.3.0, Firefox 4 e GCC 4.6.0, entre muitos outros pacotes renovados. Mais detalhes no post anunciando o beta 2. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 2:40 pm

    O codinome desse mandriva deveria ser highlander ou fenix, o bixo balança mais não cai, quando penso que ele tá falido, tão se preparando pra lançar uma versão nova! :)

    Sergio Santos (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 3:46 pm

    Viva o Mandriva; minha distribuição Gnu/Linux preferida. É a mais amigável e flexível que conheço; além de possuir um Fórum Nota Dez! Estou ansioso pelo lançamento da versão 2011, pois o Mandriva está cada vez melhor. Agora, com o apoio de um grupo russo de responsabilidade, creio que se firmará como uma das melhores e uma das mais utilizadas no Brasil (se não A mais utilizada). Lembremos que a Conectiva foi incorporada pela Mandrake, o que deu origem ao Mandriva; por isso, é natural a facilidade com o português dessa distribuição. Eu recomendo para usuários comuns, como eu, que apenas querem facilidade, rapidez e portabilidade de um ambiente de trabalho.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 3:49 pm

    @Igor Cavalcante,
    E que continue firme para que eu possa continuar instalando uma distribuição GNU/Linux que detecta todo hardware (mesmo que péssimo hardware) do meu notebook e se instale em menos de 30 minutos com vários aplicativos como no Powerpack 2010.2.
    Realmente, o codename dele deve ser expressivo. Debian e Mandriva compõe uma grande dupla por aqui.

    No aguardo da versão final para substituir meu ja ‘quase velho’, porém 100% funcional, MDV 2010.2! :)

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 4:05 pm

    Quando lançarem o release vou testar assim como faço com as principais distros do mercado.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 4:12 pm

    Para mim, é um negócio mal gerenciado, prefiro apostar no Mageia.

    Denis (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 4:30 pm

    Ás vezes o que nos faz buscar novos caminhos é a incerteza quanto ao futuro. Usei Conectiva, daí foi comprado pela Mandrake, que virou Mandriva, que agora gerou um filho ainda não reconhecido chamado Mageia… Tentei Kurumin, com scripts que me pouparam vários cliques… daí pulei pro Debian, mas nem fiquei. Fui pro Slackware, linha de comando demais… Usei Red Hat, que pra não deixar de tentar abraçar o mundo teve o filho Fedora… Tentei Ubuntu, mas de tão fácil perdeu a graça de usar Linux. Usei Suse, que fez igual à Red Hat, mas pior, parceria com a Microsoft. Aí, desusei pra ver no que virava, voltei, acostumado e na expectativa de um pulo pra próxima nova distro.

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 4:44 pm

    Acho q as distribuicoes estao ficando muito iguais… A unica q esta inovando, das que eu conheco, eh o UBUNTU com por exemplo o UBUNTU ONE que eh otimo, uso para meus arquivos de trabalho… e o UNITY claro, etc.. sei q ha muita inovacao e diferencas nos codigos… no sistema de inicializacao, mas sao coisas q o usuario comum nao ve… talvez a maior diferenca seja a instalacao de programas, o fedora usa um sistema grafico, diferente do ubuntu, diferente do suse, diferente do slackware etc.. mas se for grafico, vc repara q so muda a cara… nao tem inovacao a nao ser o central de programas do ubuntu q podera ate testar sem instalar… Gosto do fedora ja usei mandriva por algum tempo. Quando testo uma distribuicao e vou usar outra, parece muito igual… principalmente com o KDE… mas vamos ver como fica o mandriva… e espero q inovem com ferramentas criativas como as da canonical

    Eber (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 5:06 pm

    Usei o Mandriva 2010.1. É uma ótima distribuição e é uma pena que tenha passado por esses problemas. Mas é bom ver que ela está se reerguendo e que o projeto não parou.
    Depois do Ubuntu (que é a minha distro favorita desde 2006), é a distro que mais me agrada.

    Odone Machado (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 5:36 pm

    Concordo com o Paulo Cesar

    Depois de bastante tempo e muita briga com meu note que usa gpu e chipset sis 671 (verdadeira bomba no linux), resolvi baixar o Mandriva 2010.2 One com gnome e tudo foi detectado e está perfeitamente funcional. Nenhuma distro tinha detectado tão bem meu hardware como o Mandriva. Pretendo atualizar para a power pack se tudo continuar a correr bem.

    Edmar Guedes (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 5:48 pm

    Já dei uma testada nele. O Mandriva 2011, ao que tudo indica, virá com uma cara nova. Aquele lançador de aplicativos novo (“A ROSA”) me fez lembrar do SUSE e do MINT. Pelo jeito estão querendo criar um novo padrão, talvez devido aos netbooks e tablets. Algumas pessoas vão estranhar um pouco, mas ficou mais prático, principalmente para os leigos. o Dolphin está melhor. Os programas em si foram atualizados para as últimas versões e isso deve agradar muita gente. Quanto ao KDE, bem este está cada vez melhor. Fico pensando no que podem inventar para inovar o kde. Nada contra o gnome, mas não tem comparação.

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 5:55 pm

    Eu adoraria usar o mandriva, mais como prefiro os *.deb
    fico com o Kubuntu mesmo :)

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 7:37 pm

    @Odone Machado,
    Isso mesmo!
    Meu notebook (falecido/falido Amazon PC L103) possui SiS dos pés à cabeça. Veio com um Ubuntu remasterizado chamado AmazonOS. Como essa remaster não detectava a webcam e rede sem-fio, tinha jogado o Vista, afinal, mesmo o computador vindo com Linux, veio ops drivers para Vista na época, junto com o Nero para Windows (sic!), Norton (sic!^2) e PowerDVD (sic!^3). Isso era um convite explícito à pirataria!
    Quando descobrir Mandriva, ficou este.
    Vídeo SiS M672 (Mirage 3+) detectado e configurado automaticamente pelo Mandriva (afinal, tem a ver com o mágico Mandrake e os impressionistas da Conectiva kkkkk). Chipset SiS 968, Rede Ethernet SiS 100. Wireless da Realtek.
    Agora não erro mais na compra.
    Deve ser o hardware dessas CCE, Philco e Cia também.
    No meu caso, uso o Mandriva 64 bits com KDE 4. Roda muito bem, raramente chego a usar mais de 1 dos 4 GB RAM disponíveis.
    O note em si é muito bom, o que estraga são os componentes.

    O @ Igor Cavalcante definiu muito bem o que é MANDRIVA. É realmente o “Phenix”, renascendo, e com mais vigor, das cinzas. Uso desde 2002, inclusive em 5 máquinas comerciais. O ano passado quase que tudo terminou mas tá quase aí a versão 2011 e, paralelamente, a turma da MAGEIA dando também uma versão comunitária, tudo dentro da co-existência pacífica e pró sofware livre.

    É, tá bem legal a cara do “Balança mais não cai” Linux, digo… Mandriva Linux. :)
    Vida longa e próspera!

    Geraldo (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 1:27 am

    Denis,

    Valeu, vc fez uma bela rima:


    Ás vezes o que nos faz buscar novos caminhos é a incerteza quanto ao futuro. Usei Conectiva, daí foi comprado pela Mandrake, que virou Mandriva, que agora gerou um filho ainda não reconhecido chamado Mageia… Tentei Kurumin, com scripts que me pouparam vários cliques… daí pulei pro Debian, mas nem fiquei. Fui pro Slackware, linha de comando demais… Usei Red Hat, que pra não deixar de tentar abraçar o mundo teve o filho Fedora… Tentei Ubuntu, mas de tão fácil perdeu a graça de usar Linux. Usei Suse, que fez igual à Red Hat, mas pior, parceria com a Microsoft. Aí, desusei pra ver no que virava, voltei, acostumado e na expectativa de um pulo pra próxima nova distro.

    Mr. Isaac (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 6:21 am

    Essa versão vai vir com o Gnome 3?

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 8:30 am

    Eu nem sei, o pessoal do Mageia disse que por enquanto fica no gnome 2.x, já o Mandriva quem sabe..

    Denis (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 1:25 pm

    Geraldo,
    Foi mais um jogo de palavras, as Distribuições deveriam estar mais interessadas no comportamento dos seus usuários, na razão pela qual se troca essa ou aquela distro por outra. Não vejo essa preocupação aparente,
    []s,

Este post é antigo (2011-04-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.