Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Até que enfim: Adobe desistindo do Flash em sua versão móvel

A inadequação das implementações do Flash oferecidas pela Adobe em determinados smartphones e tablets já era assunto comentado há um bom tempo, e agora começa a chegar a seu desenlace – com novo foco em HTML5 e aplicativos.

Via gizmodo.com.br:

A Adobe irá parar o desenvolvimento de seu Flash Player para navegadores móveis, de acordo com uma reportagem exclusiva da ZDNet. A empresa continuará dando suporte às configurações existentes para Android e para o PlayBook, da RIM, mas o desenvolvimento futuro será focado em HTML5 e aplicativos.

(…) Ontem, a Adobe anunciou que iria demitir 750 funcionários para uma grande reestruturação, mas não especificou quais departamentos seriam afetados.

Mesmo com o Flash sendo um diferencial do Android e de outros aparelhos contra a cruzada anti-Flash que a Apple fez no iOS, a Adobe nunca foi capaz de deixar a performance da ferramenta segura, não devoradora de bateria e com funcionamento correto. Enquanto isso, mais e mais conteúdo na web — que antes era dominado pelo Flash — está migrando para o HTML5, ou mesmo se transformando em apps móveis.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos E. Silva (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 2:32 pm

    Sistema feito em Flex roda bem melhor no Windows, mas é limitado por depender de um plugin que não tem abertura em todas as plataformas existentes, é um limitador grande para quem desenvolve sistema para várias plataformas, abandonei a tempo e estou feliz com o ExtJS.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 2:37 pm

    A internet não pode ter dono, por não ser de código-aberto, o Flash mais atrapalha do que ajuda.

    tiraram o bode da sala, apenas isso. A maior parte de pessoas que conheço, usuários de android, não instala o flash, não precisa, os mesmos só lembram dele quando precisam ver o you tube…como nos smartphones em geral os sites de vídeo tem apps nativas/web ninguém nem se dá conta, as baterias agradecem. Quem apostava em futuro de apps nativas para apenas três plataformas começa a colocar as barbas de molho também.

    E no além El Joboso canta “… e o pintinho piu, pintinho piu…”

    Arllen Victor (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 2:43 pm

    Graças a Deus.
    Espero que isso aconteça logo nos desktops tambem…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 2:50 pm

    Pena que é muito mais por um atestado de incompetência.

    Que a decisão também siga para o desktop, chega do absurdo de toda internet depender de algo que é *plugin* e proprietário.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 2:51 pm

    (Augusto já passou a PGBR -> )

    Nyappy! (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 3:31 pm

    Eu não entendo porque a Adobe não abre o código do Flash Player, com isenção de patentes e tudo, e continua a vender o Flash, pronto!

    É o caso de uma empresa atrasada e que quer ter o controle de tudo na plataforma, mesmo não tendo competência para tal, no mesmo estilo da MS.

    Douglas (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 3:46 pm

    Isso também sinaliza o fim do Flash como um todo; afinal, por que desenvolver um site que não poderá ser visualizado pela grande fatia de usuários de smartphones e afins? E assim se vai mais um tumor. Míope foi aquele que investiu em tecnologia proprietária; esforço perdido na absorção da tecnologia e agora se vê obrigado a reescrever tudo.

    Só havia uma coisa com que eu simpatizava em relação ao Flash: a facilidade com que o seu conteúdo (lixo) era bloqueado nos navegadores.

    Porfírio (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 3:51 pm

    O importante é que a decisão de abandonar o Flash só cabe a dois elementos dessa equação: A Adobe e seus usuários. E nenhum desses dois elementos faz sistemas ou aparelhos móveis.

    Se o usuário quer(ia) Flash e a Adobe fornece(ia) Flash, a obrigação tácita de qualquer sistema móvel é providenciar o suporte adequado. E não tentar convencer o usuário de que ele não precisa do recurso.

    Renan (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 4:13 pm

    Que sirva como primeiro passo para matar o Flash na internet toda.

    A idéia do Flash até que era boa, mas a Adobe se perdeu e nunca conseguiu realizar todo o potencial e resolver os problemas.

    Demoraram tanto para resolver os problemas e insistiram em não ser mais abertos que foram criadas alternativas e lá se foi o mundo rumando para o novo padrão.

    Logo o Flash vai ser mais uma peça no grande museu de tecnologia.

    @porfirio
    Apesar de concordar em parte com você acho que você está atacando o alvo errado no seu comentário.
    Quando você compra um equipamento existe um acordo tácito entre você (usuário) e o fornecedor de que o aparelho irá funcionar bem.
    Se uma peça (fornecida por um terceiro) não se encaixa bem nesse acordo o fornecedor tem o direito de deixá-la de fora para não prejudicar o usuário.
    Se fosse uma tecnologia aberta, até poderia haver a argumentação de que já que eu acho que não está bom eu pego e melhoro, mas esse não era o caso.

    Sou das antigas e já ganhei muitos cabelos brancos tentando explicar para algum usuário que aquele programa lindo que ele gosta de usar faz a máquina dele ficar uma porcaria e que eu não posso fazer nada para ajudar ele. A única forma de reduzir as reclamações é evitando a instalação do programa lindo.

    Mario (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 8:05 pm

    OK! Como vou acessar o PornoTube agora?

    Amarok (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 8:05 pm

    E parece que a Microsoft irá abandonar também o Silverlight, a versão MS do Flash

    http://slashdot.org/story/11/11/09/1920247/microsoft-killing-silverlight

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 8:32 pm

    @Mario, com um pouco de criatividade, é possível acessar os vídeos da maioria dos sites de video (inclusive os de conteúdo adulto) de boa.

    Não uso flash nos meus computadores há bastante tempo (acho que já faz mais de 2 anos, nossa), e não morri. O mundo da web ainda tenta caminhar usando tecnologias abertas no lugar de proprietárias (o ponto de resistência mais evidente são os sites que oferecem áudio e vídeo, mas estes são os mais “simples” de migrarem).

    O problema maior, que só agora começa a ser resolvido, são as aplicações mais interativas, tais como jogos. O Flash ainda é mais rápido que a maioria das implementações dos navegadores. Além de ser mais fácil de desenvolver.

    A própria Adobe está começando a trazer as facilidades de desenvolvimento de aplicações em Flash para html5/js/svg. E isso é bom, principalmente vindo dela.

    Ao meu ver o Flash é uma ótima tecnologia, mas não para a web. A adobe deveria popularizá-lo para o desenvolvimento de aplicações desktop e mobile, mas fora do navegador.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 8:49 pm

    @Leandro Santiago, concordo com você… Flash como um aplicativo e não como um plugin…

    igor (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 9:18 pm

    Falam maravilhas do HTML5, mas no youtube os vídeos em flash consomem menos processamento e não travam no meu netbook quando está em alta definição.

    DanBroken (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 9:40 pm

    Bom, não vai fazer muita falta no Android. Era bem lento no Milestone. No Xoom já funcionava bem melhor e no Galaxy S2 é muito liso. Porém quase não uso.

    Ícaro (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 10:58 pm

    Eu não sei se vídeos sem plugin(HTML5) são mais pesados e precisam de PCs mais rápidos ou o recurso ainda não foi bem implementado no site ou navegador.

    Mas o que igor falou é verdade, um PC de 2005/2006 não consegue executar muito bem .

    Os PCs de hoje 4GB+ de RAM, dual/quad core, aceleração gráfica de no mínimo 256MB compartilhada não sentem o peso.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 11:59 pm

    @igor, possivelmente o flash atualmente é mais rápido e mais eficiente que os concorrentes abertos. Mas o que estamos falando aqui não é de implementações (é isso que o Flash da Adobe é), que são dependentes da tecnologia num determinado momento. Estamos falando de algo atemporal, que independe (há e haverá implementações mais lentas, outras mais eficientes e rápidas) do hardware. Os padrões web significam isso.

    Se é lento ou não, não é culpa do padrão, mas sim da implementação. É tendência uma tecnologia proprietária ter uma implementação mais eficientes, num primeiro momento, que tecnologias abertas. Isso não é, em minha opinião, um bom motivo para adotá-las.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 10/11/2011 às 7:16 am

    Nunca gostei de Flash, mas não posso negar que há alguns joguinhos em flash que sou viciado.

    Acredito que isso será bom há muito longo prazo para nós como usuários, mas achei uma estratégia extremamente burra da Adobe. O Flash é um dos plugins com maior capilaridade existente (se não o maior).

    Tiago (usuário não registrado) em 10/11/2011 às 9:32 am

    Hehehehe….
    No início era um Auê o Android rodar Flash. E mais uma vez a história provou: Steve Jobs estava certo! heheheheheh

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/11/2011 às 9:53 am

    @Tiago, nunca se tratou de rodar Flash ou não. Se trata de respeito.

    Respeito com o resto da indústria, respeito ao que o resto da comunidade de informação pensa, e respeito ao consumidor final.

    Jobs achava que poderia controlar quais tecnologias devem ser usadas e quais devem ser esquecidas (aliás, ele também se julgava capaz de fazer isso com as pessoas).

    Ele sempre esteve errado, desde quando começou a tocar a sua empresa sozinho até o momento em que morreu.

    Com o dinheiro que conseguiu (que o Woz conseguiu pra ele), o cara poderia ter sido um Sol, mas seu egoísmo, comportamento reacionário e incapacidade de trabalhar com o resto da indústria fez dele apenas uma vela.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 10/11/2011 às 9:54 am

    @Tiago, Jobs deveria ser canonizado. Aliás, deveria ser criada uma religião para ele. Em vida, teve mais seguidores que G-zuis. Isso ainda antes dos 33 :-)

    Tiago (usuário não registrado) em 10/11/2011 às 2:21 pm

    @Leandro Santiago (tenchi)
    Se for para acabar com esse festival de porcarias que tem na tecnologia, eu voto a favor.

Este post é antigo (2011-11-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.