Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android: Quanta assina pacto de patentes com a Microsoft

A Quanta, da qual talvez os leitores mais experientes lembrem como montadora daquele sonhado laptop de 100 dólares do Nicholas Negroponte/OLPC, é a mais recente inclusão na lista que a Microsoft mantém de empresas distribuidoras de aparelhos com Android que pagam a ela licenças pelo uso de patentes para tal. Os detalhes não foram revelados, mas foi confirmado que a Quanta pagará royalties relacionados à sua inclusão do Android em smartphones, tablets e outros dispositivos.

Com esta notícia, a empresa se junta a Samsung, Acer, Viewsonic, Wistron, Onkyo, General Dynamics Itronix e Velocity Micro. que recentemente assinaram pactos similares.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 9:09 am

    afinal, que patentes misteriosoas são essas?

    Rafael Wagner (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 10:17 am

    No mínimo é algum acordo que a Microsoft prevendo o sucesso do Android deve ter tramado antes para se beneficiar depois. E agora que enterraram o WindowsCe/Mobile a favor do Android ela deve estar pu** da vida e ferrando com todo mundo que quebra esses acordos/patentes. Hoomem primata, capitalismo selvagem hehehe.

    Porfírio (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 10:39 am

    Dorme na sombra que é fresca, Microsoft, enquanto seu lobo não vem.

    Cromm (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 11:08 am

    Alguém tem que parar esses caras!!!

    Peterson Silva (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 11:23 am

    Engraçado que o Google compra um bazingulhão de patentes da Motorola pra proteger o Android e dia após dia alguma empresa se rende. Serviu pra quê, então?

    Espero sinceramente que alguma hora o google esfregue esses papeis na cara da MS de algum jeito espetacular =P E da Apple também, btw.

    Porfírio (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 11:41 am

    Ao que parece o plano já está em andamento, na surdina.

    @Peterson

    Você viu o caso da HTC? A Google “vendeu” algumas patentes para a HTC se defender da Apple. Imagino que deve ter uma cláusula de recompra de US$ 1.00 após a conclusão do processo, claro.

    Quanto à MS, a Google fica amarrada para defender os parceiros, vide que a MS não processa a Google, processa o fabricante de telefone que usa o Android. Covardia, claro. Assim, a Google não pode usar suas patentes para defender terceiros, é um problema legal dos EUA.

    Com a unificação do Android (Icecream Sandwich), acredito que a Google vai “sugerir” aos parceiros que apenas criem skins e aplicativos extras para a base comum do Android, ficando eles mais protegidos dos predadores tipo MS, Oracle e Apple. Infelizmente protege pouco quanto aos “patent trolls”, mas nada protege alguém dos patent trolls (fora, talvez, processar o troll até perder as cuecas e desincentivar futuros aventureiros).

    Repito o que disse antes: se eu fosse da Google, escolheria um alvo (Apple?) e processaria por violação de alguma patente e pediria o impedimento de importação e venda do produto. Depois de uma briga bem demorada (pelo menos uns 6 meses), passaria a atender aos telefonemas de novo e perguntaria se o alvo gostaria de ficar sem vender nada até o fim do processo. Quem aposta em acordo mútuo de não-agressão? Eu aposto, um bem abrangente, impedindo ataques relacionados a Android.

    Depois ligaria para a MS e perguntaria se ela tem interesse em licenciar as 1023 patentes compradas da IBM, pelo módico custo de 5 dólares por unidade vendida de Windows, Office, ferramentas de colaboração e ferramentas de desenvolvimento. Acho que dá para cobrir os prejuízos com uma eventual disputa de patentes quanto ao Android com a MS e sobra um troco. Junte isto com a unificação do Android, onde a MS teria que processar a Google, não o parceiro e o cenário muda bastante.

    Além de tudo, a Motorola Mobility vai entrar na história assim que for concluída a compra. Assim quero ver a MS processar a Motorola, já que processou os concorrentes. Ia ser até engraçada a resposta da Google. são só 17.000 patentes relacionadas a quase tudo de celulares e mobilidade, acho que seria “Adeus” para o Windows Phone 7.

    O que mais me entristece é que o dinheiro gasto com estes processos poderia estar sendo usado para realmente inovar, não para criar monopólios (que é o objetivo de uma patente).

    Fazer o quê, né? Só espero que o Brasil passe longe do ACTA, acordo que extende para o resto do mundo essa insanidade americana. Quero ver a Europa entrando nessa fria num período de recessão e depois descobrir que suas empresas serão vítimas dessas patentes malucas. Vou rir muito.

    Flávio

    Nelson (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 1:03 pm

    patent trolls, successful troll is successful. tá na hora de uma reforma nesse ridiculo sistema de patentes que ao inves de proteger propriedades intelectuais esta entravando evolucao tecnologica.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 2:17 pm

    Não acho que tenha algo a ver com capitalismo. Pelo contrário, é anti-capitalismo. Extorsão não faz parte da doutrina de Adam Smith.

    O engraçado é que a Microsoft tentou esse esquema em cima da Red Hat e deu com os burros n’água. A pergunta é: Ninguém é homem pra peitar a Microsoft?

    alves (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 2:53 pm

    Não sei se é apenas uma questão de patentes. Acho que ai tem muito do domínio da MS nos PCs. Imagine você comprar um smartphone fantástico e este não conseguir conversar adequadamente com o sistema que usa… Mesmo sem usar as patentes a MS possui uma poderosa arma de persuasão.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 3:36 pm

    Realmente a Microsoft só tem ido atrás dos fabricantes de aparelhos e não da google. O que será que vai acontecer com a Motorola agora que é google?

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 5:33 pm

    Dennis Ritchie devia ter patenteado o C, processado a Microsoft, comprado a empresa e aberto seus códigos.

    ah, devaneios…

    Ontem o Google deixou escapar: Estão esperando a entrada dos WinPhones no mercado para atacá-los de maneira pior, em retaliação.

    Acham de mais efeito moral causar prejuízos no produto deles do que apenas se defendendo.

    Tudo para ensinar à MS que a vingança come-se fria.

    spif (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 6:12 pm

    Caros, se a patente discutida é a do FAT, não tem o que discutir: é da Microsoft. Ela está é agindo no direto dela. Bobo é o Google que utiliza.

    Deveriam fazer um Driver Ext4 pro Windows e Mac OS e estava resolvido.

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 9:13 pm

    Isso, pessoal! Vai la ajudar no codigo do Linux… pra depois o dinheiro ir parar na conta bancaria da Microsoft…

    E o Linus, Google… todos caladinhos!

    Tiago (usuário não registrado) em 15/10/2011 às 12:31 am

    Eu também queria saber que patente é essa. Agora eu achei que a Microsoft tivesse perdido a patente do FAT eu tinha lido isso num artigo. O juiz considerou que o FAT não era uma invenção e sim uma evolução natural. Mas se for pelo FAT é muita burrice insistir nisso.

    Tem uma coisa que eu fico puto: porque que aparelhos de DVD e bluray só lêem FAT? Custa a ler ext4? Custava distribuir um drive para Windows e discriminar a tecnologia. Eu não entendo o porque desse tipo de comportamento.

Este post é antigo (2011-10-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.