Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android 4.0 lançado oficialmente: assista ao vídeo, veja as telas

Com uma série de recursos interessantes, o Google oficializou, nesta madrugada, o Android 4.0. O Ice Cream Sandwich foi servido ao público com uma série de surpresas, incluindo uma interface redesenhada e vários detalhes que inovam em relação à sua versão anterior.

Entre os destaques, me chamaram a atenção especialmente: o Android Beam (para compartilhar dados entre aparelhos Android que estejam próximos, usando NFC), o destravamento do aparelho usando reconhecimento facial, e a nova interface da câmera, que assim como em outros sistemas recentes, terá acesso direto a partir da tela de travamento.

O SDK já está disponível para desenvolvedores, e o primeiro aparelho a chegar ao mercado com a nova versão também já foi anunciado pela Samsung: o grandão Galaxy Nexus, que pode ser visto no vídeo acima, deve começar a chegar aos consumidores em novembro, e foi desenvolvido em colaboração com o Google.

O Engadget fez uma galeria de telas do aparelho que teve em mãos, dê uma olhada!


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 12:31 pm

    espero que eles mudem a forma de disponibilizar os updates. A forma que está é ótima para vender iphone e iPad.

    Atualmente quando vc compra um gadget android o google lança uma nova versão do OS e vc leva meses para que ela seja disponibilizada para o seu device (se ela for disponibilizada) pois tem que passar pela mão do fabricante e pela aprovação da operadora.

    Com um device Ios a apple lança o SO e em poco tempo (dias, se não horas depois) vc pode plugar o dispositivo no computador e fazer o update.

    Na minha humilde opinião o procedimento deveria ser de forma que vc possa escolher entre ramificações do android para cada versão lançada:
    -vanilla. Versão disponibilizada pelo google com o SO inteiro e estável disponível no dia do lançamento.
    -fabricante. Vanilla + drivers otimizados para aquele hardware
    -operadora. fabricante + crapware da operadora que traria alguma vantagem para o usuário (tipo aqueles apps de rede social que não entram na conta de consumo de banda da operadora)

    po, tou com um galaxy tab ainda no froyo sendo que a samsung já disponibilizou o source do gingerbread para ele e a TIM não libera para instalação, ou seja tou 3 versões de SO atras do que já existe… imagina quantos patches de segurança eu tou sem aplicar ou funcionalidades que eu não tenho acesso!
    só para vcs terem noção, o galaxy tab tem camera frontal e poder de processamento, mas todos os softwares de videoconferencia pedem no mínimo o gengerbread.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 12:33 pm

    retificando, 4 versoes atras da atual
    froyo
    Gingerbread
    honeycomb
    Ice cream sandwich

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 1:05 pm

    Paulo Pontes

    Mais do mesmo, fica muito mais simples quando se tem somente uns poucos hardwares para dar suporte e quando se tem gente beirando (alguns não ficam no “quase”) devoção.

    Desse jeito a Apple tem as operadoras na mão. Fica muito mais simples.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 1:09 pm

    Recomendo o artigo do Pinguins Móveis:

    http://pinguinsmoveis.com/galaxy-nexus-ice-cream-sandwich-matias-duarte-tudo-novo/

    Eu nunca tinha ouvido falar de Matias Duarte. Agora já desconfio que ele é o cara do Design, tal do Jobs é passado. :D

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 1:40 pm

    Até onde ouvi falar, @Paulo, o update vai deixar de ser feito via Kies para se tornar “on the fly”. Resta saber se isso vai se confirmar.

    Um colega me falou inclusive que comprou um Samsung Ace com Froyo (confirmado ao ver as propriedades do sistema) e quando foi ver de novo umas duas semanas depois, já estava com o Gingerbread.

    Não me parece que vc. está 4 versões defasado no seu Galaxy Tab (eu assumo que seja aquela primeira versão que veio pra cá com TV analógica e tal), pq soube que o Honeycomb não tinha sido uma atualização cogitada pra ele. Da mesma forma, não tenho certeza de que ele conseguirá rodar o IceCream. Se rodar, vc. estará a apenas 2 versões defasado: 2.3 e 4.0.

    Falando agora do lançamento, de acordo com os screensshots, fiquei satisfeito. Além das novidades técnicas, os próprios componentes gráficos em si parecem ter recebido um acabamento bem melhor. É o sistema finalmente chegando ao “estado da arte”.

    Com o fim da confusão de sistemas diferentes para tablets e celulares parece que a fragmentação vai acabar e o Android pode oferecer aos clientes um de seus melhores diferenciais: rodar em seu tablet a mesma aplicação que vc. tem no telefone, sem muito esforço adicional para o desenvolvedor e o usuário. Dependendo da aplicação, em um futuro próximo a mesma aplicação poderá rodar até na sua TV.

    Agora só falta a liberação dos fontes do sistema, suponho que em algum momento no fim do ano, pra comunidade abrir o champagne.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 2:34 pm

    @Porfírio
    a samsung tem um site onde disponibiliza os fontes do que ele mantém open source, é o opensource.samsung.com, se vc buscar lá pelo gt-p1000L (o Galaxy tab brasileiro) vc vai ver que já tem lá o gingerbread pronto para ele.

    Se eu hackear o meu gadget para ter root, compilar o SO inteiro e instalar eu consigo o gingerbread no tablet. Não acho que seja viável esperar isso do usuário médio de um tablet.

    Já o honeycomb nunca foi cogitado para ele, mas em pronunciamento do Google foi dito que o hc não tinha minimum requirements, logo é justo que os donos de device tenham a expectativa de um update.

    fica a esperança de que isso mude com o ics e que a marca não tenha se queimado com as mancadas até agora

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 3:42 pm

    @Paulo, onde vc. viu essa informação que o hc não tinha requerimentos mínimos? As minhas fontes sempre disseram exatamente o contrário. O Galaxy Tab tem só 512Mb de RAM e capenga até pra rodar joguinhos em 3D, quando mais um sistema mais pesado como o hc.

    Já saiu a atualização OFICIAL pra 2.3 pra ele sim, e eu concordo com você que a TIM não tem nada que se meter com ela. Eu sou completamente contra aparelhos capados pela operadora, tanto que só compraria um equipamento desses com um varejista (e compraria o chip por fora, da operadora que eu quiser). Sai mais caro (ou melhor: sai pelo preço real), mas evita esses problemas.

    Em relação à marca, de que marca vc. está falando? Da operadora? Da Samsung? Do Android? Da Google?

    De qualquer forma, não vejo nenhuma marca realmente “queimada” nesse caso, a não ser a da operadora: a Samsung avisou que a atualização não estaria disponível, que não rodava Honeycomb, etc.

    E, francamente, assim que eu vi o HC rodando eu não precisei que ninguém me dissesse que ele não ia rodar em uma maquina com 512M de memória.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 5:02 pm

    Tava falando da marca Android, pois o que se vê na mídia é que os aparelhos android são os concorrentes dos Idevices.

    Um cara que não é de TI que compra um android acaba tendo a impressão que foi enganado

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 6:35 pm

    @Paulo, acredito que um usuário de TI ou não só se sentirá (ou só pode se sentir) enganado nesse caso quando adquire um produto que, por contrato formal ou tácito, prevê a atualização.

    stan_br (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 8:22 pm

    Ainda sou mais meu iOS 5 rsrsrs :P

Este post é antigo (2011-10-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.