Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android: 15% dos Galaxy Tabs são devolvidos pelos clientes nos EUA

Sou fã do conceito e da atual implementação de tablets e acredito que, ainda que o Galaxy Tab esteja vendendo menos que a Samsung esperava, e que a taxa de devolução pelos consumidores seja altíssima, não tardará a chegar uma próxima geração de tablets com Android 3, melhor integrada ao seu sistema operacional, e que atenderá às expectativas de seus usuários numa proporção comparável à do seu maior rival.


iPad e Galaxy Tab lado a lado

Trecho da Info:

Uma pesquisa realizada nos EUA pela consultoria ITG Investment Research analisou que desde o lançamento do tablet da Samsung, em novembro de 2010, o produto registrou uma alta taxa de devolução, com 15% dos dispositivos.

A ITG avaliou as vendas em mais de 6 mil pontos de venda nos EUA desde novembro de 2010 até o dia 15 de janeiro.

(…) Para efeito de comparação, analisada as vendas do iPad no mesmo período, a consultoria constatou que o tablet da Apple teve apenas 2% de dispositivos devolvidos. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 8:07 am

    A questão está na autonomia de bateria do gadget da apple ser bem superior, infelizmente a samsung ainda tem que correr atrás deste detalhe.

    @rhobsonv (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 8:50 am

    Após usar um iPad e um Galaxy Tab numa loja fnac, essa notícia não me surpreende. Apesar de eu achar o Galaxy Tab estéticamente mais agradável que o iPad, o tamanho reduzido dele não ajuda quem pretende ler livros nele.

    Também achei que a tela não é tão sensível quanto a do iPad, ou então o Android carregado no Galaxy Tab que eu testei estava com sérios problemas de performance…

    Outro ponto prejudicial é o fato que ambos possuem aparentemente pesos iguais (ou seja, segurar com uma mão por algum tempo CANSA). Somando isso à tela bem menor do Galaxy Tab, o tablet da Apple tem boa vantagem sobre o concorrente “livre”…

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 9:11 am

    O Galaxy Tab é uma cópia barata do iPad que por sinal é mais cara que o copiado. A Samsung não se interessou em criar um bom tablet, mas sim em monetizar fácil em cima do hype do iPad.

    Eu estou com um no trabalho e estou achando horrível, comparando com o iPad que ficou aqui uns tempos também. O browser é absurdamente lento, a sensibilidade da tela parece não ser muito boa, as cores da tela são desequilibradas, com um amarelo muito forte, os conectores e carregador são quase idênticos aos da Apple, sem contar que quase nenhum aplicativo é otimizado para tablets, e os que são, são na base da gambiarra.

    Resumindo, o GalaxyTab é um xing-ling com preço de premium. Parece até que a Apple pagou a Samsung para lançar um tablet Android tão ruim ao ponto de fazer propaganda anti-Android.

    Tiago (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 9:27 am

    Hehehe. Eu gostei dessa notícia. Sabe porque? Não porque eu sou fã dos produtos da Apple, e sim porque tem muita gente pregando o HARDWARE unica e exclusivamente porque roda Android. E essa é uma separação que eu faço desde sempre e muita gente leva para o lado pessoal ou acha que eu sou Apple fanboy e sou contra o software livre. O que não é verdade – em relação ao software livre, em relação à Apple eu realmente gosto muitos dos seus produtos. Da mesma forma que eu critico esse notebooks vendidos com linux no Brasil por serem de muita baixa qualidade, eu sempre critiquei os tablets, e sempre disse: ainda não fizeram nada próximo do iPad. Sim, o iPad é melhor. Não interessa o software, o hardware, iPad é melhor e pronto. Não tem algumas conexões, é verdade, mas o iPad, originalmente, foi desenhado para não precisar delas. Mas pelos rumores, a Apple viu que está errada e a próxima versão do iPad terá tais conexões. A Apple não é perfeita. Mas quanto ao Hardware, eu sempre falei: o iPad é o melhor. Desde os primeiro tablets com Android. E, pelo simples fato do hardware rodar Android, aqui mesmo no blog, teve muita gente atirando pedras no iPad (com a desculpa do iPad ser muito fechado, isso é muito chato, mas não impede o uso do aparelho).

    Está ai uma prova que eu estava certo. Sabe, eu não sou contra o Androd, eu o vejo com bons olhos. O problema são os hardwares que estão rodando o Android. No caso dos telefones, existe o problema das ROMs oficiais. No caso do tablets, projeto ruim mesmo.

    Por isso é que eu gostei da notícia: é só para ter o gostinho de “eu avisei, não avisei”!

    Infelizmente, acredito que serei moderado, mas que eu avisei, eu avisei!

    o (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 10:01 am

    E daí que o iPad seja melhor que o Galaxy ?! Pelo menos nos tablets com android ninguém vai proibir a venda de ebooks por concorrentes

    http://www.nytimes.com/2011/02/01/technology/01apple.html?_r=2

    Produtos Apple = algema de ouro

    Se esse Galaxy Tab é ruim eu não sei, mas aposto que os próximos tablets android vão ser tão bons ou melhores do que o ipad e sem restrições artificiais de uso.

    Xinuo (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 10:07 am

    @Tiago, como pode ser o melhor se faltam algumas coisas (conexões)?

    Certamente tanto Samsung quanto outros fabricantes vão melhorar os equipamentos. Já foi divulgado que a Samsung já têm nova tecnologia para a tela e esse ano devem entrar os processadores dual core para tablets e smartphones, além da estréia do Android 3 para tablets o que deve melhorar a experiência de uso.

    Quanto a mim, quando estiverem na versão 3 e por um terço do que estão cobrando (sonhar não custa nada), eu penso em comprar.

    Ninja (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 10:53 am

    Para mim 15% é uma taxa muito baixa.
    Bom o Galaxy tab eu não tive ainda o prazer de testar, mas o ipad ja, e não gostei muito.
    O hardware/navegador do iPad é muito fraco, além de não suportar flash, só é possível abrir uma aba no navegador ao mesmo tempo, isto mesmo nada de varias paginas ao mesmo tempo. Alem disto ele sofreu para navegar no orkut com todo aquele ajax/javascript.
    Teclado virtual também não ajuda, digitar textos mais longos nem pensar.

    Jorge Reis (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 11:14 am

    Se o hardware é ruim e os consumidores não gostaram tem que devolver mesmo.
    O problema do ipad, na minha opinião é a Apple. Se ela fosse mais aberta seria muito melhor.
    Quanto a mim, atualmente não compraria um tablet pois para o meu uso não possui utilidade, um netbook se adequa melhor às minhas necessidades atuais.

    Tiago (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 11:30 am

    15% de retorno é uma taxa baixa? O que seria alta então, 80%.

    Se vocês fazem tanta questão de tudo ser livre, deveria fazer coro à Apple e retirar o Flash do Android, afinal, o Flash é tão livre quanto o iOS. São dois pesos e duas medidas?

    Quanto ao teclado virtual, bom esse é um problema em qualquer tablet: nenhum tem teclado físico. Ah, o da Apple tem um teclado. Mas Tablet não é notebook, e nem tem a pretensão de ser, logo, querem seria insano de usar um tablet como computador?
    A exceção é um super-ultra-mega celular da Motorola, mas ai é outra estória.

    Mauricio (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 11:34 am

    15% uma taxa baixa?

    De cada 6 Galaxy Tab 1 é devolvido?

    Tá de brincadeira!

    Se eu fosse dono de uma empresa com tamanha taxa de devolução eu fecharia pois essa quantidade de devoluções é prejuízo na certa.

    Se bem que muitas grandes empresas hoje não dão a mínima para a qualidade de seus produtos.

    Vejam o exemplo do XBOX 360 em que 10% dos consoles davam defeito?

    Tiago (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 1:36 pm

    10% !!!!!!

    Você foi bonzinho. Esse número ultrapassou os 30%. Apenas hoje, na última versão do processador é que o número é semelhante ao PS3 ~3%.

    Ninja (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 2:02 pm

    Fiz uma pesquisa rapida e vi que a taxa de devolução é em media 5-4%
    http://www.pop.com.br/games/noticias/xbox/407506-PSP_e_o_eletronico_mais_devolvido_as_lojas_britanicas.html
    Ok esta acima da media mesmo, mas mesmo assim não tão exagerado.
    Para mim, nenhum tablet tem os recursos necessário. Talvez por ser muito exigente os estar acostumado com velocidade.

    sergio (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 2:12 pm

    usando a teoria dos “alemãos…”
    se vai fazer, faça direito e acerte na primeira vez…
    Parece que sansung, claro, não seguiu esta teoria. Ok que a apple é fechada, é o demonio, é isso é aquilo. Mas uma coisa, todo mundo concorda: FUNCIONA e funciona bem.. Poderia funcionar melhor??? Claro!! O Jobs não é burro ele vai fazer voce comprar um Ipad a cada 2 anos… Seguindo a lei de consumo em mercados, ele tem que vender o MESMO produdo 5(CINCO) vezes..
    e é isso que ele vai fazer, enquanto os “concorrentes???” nao conseguem um produto a “altura” da Apple. Parece que simplesmente ficam esperando que o Jobs “falhe”.. o que eu acho que nao vai ocorrer tão cedo…

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 3:36 pm

    Notícia prevista.

    Pegaram uma versão de Android que a própria Google aconselhou a não usar. Não lançaram um tablet de verdade, mas sim um smartphone grande. Não usaram nem a famosa tela de amoled (que é da Samsung mesmo). A bateria dura muito pouco.

    E colocaram um preço para consumidores AAA.

    Ou seja, pior e mais caro que o iPad.

    Não tem segredo em ir mal.

    self_liar (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 4:03 pm

    Mais uma guerrinha inútil de ego dos trolls da Apple em tentar justificar a compra de um iXXX da vida.

    Todo o sistema de produção é falho e tóxico ,inclusive a Apple,mesmo independente dela ter um cuidado especial. Todas falham em um consumismo de 5 anos que não dura nada.

    Mas ai culpar o Android por tudo é demais. O hardware é feito para quebrar é não é a simples culpa do Android.

    o (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 4:17 pm

    Quero ver o que o pessoal vai falar desse tablet da LG

    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/lg-g-slate-um-tablet-dual-core-com-honeycomb-e-tela-3d/

    “tablet G-Slate da LG, que quer ser o melhor tablet com Android do mercado: ele tem chipset Nvidia Tegra 2, tela 3D de 8,9 polegadas, câmera 3D, e claro, Android 3.0 ou Honeycomb.

    O chipset dual-core Tegra 2 de 1GHz permite reproduzir vídeo em 3D e em alta definição 720p no tablet, além de transmitir vídeo em 3D e HD 1080p para TVs e telas. A câmera traseira tem 5 megapixels e é 3D estereoscópica, e capaz de gravar vídeo 3D em resolução 1080p. Vale notar que todo o conteúdo 3D exibido no G-Slate requer óculos – não é como no Nintendo 3DS.”

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 4:46 pm

    A famosa pressa;;;

    Mas, agora que aprenderam, poderão usar o Android 3.0 que é otimizado para tablets, e com tanta tecnologia de ponta (dual-core, tegra 2 etc), aí sim fiquei com uma vontade tremenda de comprar um. Me parece que teremos preços +- justos (sonho). Se tiver estou dentro do molho…

    Patola (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 5:15 pm

    No caso o problema pode ser devido ao fato que o Galaxy Tab nos EUA é capado para não funcionar como celular, quando esse é um dos maiores charmes dele. Comprei um Galaxy Tab de 32 GB e considero uma das melhores compras de gadget que fiz, ele é responsivo, tem tela claríssima, 7 horas de uso contínuo na bateria (incluindo GPS) e é excelente para ler ebooks, sem contar que ainda cabe em um bolso grande (como o de trás da calça ou de alguns casacos e jaquetas) e não fica feio como GPS do carro.

    O pessoal que diz que o Android 2.2 não fica bem em tables não sabe do que está falando. Funciona bem, sim, embora obviamente o Gingerbread provavelmente rodará melhor. Ë bem provável que façam uma atualização para o Galaxy Tab com o Gingerbread, se não oficialmente, pelo menos extra-oficialmente.

    foobob (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 5:54 pm

    putz, fail.

    Olhando as specs, CPU, memória e versão de Android são idênticos a do meu smartphone. Pagar mais por tela grande, tamanho desconfortável para a mão e aparentemente um teclado virtual swype grande e cansativo ao invés de manter no tamanho dos celulares não parece compensar, ainda mais sem função de telefonia. Com texto com livre flow e zoom fácil é realmente preciso uma tela desse tamanho? acho que 5 polegadas é o extremo para um dispositivo móvel, mais que isso é um PC sem teclado…

    por outro lado, essa bateria parece bem melhor: a droga do Milestone 2 fica um máximo de 3 horas com uso contínuo de internet e música. E o bicho esquenta. a falta que um cooler não faz…

    Hugo do Prado (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 7:47 pm

    Vale lembrar que nos EUA, a vantagem que o galaxy tab tem que é fazer ligações, é inexistente.

    Se fosse um tablet da HTC a historia seria outra, tanto que ainda não lançaram sabendo que o android2.2 não é otimizado pra tablets (é até utilizavel, mas nao otimizado)

    Patola (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 10:40 pm

    foobob, desconfortável? Tem

    Patola (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 10:40 pm

    foobob, desconfortável? Tem que comparar com o iPad – que tal uma tela de 10″? Só dá pra operar com as duas mãos. O Galaxy Tab é totalmente operável com uma.

    Xinuo (usuário não registrado) em 3/02/2011 às 10:00 am

    @Hugo Prado, fazer ligações não é a única desvantagem, lembre-se que aqui no Brasil o Galaxy também pega TV digital e análogica.

Este post é antigo (2011-02-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.