Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Alpha: as novidades no Mandriva 2011

Enviado por asghan (dangofreΘig·com·br):

“Após todo o movimento envolvendo a empresa Mandriva e consequentemente a distribuição Mandriva, já temos uma prévia do que esperar para a versão 2011, lembrando que é apenas um Alpha, mas já pode notar que os caras estão com todo vapor: [wiki.mandriva.com/…] Para mais informações: [mandrivabrasil.org/…]” [referência: wiki.mandriva.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pelo visto nossos camaradas arregaçaram as mangas pra valer. Se já está assim no início e se a periodicidade de lançamentos agora é de um ano, um produto final de excelência pode ser esperado!

    Espero que a recente situação “conturbada” da Mandriva não afete o calendário do lançamento nem a qualidade da distribuição…
    Tomara que seja águas passadas e a Mandriva esteja conseguindo se reerguer :)

    Gilson (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 10:08 am

    eu só queria o link pra download pra testar. Não achei nas páginas. :(

    Felipe (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 10:53 am

    No aguardo! adoro o Mandriva

    Amarok (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 10:57 am

    Gilson, a versão alpha 1 não foi lançada ainda. As informações do wiki ainda estão dando apenas características dessa versão.

    A página citada já foi traduzida para pt_BR

    http://wiki.mandriva.com/pt/2011_Alpha_1

    Alguém pode me responder porque as versões gratuitas da Mandriva nunca tiveram a opção 64-bits? :(

    Marcos (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 11:40 am

    Podem me criticar, mas as novidades foram uma mudança de tema, a inclusão de 1 aplicativo e substituição do amarok pelo clementine?

    Eu não chamaria isso de “a todo vapor”. Se eles quiserem ganhar mais espaço precisa de muito mais.

    Diogo (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 12:00 pm

    @Lucas Henrique
    Nunca teve? Sempre teve a versão free de 64bits! Sempre, meu caro! Sempre!

    Diogo (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 12:02 pm

    @Marcos,
    Não! Isso é só uma prévia do Alpha 1, o Mandriva não precisa provar nada a ninguém, é uma distro completa, a mais intuitiva entre todos. Essas são mudanças básicas, visuais, outras muitas virão na final, mas outras já entram nesse alpha 1, por exemplo o RPM5.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 12:11 pm

    @Diogo, o RPM5 é a atualização do RPM4, assim como vários outros pacotes. É o mínimo na atualização de uma distribuição atualizar os pacotes e é claro que não é um trabalho pequeno.

    Mas se a Mandriva quiser ganhar participação ou aumentar sues lucros vai precisar de muito mais que isso. Não é questão de provar algo a alguém, é questão de se manter no mercado, situação que ela passa por dificuldades, ganhou um investimento através de aporte mas que se não reverter, não vai ser sustentável.

    asghan (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 12:20 pm

    @Marcos

    Quem tem participado ativamente da comunidade Mandriva Brasil pode perceber um grande avanço na distribuição q ficou um longo tempo estática, o movimento por lá tem sido grande e ainda contamos com a participação de alguns dev da Mandriva, como o Bedi e Eugeni Dodonov, esses primeiras alterações estão contanto com a participação dos membros da comunidade brasileira, coisa q não acontecia em outras versões.

    Para mais esclarecimentos segue o link da Wiki dessa versão:

    http://wiki.mandriva.com/en/2011_Development

    http://translate.google.com.br/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwiki.mandriva.com%2Fen%2F2011_Development

    Acho que a parte do wiki que fala apenas sobre aparências foi tão bem feito que atraiu a atenção das pessoas unicamente para este quesito.

    O primeiro link citado pelo @asghan por si só já fornece subsídios para uma análise mais completa.

    http://wiki.mandriva.com/en/2011_Development

    bedi (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 3:03 pm

    “o RPM5 é a atualização do RPM4, assim como vários outros pacotes.”

    Você que pensa, atualizar pra RPM5 é muito mais trabalhoso do que essa ‘olhada por cima’, quando ele entrou no builsystem tudo parou e teve que ser consertado, revisado e patcheado, muito trabalhoso, procure no google e veja quem já adotou RPM5.
    Aparentemente, ficou bem mais rápido o gerencimento de RPM’s.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 26/01/2011 às 7:39 pm

    Então eu já não mais precisarei instalar a qtcurve nas versões futuras, já uso principalmente para dar “padrão” entre aplicações feitas em GTK e QT.
    Os demais temas eu não conhecia. Vou testá-los.
    Estou satisfeito com o Amarok 2.3, mas se vier com Clementine, sem problemas. Como o Amarok é integrante do KDE, posso instalar junto com o Clementine, se aplicável.
    Alguns empacotadores também fornecem pacotes prontos para o mais recente KDE que surgir após o lançamento, tornando a atualização mais amigável. Espero que continuem esse trabalho.
    No mais, a versão 2010.1 e 2010.2 foi uma excelente experiência com o usuário. Até agora, sem usar muito o Konsole ou um terminal.
    Mas ainda, não sei se é limitação do rpmdrake, mas ele não lida muito bem com pacotes que ficam órfãos e pede para digitar a tal linha de comando (sem mencionar aonde digitar aquilo, para bom usuário, meia instrução basta né?).
    E um item a rever seria remover aquelas telinhas de “aguarde” que se espalham durante o uso do MCC e ferramentas associadas.
    No mais, está ótima a distribuição. Amigável mesmo.

Este post é antigo (2011-01-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.