Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: /usr, descolados, Secure Boot e a Microsoft no Samba

Para Shuttleworth, o Ubuntu não pode fazer nada por quem se acha descolado demais para usar o Unity: O Unity certamente não foi uma unanimidade entre o público do Ubuntu, mas além das pessoas que gostavam da distribuição mas não apreciaram a sua mudança para o Unity, aparentemente há outro grupo que se acha descolado demais para usar algo tão legal, e por estes o fundador da distribuição avisou, na sua participação de ontem no Ubuntu Developer Summit, que o projeto não pode fazer nada.

Linux From Scratch 7.0: Via noticiaslinux.com.br: O projeto Linux From Scratch (LFS) liberou a versão 7.0 de seu manual para construir uma instalação Linux personalizada.

Fedora considerando mover todos os binários para o diretório /usr: Desenvolvedores do Fedora propõem mover todos os arquivos executáveis e as bibliotecas usadas por eles para o diretório /usr a partir do Fedora 17, dispensando assim o /bin, /lib, /lib64 e /sbin.

Dell e HP respondem à questão do Secure Boot: O Secure Boot, modo de operação exigido para homologação de equipamentos com Windows 8 e que só permite a execução de sistemas assinados digitalmente com as chaves autorizadas pelo firmware do equipamento, tem provocado discussões recentemente devido ao seu potencial impacto sobre os sistemas operacionais de código aberto: a Red Hat e a Canonical se posicionaram na semana passada, e agora chegou a vez da Dell e da HP.

Samba recebe contribuição de código da Microsoft: O Samba, software que integra computadores com sistemas open source a redes Windows, recebeu no último dia 10 de outubro um patch, licenciado sob a GPL, de autoria de um desenvolvedor da Microsoft.

Linux para ainda mais seres humanos: Ubuntu a caminho das TVs, tablets e smartphones: Em uma recente entrevista, Mark Shuttleworth – o fundador do Ubuntu – comentou sobre a migração dos usuários do desktop para outras formas de interação, e afirmou que o projeto vai aceitar o desafio representado pelos smartphones, tablets e TVs.

Milhares de blogs com WordPress invadidos para instalar malware: A falha no TimThumb, um componente que não faz parte do WordPress mas é distribuído em conjunto a muitos arquivos de configuração de temas disponibilizados por terceiros, teve uma vulnerabilidade de segurança séria divulgada há alguns meses – e agora, segundo o relato da Avast, ele vem sendo explorado em série para invadir blogs, instalando um programa malicioso que em seguida é usado para tentar distribuir malware aos visitantes do blog.

Oracle formaliza proposta de abrir código do JavaFX: Colocando em prática o que anunciou em um evento recente, a Oracle formalizou a proposta de abrir o código do toolkit de interface de usuário JavaFX, incorporá-lo ao Java 9 e inclui-lo no projeto OpenJDK.

Mais detalhes da invasão ao kernel.org: A invasão que resultou em cerca de 1 mês de indisponibilidade do kernel.org foi mencionada e discutida no recente Kernel Summit, realizado em Praga.

Novo Android Market com atualização automática de apps: Via gizmodo.com.br: O Android Police colocou as mãos no APK do novo Android Market, que aparentemente já está sendo distribuído para os aparelhos.

Em detalhes: Motorola Xoom 2 e Xoom 2 Media Edition, com Android 3.2: Provando que é possível projetar tablets sem reproduzir o formato “retângulo com cantos arredondados”.

Software grátis para reduzir despesas: governo português orienta escolas a usar Linux em seus computadores antigos: Trecho da nota enviada às escolas: “Uma boa parte destes equipamentos, dada a sua idade, não estará em boas condições de funcionamento e não suporta as versões mais recentes dos produtos Microsoft”.

‘Scratch’: novo editor de texto para o Ubuntu: Scratch é um novo editor de texto inspirado no elementary.

Kdenlive 0.8.2: Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org): “O Kdenlive, Editor de Vídeo Não Linear livre disponibilizou uma nova versão hoje.

Sistema operacional móvel da Mozilla agendado para o meio de 2012: Via idgnow.uol.com.br: Os desenvolvedores da Mozilla esperam iniciar testes com telefones celulares rodando seu novo sistema operacional móvel ainda neste trimestre, com as demos do produto agendadas para o início do ano que vem e o lançamento acontecendo ainda no primeiro semestre de 2012, de acordo com o road map (plano de lançamento) publicado no site do projeto.

UEFI Secure Boot, Windows 8 e Linux: uma análise conjunta da Red Hat e Canonical: No final de setembro houve uma série de análises preliminares sobre o impacto que o mecanismo de “Secure Boot” exigido dos fabricantes de hardware pela Microsoft (para conceder seu selo de conformidade com o Windows 8) poderia ter sobre a instalação de outros sistemas operacionais na mesma máquina – incluindo o Linux.

Nova versão do OpenBSD: Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org): “Theo de Raadt anunciou o lançamento do OpenBSD 5.0, uma nova versão do sistema operacional baseado no BSD reconhecido pela sua segurança graças a revisões meticulosas em seu código fonte.

Nota de falecimento: André Gondim : André Gondim, colaborador frequente do BR-Linux e participante-chave da comunidade brasileira do Ubuntu, especialmente da sua equipe de tradução, faleceu nesta semana em decorrência de uma longa enfermidade contra a qual lutou ao longo de toda a sua vida.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-11-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.