Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Secure Boot, Ubuntu na China, smartphones órfãos

UEFI Secure Boot, Windows 8 e Linux: uma análise conjunta da Red Hat e Canonical: No final de setembro houve uma série de análises preliminares sobre o impacto que o mecanismo de “Secure Boot” exigido dos fabricantes de hardware pela Microsoft (para conceder seu selo de conformidade com o Windows 8) poderia ter sobre a instalação de outros sistemas operacionais na mesma máquina – incluindo o Linux.

Canonical e Dell levam laptops com Ubuntu a 220 lojas da China: A Canonical e a Dell anunciaram o lançamento de um programa de varejo no qual máquinas Dell com o Ubuntu pré-instalado serão vendidas em lojas chinesas.

Vídeo: Robô de Lego e app para Android resolvem Cubo Mágico em 5 segundos: O “cérebro” do robô é uma app para Android rodando em um smartphone.

Google, Bing e o conceito de sucesso da Mozilla: O anúncio de que a Fundação Mozilla publicou em parceria com a Microsoft uma versão customizada do seu navegador Firefox que tem o Bing como o site de busca default, no lugar usualmente ocupado pelo Google, deu margem a interpretações diversas, que eu comento neste post.

Bing ou Google: Firefox em leilão?: Íntegra do texto “Firefox é leiloado entre Bing e Google”, do Maurício Moraes, via info.abril.com.br: A Fundação Mozilla resolveu jogar pesado com o Google, de olho na renovação do acordo que mantém com a empresa de buscas, em novembro.

Órfãos: traçando no gráfico as atualizações oficiais do Android para os aparelhos do mercado: Para permitir uma visão objetiva sobre a situação das atualizações de software para os smartphones Android, Michael Degusta se propôs uma tarefa longa e trabalhosa: reunir todos os aparelhos lançados no mercado dos EUA até a metade do ano passado (afinal o que se quer é identificar as atualizações pós-lançamento), e todas as atualizações lançadas para eles, e classificar em um gráfico.

Kernel: Linux 3.1: Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org): “Nas primeiras horas da manhã, Linus Torvalds disponibilizou a versão final do Kernel Linux 3.1.

Operadoras terão que garantir velocidade mínima e média da internet: A previsão de velocidade média é a melhor parte: entre 10 e 22h, as operadoras com mais de 50.000 assinantes terão que garantir já no ano que vem a média de 60% da velocidade contratada, aumentando até 80% em 2014.

Passou de 50%: Compal assina pacto de patentes do Android (e ChromeOS) com a Microsoft: E a Microsoft vai comprovando que acredita mesmo na declaração de seu CEO Ballmer de que o Android não é grátis: dessa vez quem assinou o pacto de licenciamento de patentes em seus aparelhos que usam os sistemas do Google (sim, além do Android o pacto menciona também o Chrome OS) foi a Compal, que monta em regime ODM smartphones e tablets para uma série de marcas.

Addi, um clone do MATLAB/Octave para Android: Enviado por Melissa (melissawmΘgmail·com): “O MATLAB é um software matemático proprietário (e caro.

Jogos: plataforma de distribuição Desura chega ao Linux: Enviado por Carlos “Kadu” Eduardo (kadu20esΘhotmail·com): “Não é que hoje foi um dia surpreendente?

Android Market supera App Store em número de downloads: Via idgnow.uol.com.br: O Android superou o iOS em número de aplicativos baixados, outro índice importante no mercado de dispositivos móveis a ser considerado.

Canonical vai ampliar para 5 anos suporte ao Ubuntu 12.04: Via noticiaslinux.com.br: Ao invés dos habituais 3 anos de suporte de longo prazo para o Ubuntu no desktop, a Canonical anunciou que o 12.04 LTS (“Precise Pangolin”) será suportado por 5 anos.

O Projeto Qt está no ar: Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org): “A Nokia anunciou que o Projeto Qt agora está no ar, o que significa que a partir de agora o Qt sera orientado como “um verdadeiro projeto de código aberto.

Apple Lossless Audio Codec agora é open source: Desenvolvedores de aplicativos de áudio ou outros interessados em interagir com os iDevices, o iTunes ou mesmo os Macs passam a ter acesso sob uma licença livre à implementação oficial do ALAC – Apple Lossless Audio Codec, formato usualmente encontrado em arquivos com a extensão .m4a.

Morre John McCarthy, pioneiro da Inteligência Artificial e pai do Lisp: Enviado por RC Lages (rclagesΘsoftwarelivre·org): “O matemático e pesquisador da área de ciências da computação John McCarthy, responsável pela criação do termo “inteligência artificial” e inventor da linguaguem de programação Lisp, morreu no último domingo (23) em Palo Alto, na região da Califórnia conhecida como Vale do Silício.

Ice Cream Sandwich permite oficialmente sumir com apps inúteis da sua operadora ou fabricante: Via gizmodo.com.br: Sabe aqueles apps inúteis que as fabricantes insistem em colocar nos celulares.

Ubuntu: Revistas e ebooks chegando à Central de Programas: A Canonical anunciou que assinou parceria com as editoras Pearson e Linux New Media para levar ebooks e revistas digitais à Central de Programas do Ubuntu.

Videogame: Android 4 pode transformar dispositivo em console: Via idgnow.uol.com.br: O portal Engadget nos lembra mais uma vez dos benefícios do OS, enquanto o engenheiro framework da Google, Romain Guy, acrescenta que o Android 4.0, conhecido como Ice Sandwich Cream, manteve a entrada USB com compatibilidade com controles para games da versão Honeycomb (3.0) do sistema.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-10-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.