Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Linus, Shuttleworth, GNU/Linux e tambores

Entrevista: Linus Torvalds fala sobre distribuições, KDE4, GNOME3, o pouco uso do termo GNU/Linux e mais: Nossos vizinhos do Barrapunto destacam uma entrevista com Linus Torvalds publicada em espanhol pelo Página12 tratando de vários temas interessantes, incluindo alguns polêmicos.

Ubuntu: Em entrevista, Shuttleworth fala sobre Chrome, Unity, tambores ideológicos e mais: Em um longo artigo baseado em entrevista com Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, a NetworkWorld trata de vários assuntos interessantes, incluindo a possibilidade de o navegador Chrome vir a substituir o Firefox como default em futuras versões da distribuição (após a 12.04).

Compilador C/C++ EKOPath 4 agora também é livre – veja um comparativo com o GCC: Mais compiladores livres são sempre bem-vindos, ainda mais quando trazem consideráveis ganhos de desempenho em relação às demais alternativas existentes para as plataformas mais populares.

5 recursos que o Android tem e o iOS 5 não: Não acho que comparativos entre plataformas num mercado tão polarizado como o dos smartphones sejam especialmente úteis, porque boa parte das pessoas que têm interesse no assunto a ponto de ler uma publicação técnica já já têm arraigada dentro de si a preferência por um dos lados. Mas há quem goste, portanto aqui vai!

15 ferramentas para usar no seu Terminal: Para quem usou Linux nos tempos heróicos, o Terminal é um ente quase invisível, intermediário para a shell, que é uma velha amiga; já quem chegou mais recentemente talvez veja o Terminal como um ícone de acessório que raramente é usado sem algum motivo muito forte.

Google Chrome com suporte ao Unity: Via André Gondim: A última versão lançada do navegador do Google, o Google Chrome 12 adicionou suporte para integrá-lo ao Unity.

Entre os livres OpenOffice e LibreOffice, a FSF prefere o segundo: Quem gosta de saber das recomendações da Free Software Foundation para escolher seu próprio caminho já pode se sentir orientado quanto a pacotes de automação de escritório: a FSF prefere o fork LibreOffice do que o OpenOffice.

Adobe não vai mais manter o AIR para o desktop Linux: O Adobe AIR, plataforma para desenvolvimento de aplicativos que a Adobe classifica como “rich Internet applications”, vai deixar de ter sua versão oficial para Linux.

Netbooks, em breve, em um museu próximo de você: O IDGNow tenta prever o futuro da categoria dos netbooks, que aparentemente acabou se transformando no marisco que precisa aguentar as pontas entre o rochedo dos notebooks e as ondas dos tablets.

Ubuntu 11.10 vai adotar ISOs híbridas CD/USB: Segundo o líder da equipe do Ubuntu responsável pelos processos de instalação, a partir da próxima versão a ser lançada em outubro os downloads oficiais disponíveis para uso Live ou instalação passarão a ser imagens ISO híbridas, podendo ser gravadas em um CD da maneira usual, mas dispensando ferramentas especializadas no caso de o usuário preferir usá-las para instalar o Ubuntu a partir de um pen drive.

Tomboy está fora da instalação default do Ubuntu: No dia 14 de junho, a reunião do time de Desktop decidiu retirar o Tomboy do CD de instalação do Ubuntu.

Apache HTTPd domina a internet, nginx e GWS ganham espaço: Trecho inicial do InfoQ, que tem mais detalhes no link de referência: A edição de maio da pesquisa da Netcraft sobre servidores web na internet mostrou mais uma vez a hegemonia do servidor web Apache HTTPd da Apache Software Foundation, e confirmou a retomada do crescimento em adoção desse servidor que completou em 2011 15 anos de vida.

Resultado da votação: Apache aceita receber da Oracle o OpenOffice: Durante o final de semana o projeto Apache realizou uma votação para decidir se aceitaria receber em sua incubadora o OpenOffice, hoje pertencente à Oracle, que recentemente propôs sua doação à organização.

Mozilla promete reduzir consumo de memória do Firefox: Trecho inicial da nota no IDGNow: A Mozilla está decidida a reduzir o consumo de memória de seu navegador, o Firefox.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-06-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.