Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Linus e GPL, Apache da Sony, tendência do Firefox

Invasão da PSN: Serviço da Sony usava Apache desatualizado, sem firewall: Gene Spafford, um dos pesos-pesados históricos da análise de segurança na Internet, foi convidado a testemunhar em uma investigação do Congresso dos EUA sobre o recente caso da invasão da PlayStation Network, que tirou o serviço do ar e colocou na mão de criminosos os dados pessoais (e possivelmente os dados de cartão de crédito) de milhões de usuários.

Em entrevista, Linus diz o que pensa sobre Android, forks, LLVM, microkernels, desktop e mais: O kernel Linux está quase fazendo 20 anos, e nesta longa entrevista publicada pelo LinuxFR, seu autor original responde sobre vários temas que atraíram a atenção do público ao longo deste período.

Linus Torvalds fala sobre a GPL e as pessoas que tentam “empurrar” licenças: Em uma longa entrevista publicada pelo LinuxFr.org a respeito de grande variedade de temas (e sobre a qual eu escrevi com mais detalhes em um post anterior), Linus Torvalds expôs várias opiniões sobre a GPL, licença livre adotada (em sua versão 2) pelo kernel Linux desde 1991.

Juiz manda Oracle reduzir acusações contra Google de 132 para 3: “This is too much”, ou “Isto é demais”, diz trecho da ordem judicial que se refere à lista de 132 alegações baseadas em 7 patentes que a Oracle elencou contra a Google no processo relacionado ao Java e ao Android.

Oracle: Fundação Apache intimada a fornecer documentos: No post Apache Software Foundation subpoenaed by Oracle, o LWN informa que a Apache Software Foundation divulgou ter recebido dos advogados da Oracle uma intimação judicial requisitando documentos relacionados a código do Apache Harmony presente no Android, e a tentativa sem sucesso da Fundação de conseguir uma licença aceitável para o kit de compatibilidade do Java SE.

Um PC de US$ 25 em formato de periférico USB: David Braben, desenvolvedor britânico cujo nome alguns de vocês (com mais de 30) talvez reconheçam dos créditos do jogo Elite, ultimamente vem dedicando esforços a questão dos computadores nas escolas, mas não só na forma atual (que ensina a usar aplicativos) mas também na forma que foi praticada em décadas anteriores, estimulando a entender as noções básicas do funcionamento lógico – e hoje temos ferramentas para isso que vão bem além do LOGO e BASIC das escolas da década de 1980 ;-) E a solução dele envolve um complemento interessante: um computador cujo custo de produção é de menos de R$ 50, e pode ser plugado (na sua forma atual) a um teclado USB e a um monitor que tenha entrada HDMI, rodando Ubuntu (com OpenGL ES pros gráficos, e softwares como IceWeasel, KOffice e Python) e produzindo saída de vídeo 1080P.

Google negociando com operadoras dos EUA para dificultar uso de celulares Android como modem 3G: A prática do tethering, ou compartilhamento da conexão de dados do celular com um computador ou tablet, é bastante desejada pelos usuários, mas incomoda o modelo de negócio das operadoras dos EUA, que têm planos especiais (leia-se: mais caros) para quem quer usar este tipo de serviço.

Mark Shuttleworth fala sobre mudanças no futuro Ubuntu 11.10, windicators e muito mais: Versão traduzida publicada pelo Thiago Hillebrandt.

Estatísticas dos navegadores, edição de maio: lançamento do Firefox 4 não mudou a tendência: Como temos feito com mais atenção nos meses recentes, a pedido dos leitores, analisamos em detalhes a série histórica mensal de participação percentual dos navegadores no mercado que o BR-Linux acompanha há anos: a NetMarketShare, anteriormente conhecida como Pesquisa NetApplications.

Android agora tem mais apps gratuitos que o iOS: O Google superou pela primeira vez a Apple na quantidade de aplicativos gratuitos em sua plataforma Android Market, segundo estudo da Distimo.

Demissões pós-compra da Novell atingem equipe do Mono: Aquisições de empresas usualmente são seguidas de um certo número de demissões nas áreas tornadas redundantes ou incompatíveis com a estratégia de quem comprou – e no caso da Novell, recém adquirida pela Attachmate, segundo notícias disponíveis no momento de fechamento deste post, isso incluiu parte considerável da equipe do projeto Mono.

LG prepara smartphones e tablets com MeeGo: A LG está preparando protótipos de smartphones e tablets com o sistema operacional de código aberto MeeGo, desenvolvido pela comunidade de software, mas principalmente com o apoio de empresas com Nokia e Intel.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-05-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.