Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Gimp, Linux x Tablets, tchau pro OpenOffice

Feliz Páscoa!

Desktop Linux foi ultrapassado por tablet no mercado dos EUA: Segundo os dados da pesquisa StatCounter, que agrega cerca de 15 bilhões de pageviews por mês (dos quais 4 bilhões são dos EUA) coletados em cerca de 3 milhões de sites, desde dezembro a participação do Linux nos desktops de usuários da web foi ultrapassada pela dos iPads, no mercado norte-americano.

GIMP 2.8 continua alongando seu cronograma, mas versão de teste 2.7.2 saiu: O lançamento do Gimp 2.8, que já esteve previsto para 27 de dezembro do ano passado, depois passou para março deste ano, agora é estimado (sem compromisso, claro) para novembro de 2011.

Ubuntu: Crash atingiu quase metade dos participantes do teste do Unity: Na esteira da recente reafirmação de que o Unity virá mesmo no Ubuntu 11.04 a ser lançado nas próximas semanas, vem esta interessante análise do resultado do teste de interface realizado pela Canonical com a interface default, com uma amostra representativa de usuários escolhida por ela.

Ubuntu 11.04: conhecendo o Unity 2D: Enviado por Thiago Kenji Okada (thiago·mast3rΘgmail·com): O Unity 2D é a versão do Unity escrita em Qt/QML destinada a PCs com pouca ou nenhuma aceleração 3D disponível (lembrando, o Unity roda em cima do Compiz e portanto exige aceleração 3D).

Ubuntu 11.04: Beta 2: Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com): “Já é possível usar o Beta 2 da próxima versão do Ubuntu que sairá dia 28.

Passando adiante: Oracle diz que vai deixar o OpenOffice para a comunidade: Pelo jeito a saída dos desenvolvedores comunitários que preferiram ir cuidar do fork LibreOffice alterou o equilíbrio estratégico do produto OpenOffice da Oracle a ponto de não mais valer a pena manter o investimento, dado o nível de interesse comercial existente – mas ela também não prefere vendê-lo para o controle de um eventual concorrente.

Vago²: Document Foundation diz que vai continuar como planejado, mas está aberta a novos parceiros: Em uma aparente resposta ao recente anúncio (vago) da Oracle de que quer passar adiante para a comunidade o OpenOffice, a Document Foundation (entidade por trás do fork LibreOffice) também se dirigiu ao público, em um post (vago) de seu comitê diretor.

Firefox e a oportunidade de replicar uma receita de sucesso do kernel Linux: Este interessante post de Matt Asay apresenta a visão dele de uma oportunidade para o crescimento do Firefox: aproveitar seu caráter de independência, abertura e neutralidade e capitalizá-lo como o Linux já fez há quase 2 décadas: atrair o apoio e o interesse dos diversos players do mercado, que sabem que não é do seu interesse desenvolver MAIS UM navegador, mas também não gostariam de ter seu conteúdo para sempre exibido primariamente em navegadores da Microsoft, Apple e Google.

Governo federal da Argentina diz que quer Linux em seus PCs: Melhor sorte aos vizinhos!

40 anos de FTP – parabéns!: Ah, FTP, que tantas alegrias me deu na década de 1990, parabéns pelo aniversário.

Beta 2 do Mandriva Linux 2011: Saiu o beta 2 do Mandriva Linux 2011, cuja versão definitiva está prevista para junho (e um RC ainda deve sair antes disso).

Resulinux 3.0 beta3: Enviado por Luciano Andress Martini (777UserΘgmail·com): “A distribuição brasileira Resulinux (que já existe há 5 anos) liberou uma release (depois de 1 ano sem liberar novas releases da versão 3.0).

Os números da “Invasão Android”: Em semanas recentes ouvimos falar do Android mais por aspectos menos brilhantes, como a ausência de disponibilização do código open source de uma versão lançada há alguns meses, ou a recepção morna aos tablets baseados neste sistema, mas vale lembrar que há outro aspecto a mencionar: os impressionantes números da plataforma Android no mercado de smartphones.

Beta do Fedora 15: Enviado por Wolnei (wolneiΘprojetofedora·org): “Nessa terça-feira, dia 19, foi liberado a segunda versão de testes do Fedora 15 de codinome Lovelock.

10 coisas que o VLC faz e você não sabia: …ou talvez soubesse, mas não custa relembrar.

Toshiba lançará tablet com Android 3.0 em junho: Equipamento possui tela de 10 polegadas, câmera de 5 megapixels e vai custar cerca de 700 dólares Até o final de junho, chega às lojas o primeiro tablet da Toshiba.

Lançado aBíblia Software 2.3.2 com suporte ao FreeBSD: Bem a tempo do domingo de ramos.

Smiles, TAM Fidelidade e a discriminação de browsers: Trecho do blog Melhores Destinos, indicado pelo @dsracoon: Já tem alguns meses que os leitores estão pedindo esse post… vamos lá.

Preterido pela Nokia, Meego desperta interesse da concorrência: Da Reuters, na Info: Fabricantes de aparelhos de telefonia móvel como a LG estão se movimentando para adotar o sistema operacional MeeGo, baseado em Linux, após a Nokia tê-lo abandonado e aberto o caminho para as concorrentes, afirmou um dos líderes do projeto.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-04-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.