Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Cópias de código e de design, fim do Pinta, idiotas e 2 forks do Android 2

Tablet com Android 2.3 da Lenovo custa só US$200: Trecho do Gizmodo Brasil: Sim, finalmente. Depois de um ano e meio, uma grande empresa enfim lança um tablet com preço bastante convidativo.

Fundação Linux diz: “Você é um idiota se não retribui o código aberto”: Trechos da nota publicada no IDG Now: Jim Zemlin, diretor executivo da organização, acredita que em breve retribuir o open source será a decisão óbvia de negócios.

Idiotas e o Código Aberto: Do Pablo Hess no developerWorks: Chamou muita atenção a recente declaração do diretor da Linux Foundation, Jim Zemlin, de que “é idiotice não contribuir de volta com o Código Aberto”.

Único desenvolvedor do Pinta declara a morte do projeto: O Pinta, inspirado no Paint.NET, é um editor gráfico que atingiu recentemente sua versão 1.0 e frequentemente é aclamado como o bom ponto intermediário entre aplicativos com menos recursos, como o Xpaint, e aplicativos com funções mais complexas, como o Gimp.

Google confirma que adquiriu Motorola também por causa de seus produtos: Trecho da análise da PC World USA, em tradução publicada pelo IDG Now: A compra da Motorola Mobility pela Google, no fim das contas, não foi só por causa das patentes.

Android: testemunho do Google admite código “provavelmente” copiado do Java: Este interessante artigo do Electronista apresenta alguns detalhes tornados públicos sobre o testemunho de Joshua Bloch (“Chief Java Architect” no Google) no processo que a Oracle move contra o Google a respeito do Android.

Galaxy Tab 10.1: sentença confirma proibição de vendas na Alemanha: A liminar já em vigor há algumas semanas foi confirmada em sentença definitiva que afirma que houve violação do design pois a parte frontal do tablet em questão, que roda o Android, é quase idêntica (“clara impressão de similaridade”, segundo a juíza) ao design registrado pela Apple em órgãos europeus de proteção à propriedade industrial; a Samsung já anunciou vai recorrer da decisão que limita as vendas de sua divisão alemã.

Baidu anuncia seu próprio fork do Android, em parceria com a Dell: O Baidu, gigante chinês das buscas, seguiu a (ainda não confirmada oficialmente) trilha da Amazon e anunciou seu próprio fork do Android 2.x, demonstrando mais uma vez a liberdade oferecida pelo código aberto presente nas versões 2.x deste sistema mantido pelo seu concorrente ocidental.

O que há de novo no Beta do Ubuntu 11.10: Trechinho inicial da relativamente longa matéria do Whitson Gordon, na versão traduzida publicada pelo Gizmodo Brasil: Como a maioria dos updates do Ubuntu, a versão 11.10 não é uma grande reformulação; ao invés disso, ela melhora as grandes mudanças feitas no 11.04, ao limpar o Dash, revisando o Ubuntu Software Center, e trazendo alguns novos softwares padrão.

O tablet “com Android” da Amazon: se for verdade, estou gostando : Rumores são rumores, e vice-versa – mas este rumor sobre a Amazon estar prestes a lançar um tablet para estar no mercado ainda na temporada de compras de final de ano de 2011 é persistente, e no final da semana passada ganhou um complemento interessante: o testemunho do MG Siegler no TechCrunch afirmando que foi autorizado a interagir com um modelo de pré-produção e recebeu várias “confirmações” não oficiais sobre os planos de anunciar/lançar já no próximo mês, com o nome de Kindle.

Gimp 2.7.3: novos recursos: Enviado por Pablo Dinella (ipablo·rdΘgmail·com): “Este vídeo apresenta algumas novidades da versão instável do Gimp 2.7.3 como Modo Janela-Única, Grupos de Camadas, Edição de Texto no Canvas, Salvar/Exportar e etc que foi lançado dia 22/08/2011.

NSA oferece seu banco de dados NoSQL Accumulo ao projeto Apache: Talvez o verbo “oferecer” não seja o mais adequado: sendo mais preciso, o que a agência nacional de segurança dos EUA fez foi candidatar o Accumulo como um projeto para ser integrado à incubadora de projetos da Fundação Apache, mais ou menos como a Oracle fez recentemente com o seu OpenOffice.

Galaxy Note: o foblet arrasa nos benchmarks e assusta no preço: Saiba mais sobre o foblet da Samsung em Tablet > Galaxy Note > Fone: conheça o novo foblet da Samsung.

T50: Ferramenta livre para stress de redes: Enviado por Fernando A. Damião (meΘfadamiao·com): “Já faz algum tempo que a ferramenta T50 foi desenvolvida pelo brasileiro Nelson Brito e, desde abril deste ano, o desenvolvimento foi assumido por Fernando Mercês e o T50 liberado sob a GPLv2.

Acer e ViewSonic: +2 fabricantes vão pagar à Microsoft por usar o Android: Já são 7: HTC, Velocity Micro, General Dynamics, Wistron, Onkyo, Acer e ViewSonic – e é possível que acordos anteriormente negociados com Samsung e LG também incluam as mesmas patentes na mesma classe de dispositivos.

VLC: VideoLAN procura desenvolvedores para autorizar relicenciamento: Texto do NoticiasLinux, que tem os links: Os atuais desenvolvedores do VLC concordaram em relicenciar a libVLC, motor no coração do popular player de mídia VLC, sob LGPLv2.

Números do Google: Android 2.2 domina, mas Android 2.3 está crescendo – e 3.x não chega a 1,5%: Os números divulgados pelo Google mostram que a popularidade do Android 2.2 continua superior a 50% do total de aparelhos com Android contabilizados, mas a versão 2.3.x está crescendo e se aproximado de corresponder a 1/3 do total.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-09-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.