Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: 15 anos do BR-Linux, PC USB, openSUSE 12.1

BR-Linux faz 15 anos: Em 15/11 se completaram 15 anos desde que os primeiros conteúdos do que viria a ser o BR-Linux foram produzidos em uma madrugada de plantão – se não me engano, o primeiro texto era um tutorial sobre como imprimir em uma impressora HP com suporte a Ethernet, usando o comando lp no Slackware 2.2.

Cotton Candy: não é um pen drive, é um PC dual-core rodando Android ou Ubuntu: Eis um produto interessante: o Cotton Candy, um computador completo rodando Android 2.3 ou Ubuntu, com CPU dual-core ARM de 1,2GHz, GPU quad-core ARM, WiFi, Bluetooth, micro-SD e 2 conectores que definem seu modo de funcionamento: HDMI em uma ponta (para quando você quiser transformar a sua TV em um PC all-in-one) e USB na outra (para quando for rodar hospedado no seu notebook).

Com sucesso à vista e preço menor, Kindle Fire cria dilema para o Android: O título da matéria do IDG, que reproduzi acima, indica como um dilema algo que eu vejo com grande curiosidade: como o resultado que o Kindle Fire (cujas vendas começam nesta semana, após grande sucesso de pré-vendas) alcançará vai se refletir sobre a imagem percebida coletiva dos tablets com Android.

Kindle Fire: código-fonte já disponível : O Kindle Fire, disponível aos consumidores desde anteontem, já chegou ao mercado com o código-fonte do seu sistema operacional baseado no Android 2 publicado e à disposição de quem queira estudá-lo, modificá-lo, redistribui-lo ou usá-lo de outra forma.

Google disponibiliza código-fonte do Android 4.0 Ice Cream Sandwich: O Google anunciou a disponibilidade do código-fonte do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich ou ICS) – mais precisamente, é o código dos componentes publicamente disponíveis do software que virá pré-instalado no Galaxy Nexus, anunciado conjuntamente pela Samsung e pelo Google.

Entrevista com Andrew Tanenbaum fala dos mesmos assuntos de sempre: Algumas das figuras-chave de projetos com relevância mais histórica do que corrente no universo tecnológico compartilham entre si a característica de que suas entrevistas são tão repetitivas que chegam a ser previsíveis – mas acabam agregando algum valor adicional como entretenimento justamente por causa disto.

Antívirus pagos são a melhor opção para aparelhos Android, aponta pesquisa: A pesquisa comparou uma série de antivírus gratuitos para Android, e usou como controle as plataformas da Kaspersky e F-Secure – só que cada um dos integrantes da amostra de controle pegou pelo menos 50% dos malwares testados, e o melhor entre os aplicativos gratuitos (o Zoner) pegou só 32% – os demais chegaram no máximo a 10%, e houve quem não detectasse nenhum.

‘Trolls de patentes’ custam US$ 80 bi por ano e sufocam a inovação, diz estudo: Pequeno trecho de um artigo longo e interessante: Via idgnow.uol.com.br: Nos últimos quatro anos, na verdade, essa riqueza perdida teve uma média de mais de 80 bilhões de dólares por ano – principalmente às custas de empresas de tecnologia que investem pesado em R&D (pesquisa e desenvolvimento).

openSUSE 12.1: Após um pequeno adiamento, foi lançada a versão 12.1 do openSUSE, trazendo o kernel Linux 3.1 e opção entre os ambientes GNOME 3.2, KDE 4.7 (ambos com suporte a gerenciamento de cores), Xfce e LXDE.

Beta do Firefox 9 já disponível: Via noticiaslinux.com.br: A Mozilla anunciou a disponibilidade para download e testes da versão beta do Firefox 9 para desktop e Android.

O retorno do concurso internacional de programação obscura em C: Após 5 anos de pausa, o International Obfuscated C Code Contest (IOCCC) retornou, e a partir de 1 de dezembro vai aceitar inscrições de trabalhos para sua nova rodada que vai escolhes os mais obscuros ou ofuscados programas em C – que ilustrarão de forma perversa a importância do estilo na programação, esticarão os limites dos compiladores com códigos incomuns, e demonstrarão as sutilezas da linguagem C.

Intel 4004: 40 anos da primeira CPU em um único chip: O aniversário de 15 anos do BR-Linux não foi o único a ser comemorado ontem: o revolucionário Intel 4004 completou 40 anos na mesma data.

Entrevista com Marcelo Eduardo, ex-designer do MeeGo: “se fosse lançado em 2008, a história poderia ter sido diferente”: Via gizmodo.com.br: Marcelo Eduardo trabalhou por anos como designer de experiência e interfaces no INdT (Instituto Nokia de Tecnologia), instituto independente fundado pela Nokia, e trabalhou por anos no Maemo e MeeGo.

472%: Relatório indica aceleração do crescimento dos malwares para Android : Em um relatório de pesquisa realizada pela Juniper Networks foi constatado um crescimento de 472% dos malwares voltados à plataforma Android desde julho – e os autores dizem que os últimos 2 meses foram os de maior crescimento deste fenômeno até o momento – só em outubro foram 110%.

Espanha investiga empresa sobre uso de chips para controlar funcionários: Na interpretação que o Sindicato fez do funcionamento deste mecanismo compulsório, encontro um exemplo do que seria o oposto da ideia de liberdade digital – embora aparentemente este caso de celulares da empresa com chip de monitoramento (acelerômetro + GPS – algo que vários smartphones comertciais têm) que deve ser levado preso ao cinto durante o expediente externo se trate bem mais de uma questão trabalhista do que tecnológica.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leonardo Carneiro (usuário não registrado) em 21/11/2011 às 8:20 am

    Hey!! e aquela foto do plants vs zombies no fire? tem PvZ oficial pra android?!?

Este post é antigo (2011-11-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.