Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A saga dos drivers e firmwares proprietários

Enviado por Ednei Pacheco (edneiΘhardware·com·br):

“Lá pelo final do século passado, um importante fabricante de hardware especializado tomou uma decisão inédita: liberar as especificações técnicas de seus produtos, para que os desenvolvedores pudessem criar drivers livres com o suporte adequado (sob um contrato de não-divulgação dessas informações chamado NDA). Tal evento permitiu na entrada do Tux em uma nova área da computação, até antes inimaginável: os jogos. O fabricante em questão era a “finada” Voodoo (adquirida pela nVidia), os drivers criados ofereciam suporte à API Glide (já extinta) por parte do servido XFree86 (hoje X.org) e os produtos vendidos eram as aceleradoras 3D da série Voodoo, como as Voodoo clássicas, a série Banshee e as “novíssimas” Voodoo 3…”

Leia em: “>[hardware.com.br/…] referência: http:]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alex (usuário não registrado) em 11/04/2011 às 8:43 am

    O link está errado! Alguém pode fazer a fineza de ajeitar?

    Vagner (usuário não registrado) em 11/04/2011 às 8:55 am

    O link correto é http://www.hardware.com.br/artigos/saga-drivers-linux/
    Muito bom o artigo. Principalmente pra não conhece a história do desenvolvimento do Linux.

    André Machado (usuário não registrado) em 11/04/2011 às 9:06 am

    Eu passei maus bocados com o meu finado modem da PC-Tel; a única distro em que ele funcionava era o Kurumin. Hoje, felizmente tenho acesso banda larga, mas sei que muitos ainda hoje não podem dar-se ao luxo de abandonar de vez o Windows por causa destes modens – afinal, muitos ainda acessam internet discada – ou alguns wireless.

    Elias Edenis (usuário não registrado) em 11/04/2011 às 10:06 am

    Eu me lembro bem do sufoco que foi configurar a minha primeira rede sem fios no Slackware. E não achava nenhum artigo ou tutorial em português na WEB sobre isto. Por fim, após quebrar a cabeça um pouco, pude, graças ao ndiswrapper, ter finalmente o acesso banda larga que queria, “importado” de uma distância considerável, por que lá em casa não chegava a, na época bem mais, restrita ADSL.

    HeDC (usuário não registrado) em 11/04/2011 às 1:32 pm

    Comecei c/ MacOS 7.1 (Performa 630) avançando seja em Mac como MacOS até o 8.5.1 (PowerMac 8500), daí p/ um Notebook ECS 577 (até hj) c/ o Kurumin (o Note veio originalmente c/ um famoso Linux “Distro Fureka”) depois passei ao Ubuntu. Nunca caí nessa de MS-Windows. Agora acessar Internet, ainda mais senhas e afins c/ Windows… nem em vago pensamento!

    Bremm (usuário não registrado) em 11/04/2011 às 3:40 pm

    Muito usei o tdfx.o e, sob certo aspecto, era bem superior que os módulos equivalentes para o Janelas®.

Este post é antigo (2011-04-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.