Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A Perestroika do OpenOffice?

Trecho da minha coluna no TechTudo:

(…) Quem viveu os anos 80 talvez lembre que, antes da chegada da abertura (na forma das políticas denominadas glasnost e perestroika) promovida por Gorbachev na então União Soviética, muitas vezes os comunicados entre os EUA e o chamado “bloco soviético” se dava por notas quase crípticas publicadas pelas agências estatais, cuja interpretação exigia muito feeling e altas doses de subjetividade – e a certeza só surgia depois de ver as interpretações serem confirmadas pelos fatos.

Foi disso que lembrei ao interpretar o texto da  nota publicada no final da semana passada: aparentemente a Oracle finalmente descobriu a saída para este produto herdado da Sun: ele não vai gerar faturamento mesmo, e embora nenhum nome seja mencionado, a (tardia?) conclusão da empresa é que o OpenOffice estará melhor nas mãos de uma organização (como a não-mencionada Document Foundation!) orientada a atender as demandas de quem deseja uma suíte de aplicativos de escritório, em uma base não-comercial.

Embora não cite nomes, o comunicado afirmou que a Oracle iria começar imediatamente a “trabalhar com membros da comunidade para dar continuidade ao sucesso do OpenOffice”.

No momento em que escrevo, não há certeza se isso realmente significa que a Oracle começou a conversar com a Document Foundation, ou com alguma outra instituição de finalidade similar, ou mesmo se está tentando criar sua própria organização, ou apontando mísseis balísticos transcontinentais para a sede da organização.

Para tornar tudo ainda mais vago, a diretoria da Document Foundation também publicou seu próprio comunicado, igualmente vago, sem citar o nome da Oracle e dizendo estar sempre interessada em agregar novos parceiros. (…) (via techtudo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Christian (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 8:55 am

    “A perestroika da vizinha tava presa na gaiola”… agora soltaram ela…

    Marcos (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 11:14 pm

    Bom, o LibreOffice já faz merge em cima do trabalho do OO, então a única coisa que interessaria pra eles seria a marca.

    Mas o melhor é acabar com os mimimis como se um fosse inimigo do outro.

    Ailton (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 3:54 am

    Só espero que a “Perestroika” do Openoffice tenha um desfecho diferente do da União Soviética

    self_liar (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 6:28 am

    A oracle viu que não gera lucro como ela queria então jogou fora.

    Para mim o que importa é a produtividade e se a fundação consegue manter os contribuintes.Não é necessário produzir lucro em tudo que produzimos.

Este post é antigo (2011-04-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.